Situada na Espanha, a cidade de Santiago de Compostela atrai a visita de milhares de turistas todos os anos. Também não é pra menos, a peregrinação pelo famoso Caminho de Santiago reserva para os religiosos experiências repletas de história e cultura.

Junto a Jerusalém, Roma e o Hajj, a cidade tem se consolidado como uma das grandes rotas de peregrinação de todo o mundo. Porém, Santiago de Compostela não se limita às suas atrações religiosas, por mais que ela seja mundialmente reconhecida por isso.

Desfrutar das belíssimas paisagens naturais, visitar as cidades históricas e vilas medievais são apenas algumas das tantas programações que o local reserva aos seus visitantes.

Partiu descobrir um pouco mais desse destino turístico ainda pouco conhecido? Então continue a leitura!

Onde fica Santiago de Compostela

A cidade de Santiago Campostela está localizada numa região conhecida como Galícia que fica ao norte da Espanha e próxima ao Oceano Atlântico.

Situada mais especificamente na província de La Corunã, a cidade fica a cerca de 600 km de distância da capital do país (Madri) e a pouco mais de 540 km da capital portuguesa (Lisboa).

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como chegar em Santiago de Compostela

Existem várias formas de se chegar até Santiago de Compostela, na Espanha, mas a principal delas é através de um voo até o aeroporto da cidade conhecido como Lavaccola- situado a pouco mais de dez quilômetros da região central.

Portanto, se você está no Brasil vale a pena viajar de avião para Barcelona ou Madri, pois o Lavaccola recebe os voos dessas cidades.

O transporte coletivo também é uma boa pedida para ir até Santiago de Compostela.

Embarcando em um ônibus em cidades como Sevilha, Barcelona, Paris, Lisboa e Madri e Salamanca, as pessoas podem chegar até o local por um preço bem acessível.

Partindo de Madri, também dá para ir de trem a Santiago por um valor de aproximadamente 40 euros.

Agora se você prefere desfrutar de uma experiência única e transformadora vale a pena chegar à cidade através da peregrinação pelo famoso Caminho de Santiago.

Qual a melhor época para ir a Santiago de Compostela?

Como a cidade de Santiago de Compostela é um ponto turístico mundialmente conhecido pela peregrinação de religiosos, a época mais propícia para visitar o local é entre os meses de maio e setembro.

Isso porque nesse período as temperaturas estão bem agradáveis, permitindo que os visitantes aproveitem ao máximo as principais atrações que a cidade tem a oferecer, além disso, as belezas naturais do lugar tornam-se ainda mais evidentes.

Por isso, esse período é de alta temporada na cidade. Logo, se você pretende viajar nesses meses é interessante que você compre suas passagens com antecedência e faça o quanto antes a reserva da sua hospedagem para evitar possíveis dores de cabeça com o aumento exacerbado dos preços.

Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela é um trajeto que leva os fiéis até a bela catedral da cidade. A devoção a esse trajeto remete a história do local, isso porque nessa mesma região, há muitos anos atrás, um simples camponês achou o túmulo de um dos 12 apóstolos de Cristo: São Tiago.

A descoberta associada ao discípulo São Tiago transformou a cidade em um ponto turístico obrigatório dos cristãos. Marcações no chão, muros e árvores estão espalhadas por todo o trajeto até a belíssima catedral – onde os restos mortais se encontram, ajudando os andarilhos a chegarem até o local.

O caminho até Santiago de Compostela pode variar a depender da rota escolhida por cada pessoa. Isso mesmo, existem várias rotas para se chegar até lá, mas a principal e mais tradicional é o “Caminho do Francês” que possui pouco mais de 800 km e parte da França.

 Além desse, também existem outros trajetos famosos como o “Caminho Espanhol” e o “Caminho Português” e o “Caminho Primitivo”.

Curiosidades do caminho de Santiago de Compostela

Sempre que estamos pretendendo realizar uma viagem é bom ficar por dentro de algumas peculiaridades sobre o nosso destino, pois elas podem lhe ajudar na hora de montar o seu roteiro.

Foi pensando nisso que separamos algumas das principais curiosidades sobre a peregrinação que acontece em direção a cidade de Santiago de Compostela. Venha conferir!

Compostela

A Compostela é um certificado que indica que a pessoa concluiu todo o trajeto da peregrinação. Para recebê-la é necessário que a pessoa tenha percorrido ao menos 100 km a pé ou 200 km se ela for de bicicleta.

Duração da peregrinação

A quantidade de dias para realizar o trajeto pode variar de pessoa para pessoa, como também do roteiro escolhido, mas geralmente os andarilhos levam de quinze dias a um mês para concluir a jornada.

Trajeto mais curto

Dentre os principais percursos o Caminho do Português é aquele que possui uma menor distância- aproximadamente 240 km.

Fonte de vinho

Essa é sem dúvidas uma das curiosidades que mais agradam os turistas da região. Isso porque em uma fonte conhecida como “Fonte Irache”, as pessoas podem aproveitar para beber um bom vinho de forma gratuita.

Vieira

As vieiras são pequenas conchas que funcionam como símbolo da peregrinação em Santiago de Compostela. Muitas são as pessoas que durante sua caminhada carregam esse objeto em suas roupas ou em seus pertences.

Os andarilhos podem adquirir esse símbolo durante a jornada, pois eles são vendidos ao longo do caminho.

Credencial de peregrino

Importante para adquirir a Compostela, a credencial de peregrino é utilizada como forma de comprovar a sua passagem pelo Caminho de Santiago. Para que isso aconteça a pessoa deve carimbar a sua credencial ao longo das várias paradas que existem no percurso.

Viaje com quem mais entende do assunto

A Espanha, por ser um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, exige que seus visitantes realizem a contratação de um seguro viagem, ou seja, assim que a pessoa desembarca no país é necessário que ela comprove que ela adquiriu esse serviço.

Para qualquer destino o seguro viagem é essencial, mas quando falamos da cidade de Santiago de Compostela ele é ainda mais importante.

Isso porque muitas pessoas desejam ir até a cidade para realizar o Caminho de Santiago – percurso que pode oferecer vários riscos para pessoas que possuem enfermidades ou até mesmo para pessoas saudáveis como quedas e torções.

Sendo assim, acesse o site Melhor Seguro, lá você encontra os melhores planos por preços exclusivos.

Viaje sem precisar se preocupar com eventuais despesas médicas! Vem de Melhor Seguro!

O que fazer em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela reserva aos seus visitantes atrações turísticas bem interessantes. Além dos locais religiosos como a famosa Catedral de Santiago de Compostela, os conventos e mosteiros, a cidade possui atrações para todos os gostos.

Os amantes de artes, por exemplo, vão se encantar por lugares como o Museu das Artes, o Museu das Armas e o Museu do Pão.

Nesse sentido, para te ajudar a montar um roteiro de viagem perfeito, selecionamos algumas informações sobre os principais pontos turísticos da cidade. Venha conferir!

Praça das Praterías

A Praça das Praterías está localizada nos arredores da Catedral de Santiago Compostela, mais especificamente na parte sul. O local recebeu esse nome, pois antigamente ele abrigava muitas oficinas de ourives.

A praça encanta qualquer um, pois ao seu redor estão situadas grandiosas atrações. No meio dela, por exemplo, encontramos a bela Fonte dos Cavalos.

Próxima a ela, também nos deparamos com a Casa del Cabildo e a Casa del Deán, dois locais que impressionam pela estrutura arquitetônica.

Igreja de São Frutuoso

A igreja de São Frutuoso é sem dúvidas uma obra de arte a céu aberto. Erguida no século 18, ela é um verdadeiro monumento que impressiona pela sua grandiosa fachada e pela sua cúpula.

Da Praça do Obladorio pode-se observar a estrutura da fachada que possui uma decoração baseada em algumas virtudes como Temperança, Justiça e Prudência.

Catedral de Santiago de Compostela

Um dos locais mais visitados, a Catedral está situada na área central da cidade de Santiago de Compostela.

O motivo de tantas visitações durante o ano deve-se ao fato do local ser o ponto de chegada dos peregrinos que realizaram o Caminho de Santiago.

A catedral conta com um museu e uma livraria que permitem que o turista descubra um pouco mais sobre a história local.

Pórtico da Glória

Se você visitar a Catedral de Santiago, não deixe de passar pelo Pórtico da Glória, ele encontra-se na entrada da igreja, próximo à Praça do Obladorio.

Uma verdadeira obra de arte, o pórtico foi produzido pelo escultor Mestre Mateo. A estrutura formada por três arcos e centenas de figuras esculpidas em granito remete a temas como pecado, apocalipse, redenção, juízo final e salvação.

Hostal dos Reis Católicos

O Hostal dos Reis Católicos é um local com um nome bem sugestivo, isso porque ele é um prédio que foi construído a pedido dos reis da época com a intenção de hospedar as pessoas que realizavam a peregrinação pelo Caminho de Santiago.

Atualmente o lugar funciona como um hotel de luxo, mas mesmo assim é possível realizar um tour guiado pelo Hostal e ficar por dentro de todas as peculiaridades do local.

Praça do Obladoiro

A Praça do Obladoiro está localizada em frente à Catedral de Santiago, por isso, assim como ela, o local também é considerado como ponto de chegada de todos os caminhos que levam até Santiago.

Ao redor da praça encontramos belíssimas estruturas arquitetônicas e lugares bem famosos da cidade como o Colégio de San Xerome, o Palácio de Raxoi e o Hostal dos Reis Católicos.

Onde se hospedar em Santiago de Compostela

As principais acomodações de Santiago de Compostela estão localizadas em sua região central, pois é lá onde encontramos as atrações turísticas mais icônicas da cidade. 

Santiago oferece hospedagens para todos os tipos de orçamento, ou seja, desde locais mais simples e com preços mais acessíveis a acomodações mais luxuosas. Nesse sentido, confira os hotéis mais bem avaliados da região:

  • Rua Villar Hostel;
  • The Last Stamp Hostel;
  • Parador de Santiago de Compostela;
  • Hospes Palacio de San Lorenzo.

Como se deslocar em Santiago de Compostela

Não há segredos, a melhor forma de passear pela cidade de Santiago de Compostela é caminhando.

Isso porque os principais pontos turísticos da cidade estão localizados no centro, ou seja, dá pra realizar uma visita em vários lugares sem precisar andar muito.

Mas, para aqueles que não gostam de ir a pé, também há a opção de pegar um táxi ou até mesmo um ônibus para se deslocar pela cidade.

Onde comer em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela tem uma gastronomia de dar inveja. A cidade conta com diversos restaurantes que atendem a todos os gostos.

Por exemplo, se você quiser desfrutar dos pratos típicos da região vale a pena visitar o restaurante Pulpeira de Melide.

Agora se você além de comer quiser curtir um pouco da agitação dos bares e restaurantes da cidade, vale a pena dar uma passada pela famosa Rua Franco.

Despreocupe-se com os imprevistos

Não importa quais sejam as razões que te levaram a conhecer a cidade de Santiago de Compostela, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem.

Através dele você poderá aproveitar com tranquilidade seu passeio, sabendo que a seguradora cobrirá as possíveis despesas extras que apareçam durante sua jornada.

Para agilizar a contratação de seu seguro viagem, acesse a plataforma do Melhor Seguro. Lá, preencha algumas informações básicas sobre o seu destino, analise os planos oferecidos e adquira aquele que mais se encaixa para você.

Quer viajar com segurança? Com o Melhor Seguro você consegue!

Vem conhecer Santiago de Compostela

Como você pode observar, a cidade de Santiago de Compostela possui atrações que agradam não apenas aos religiosos, mas a todos aqueles que amam vivenciar experiências inusitadas e enriquecedoras.

Com belíssimas paisagens compostas por florestas, morros e vilas do tempo medieval, o local encanta qualquer um.

Por isso, não perca tempo! Se junte às centenas de pessoas que visitam a cidade anualmente e vá conhecer Santiago de Compostela.

Veja Também:

Taggeado em: