Cidade do México, Cancun e Tulum, talvez essas sejam as únicas cidades que você conheça dentro do México, porém, por mais que seja pouca conhecida pelos brasileiros, a cidade de Guanajuato é uma das mais apaixonantes do país.

Inaugurada no ano de 1546, o local possui um charme todo especial. As pequenas ruas e as construções com estruturas arquitetônicas barrocas, transportam o visitante para o período em que o México ainda era colônia da Espanha.

Sendo assim, a cidade de Guanajuato não pode deixar de fazer parte de seu destino turístico se você estiver em terras mexicanas. 

Por isso, para te ajudar a desvendar um pouco mais sobre esse destino, selecionamos algumas informações importantes sobre Guanajuato. Confira logo abaixo!

Onde fica Guanajuato?

Habitada pelos povos pré-colombianos e sendo considerada uma das cidades mais antigas do México, Guanajuato encontra-se em um estado que recebe o mesmo nome.

Uma das cinco maiores cidades de seu Estado, Guanajuato está situada no centro do México em uma região cercada por montanhas, estando próxima da capital do país (cerca de 350 km).

O fato dela estar localizada na região central do país faz com que seja fácil chegar até a cidade. Confira algumas das principais formas de se chegar até lá!

Como chegar a Guanajuato

A forma mais utilizada para chegar até a cidade de Guanajuato é através de voos diretos para a Cidade do México. Várias cidades do Brasil oferecem voos para a capital mexicana, o que dá ao turista brasileiro maior tranquilidade para escolher de onde irá partir.

Ao chegar lá a pessoa pode optar por embarcar em um voo doméstico em direção a uma cidade que fica a pouco mais de 75 km de Guanajuato: León. Depois disso, basta pegar um transporte coletivo ou até mesmo alugar um carro e pronto, em pouco mais de uma hora você já estará em Guanajuato.

Agora se você já se encontra em solo mexicano a maneira mais prática de chegar até a cidade é de ônibus. Além de ser uma alternativa econômica, uma viagem desse tipo é inesquecível. Isso porque o trajeto percorrido na rodovia que vai em direção a cidade é bem bonito.

Porém, se você estiver em locais muitos distantes de Guanajuato vale mais a pena embarcar em um avião.

Seguro Viagem para América do Norte por 7 dias

Quando ir a Guanajuato

Na hora de se organizar para viajar é de extrema importância procurar conhecer um pouco mais sobre o clima e as temporadas mais favoráveis para visitar seu destino.

Se você está interessado em conhecer Guanajuato saiba que por lá as estações são bem definidas. 

Durante o verão, por exemplo, que ocorre entre os meses de junho até setembro, os termômetros facilmente marcam temperaturas acima dos 30° C, a umidade da região faz com que a sensação térmica seja ainda mais elevada.

Nos meses que compreendem o inverno, as temperaturas despencam, ficando abaixo dos 10° C. Vale a pena mencionar que se você é do tipo de pessoa que curte ambientes mais tranquilos evite visitar a cidade entre os meses de outubro e novembro.

Isso porque nessa época há festivais e dias comemorativos importantes que costumam atrair muitos turistas em Guanajuato como o Festival Internacional Cervantino e o Dia de los Muertos, respectivamente.

Pontos turísticos em Guanajuato

Reconhecida pela sua importância histórica para a preservação do legado latino- americano, a cidade de Guanajuato é um dos destinos mais encantadores do México.

Museus, galerias, belas paisagens naturais, renomados festivais são apenas algumas das diversas atrações turísticas que a cidade reserva para os seus visitantes.

Visando te auxiliar a montar um roteiro de viagem que inclua as melhores programações de Guanajuato, separamos os principais pontos turísticos da cidade para que você possa conhecer. Confira!

Museu das Múmias

Museu das Múmias

Provavelmente uma das atrações mais procuradas de toda a cidade de Guanajuato. O museu possui em seu acervo várias múmias que foram achadas no solo da cidade.

A mumificação dos corpos foi um processo natural, fruto de um surto de cólera que ocorreu na região no século XIX. Por mais macabro que pareça ser, vale muito a pena visitar o museu, pois através dele você conhece um pouco da história dessa cidade.

Livre-se do imprevistos

Programar uma viagem não é uma tarefa simples, mas ela é mais do que necessária.

Reservar hospedagens, fazer uma reserva financeira, calcular os gastos, arrumar as malas: tudo isso é importante, porém nada disso adianta se a pessoa não garantir um bom seguro viagem.

Durante uma viagem pode ocorrer vários imprevistos que podem acabar de vez com toda sua programação, não importa o quanto você tenha se organizado, simplesmente existem situações imprevisíveis.

Um seguro é a melhor forma de ter segurança caso o viajante seja acometido por um problema de saúde ou tenha problemas com relação a seu voo. 

Se você quer se sentir protegido, acesse o site Melhor Seguro, lá você encontrará planos com coberturas bem abrangentes por preços que cabem no seu orçamento.

Não deixe nada pra última hora! Entre em contato com um dos profissionais do Melhor Seguro e tire todas as suas dúvidas sobre a contratação desse serviço.

Túneis Subterrâneos

Túneis Subterrâneos

Explorar os túneis subterrâneos da cidade de Guanajuato é uma experiência fascinante. Construídos com a intenção de solucionar os problemas das inundações, atualmente esses túneis oferecem aos visitantes uma visão interessante da história e da cultura da cidade.

Caminhar pelos túneis durante o dia pode ser uma aventura emocionante, pois permite que os visitantes desfrutem da bela arquitetura do local e das exóticas paisagens subterrâneas.

De noite também vale a pena visitar o local, pois ele é calçado e bem iluminado.

Museu do Don Quixote

O Museu do Don Quixote é um destino perfeito para os que amam um pouco de literatura e arte. Com um acervo extenso e diversificado, o local oferece aos seus visitantes uma experiência de imersão em uma das principais obras do renomado escritor Miguel de Cervantes.

O museu foi inaugurado em uma das apresentações do Festival Internacional Cervantino, fato que confere um significado todo especial para o local, pois esse festival possui grande importância cultural para a região.

Jardín de la Unión

Jardín de la Unión

O Jardín de la Unión é uma atração indispensável em qualquer roteiro de viagem. Localizado na praça Plazuela de San Diego, o local conta com belas árvores, flores, espaços para passeios e fontes de água que dão um charme todo especial.

Inaugurado no ano de 1836, a praça funcionava como espaço de celebração de uma festividade importante da cidade: o dia da Virgem das Dolores.

Teatro Juarez

Construído ainda no século XIX, para homenagear uma grande personalidade mexicana, Benito Juarez, o teatro tem uma arquitetura única que faz referência ao estilo oriental.

Atualmente o espaço sedia um dos principais eventos da cidade: o Festival Internacional Cervantino.

O que fazer ao redor de Guanajuato?

Nas proximidades de Guanajuato existem muitos locais interessantes para se visitar.

Um deles é a cidade de Dolores Hidalgo, reconhecida em todo o país devido a sua importância histórica para o processo de independência do México.

Foi nesse local que o padre Miguel deu início ao que seria ao processo de libertação do território mexicano da influência dos espanhóis.

Conhecer a bela cidade de San Miguel de Allende também é uma boa pedida, pois a estrutura arquitetônica da cidade remete ao período colonial, o que dá um charme todo especial ao local.

Não deixe de visitar a cidade de León que está a pouco mais de 75 km de Guanajuato e que é reconhecida pelas suas fábricas de calçados. Quer comprar sapatos por preços mais acessíveis? Então inclua León em seu passeio.

Gastronomia em Guanajuato

A culinária tradicional de Guanajuato tem origem tanto dos povos indígenas quanto dos espanhóis. Essa mistura de influências rendeu combinações muito saborosas e marcantes.

Dentre os principais pratos típicos da região estão as Enchiladas, uma espécie de tortilha de milho bem recheada, e as Pacholas que são bolinhos de carne cheios de especiarias.

Isso mesmo, se tem uma coisa que não falta na gastronomia de Guanajuato é especiaria e pimenta (como os famosos jalapenos).

Onde comer em Guanajuato

O que não falta em Guanajuato são boas opções de restaurantes. Basta caminhar um pouco pela cidade que o visitante já se depara com locais bem interessantes para comer.

Não dá pra passear pela cidade sem fazer um lanche em seu centro histórico e no famoso Mercado Hidalgo. Por lá o turista encontra os pratos mais típicos do México como os tacos, o guacamole e as enchiladas e as tostadas.

Um bairro que vale a pena fazer um tour gastronômico é o Embajadoras. Essa região é ideal para os que querem provar pratos mais inovadores, pois muitos restaurantes de lá contam com um cardápio voltado para a culinária internacional.

Já a região de San Javier é a melhor opção para os que gostam de desfrutar de locais mais requintados e luxuosos.

Onde ficar em Guanajuato

Escolher um bom lugar para se hospedar durante uma viagem é um dos pontos mais importantes e para fazer isso é necessário que a pessoa tenha em mente o tipo de experiência que ela quer ter.

Por exemplo, se você quiser estar perto dos principais pontos turísticos de Guanajuato é recomendável que você fique no centro histórico da cidade.

Agora se você quer desfrutar de paisagens cinematográficas, vale a pena procurar uma estadia próxima a região conhecida como Valenciana que está situada nos arredores da cidade.

Áreas conhecidas como Embajadoras e Marfil também são uma boa opção para quem quer ter um pouco mais de sossego.

Guanajuato: curiosidades

Única e encantadora, esses são os adjetivos que mais definem a cidade de Guanajuato. 

Sua riqueza histórica é facilmente percebida, pois basta fazer uma breve caminhada pelas ruas da cidade que você encontrará resquícios da fase do ciclo do ouro que perdurou por muito tempo na região, como a Mina de la Valencia.

A extração de minérios teve um papel importante para o desenvolvimento da cidade, pois  foi ela que promoveu a imigração de diferentes povos para região, contribuindo para a diversidade cultural presente em Guanajuato.

Outra curiosidade interessante sobre a região são as famosas múmias com expressões assustadoras que podem ser vistas no museu da cidade.

Historiadores afirmam que uma certa epidemia de cólera na região fez com que algumas pessoas fossem enterradas mesmo estando com vida. Esse fato macabro, provavelmente, foi o que rendeu essas expressões de pavor.

O que significa Guanajuato?

O nome Guanajuato é legado das civilizações pré-colombianas que habitaram por muito tempo a região, mais especificamente os povos astecas. A origem do nome vem do termo “Quanaxhuato” que significa “local infestado de rãs”.

Essa denominação, provavelmente, foi dada devido à enorme quantidade de anfíbios que apareciam por lá.

Garanta seu seguro viagem

É sempre importante lembrar da importância do seguro viagem ao planejar uma viagem, e melhor ainda é saber que você tem com quem contar, não importa qual seja o seu destino.

Isso mesmo, o Melhor Seguro é um plataforma que surgiu para ajudar os viajantes a escolherem a melhor opção de seguro, valendo-se da análise do perfil de cada segurado e das necessidades da viagem de cada um.

Em posse desse serviço, os viajantes podem desfrutar de seu passeio, sabendo que estão protegidos contra imprevistos e despesas inesperadas.

A equipe do Melhor Seguro, composta por profissionais especializados, com toda certeza será capaz de fornecer orientação e assistência quando você precisar. Não conte com a sorte! Conte o Melhor Seguro e tenha uma experiência segura e tranquila.

Embarque para Guanajuato

Depois de tudo que você viu aqui é impossível que você não tenha se interessado em visitar Guanajuato. Além de ser um centro histórico importante para a preservação e valorização da cultura latino-americana, a cidade é de encher os olhos.

As belas construções antigas, suas galerias, e seus belíssimos jardins chamam a atenção de qualquer um. Portanto, não perca tempo, a rica cidade de Guanajuato espera por você!

Veja Também:

Taggeado em: