As famosas road trips são uma boa pedida para aqueles que gostam de desfrutar de belíssimas paisagens, conhecer novos lugares, culturas e acumular experiências inesquecíveis.

Por conta do aumento nos preços das passagens de avião, elas têm se popularizado ainda mais, pois são uma ótima opção para aqueles que querem curtir sem precisar gastar muito.

Mas, como qualquer viagem, é essencial que haja um planejamento e organização antes de cair na estrada para evitar quaisquer situações indesejadas.

Nesse sentido, se você pretende fazer sua road trip ainda esse ano, acompanhe as informações que selecionamos a respeito dela e programe-se para viajar com tranquilidade e segurança. Continue a leitura!

O que é road trip?

Road Trip

O significado do termo “road trip” é basicamente uma viagem de carro, porém um pouco menos convencional do que estamos acostumados a observar.

Você provavelmente já deve ter feito uma viagem de carro, partindo de uma cidade e tendo outra como destino, então, por mais que pareça confuso, nem todas elas são consideradas como uma road trip.

Isso porque a road trip está muito mais associada à jornada em si do que a chegada em um local previamente programado.

Elas permitem que o viajante desfrute de todo o caminho, aproveitando intensamente de tudo que ele tem a oferecer como belas paisagens e contato com diversas culturas. Não é à toa, que muitas pessoas utilizam o termo road trip como sinônimo de turistar e não de apenas de viajar.

Como fazer uma road trip?

Tirar uma road trip do papel não é uma tarefa nada fácil, isso porque nesse tipo de viagem a pessoa não conta com o auxílio de uma agência de turismo, ou seja, todo itinerário e programação desse passeio é realizado pelo próprio viajante.

Por esse motivo é que as road trip são tão trabalhosas, pois para que tudo saia conforme o planejado é necessário criar um planejamento que atenda a todas as demandas de segurança e eficiência.

Preocupar-se com a manutenção do veículo, fazer pesquisas na internet, definir rotas e paradas, escolher hospedagens, estudar as melhores épocas para pegar a estrada, prever todos os gastos e reservar um dinheiro extra são apenas algumas das diversas atitudes essenciais que o viajante precisa prestar atenção.

Sendo assim, a principal dica para fazer uma road trip é: não deixe nada para última hora. Dias antes de viajar, organize-se com relação às pessoas que vão com você, as bagagens que vão levar e a alimentação durante o caminho.

Depois disso, pronto! Você pode meter o pé na estrada e aproveitar ao máximo seu passeio.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

O que saber antes de viajar?

Como já mencionamos aqui, antes de embarcar em uma road trip é necessário que você esteja ciente das principais demandas que vão garantir uma viagem tranquila e livre de imprevistos indesejados.

Por isso, para lhe ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas das medidas mais importantes que você deve tomar antes de viajar. Confira logo abaixo!

Escolha seu destino

O primeiro passo para começar o planejamento de sua road trip é a definição do destino a ser seguido. Procure um local que você deseja muito visitar e a partir daí começar a traçar as possíveis rotas.

Pesquise bastante sobre o local e selecione os pontos turísticos que são mais interessantes para que você não se esqueça de passar por lá.

Além disso, também esteja atento às condições climáticas do seu local de destino, pois dessa forma você pode se programar para ir até lá nos meses mais atrativos.

Defina o carro ideal para sua Road Trip

Este certamente é um dos aspectos mais importantes da sua road trip, isso porque a escolha do carro ideal fará toda a diferença em sua viagem.

Por exemplo, se ao montar o seu roteiro de viagem você perceber que terá que passar por entradas que não possuem pavimentação é interessante que você opte por carros que tenham tração em todas as rodas (os famosos 4×4) como o Fiat Palio Weekend Adventure, o Renault Duster e o Ford Ecosport.

Muitas pessoas costumam alugar carros para realizar esse tipo de viagem, mas se você preferir ir de carro próprio não deixe de conferir se seu veículo está em condições ideais para seguir viagem.

Adquira seu seguro por preços exclusivos

Não adianta nada fazer um roteiro perfeito se você não garantir um bom seguro viagem, pois somente ele poderá cobrir os possíveis incidentes que acontecerem durante sua road trip.

O seguro viagem de carro cobre situações como obtenção de documentos, emergências hospitalares e odontológicas. E o melhor é que você não precisa fazer altos investimentos para adquirir esse serviço, com pouco mais de dez reais por dia você já garante seu seguro.

Entre na plataforma do Melhor Seguro, lá você poderá comparar as coberturas mais completas do mercado e, assim, contratar o plano ideal para você.

Viaje sem ter que extrapolar o seu orçamento, vem de Melhor Seguro!

Calcule os gastos

Não dá pra sair por aí viajando sem antes fazer uma estimativa do orçamento necessário para viajar.

Para isso você deve colocar no papel a duração estimada de seu passeio, as cidades em que você irá se hospedar, a despesa com combustível e alimentação, custo dos pedágios e estacionamento.

Só através dessa análise é que você terá uma noção do quanto de dinheiro você precisa desembolsar, evitando, assim, surpresas indesejáveis.

Organize o que levar e como levar

Road Trip

Como o carro possui um espaço limitado é importante que você leve para sua road trip apenas o essencial.

Os alimentos certamente devem estar inclusos na sua mala, já que você passará a maior parte do tempo dentro do carro. Armazene comidas práticas como sanduíches, petiscos e água dentro de um cooler próximo de você.

Também faça um kit com medicamentos básicos e curativos para estar preparado caso você se depare com um problema de saúde durante o percurso.

Além disso, atente-se para os documentos que são exigidos nos locais em que você irá passar e os coloque em algum lugar acessível dentro do carro.

Encontre locais interessantes para se hospedar

A escolha das acomodações é um dos aspectos mais importantes durante uma road trip. Por isso, realize pesquisas detalhadas na internet, fuja de anúncios duvidosos e busque os hotéis mais bem avaliados.

Se você é uma pessoa que está sempre em busca de economia, as “bed and breakfasts”, locações de hospedagem compartilhadas e locais de camping são uma boa pedida.

Isso porque, além desses lugares serem bem mais em conta do que os hotéis convencionais, eles também proporcionam experiências únicas.

Prepare-se para uma longa viagem de carro

Uma road trip não é uma viagem de carro comum já que o percurso a ser seguido costuma ser muito longo.

Sendo assim, evite levar muita bagagem, pois o excesso de malas pode comprometer a eficiência de seu carro, fazendo com que você tenha que gastar uma quantidade maior de combustível.

Antes de seguir viagem também procure sempre descansar o máximo possível, pois a última coisa que você vai querer é sentir sono enquanto estiver dirigindo.

Além disso, busque ir com boas companhias e ao som de sua playlist favorita, dessa forma o cansaço do passeio da viagem dá lugar à diversão e descontração.

Dicas para fazer uma road trip em segurança!

Viajar sobre quatro rodas tem muitas vantagens, porém o passeio pode tornar-se perigoso caso você não tenha se precavido.

Para evitar que você passe por situações desconfortáveis durante a sua road trip, acompanhe algumas dicas importantes para ter um passeio seguro e tranquilo. Confira!

Rota e estradas

Devido aos avanços das tecnologias, programar rotas de viagem tornou-se uma tarefa fácil. Em apenas alguns cliques, em aplicativos com Google Maps e Waze, o viajante tem acesso às principais estradas que o levam ao seu destino.

Além disso, essas ferramentas também informam a respeito de radares, congestionamentos e até mesmo buracos no meio da pista.

Um ponto negativo desses aplicativos é que eles precisam de internet para funcionar, por isso, tenha sempre em mãos um mapa de papel, para se orientar caso algum imprevisto aconteça.

Combustível necessário

Já pensou se acontecer de seu carro ficar sem combustível no meio de uma região isolada ou se o posto de combustível mais próximo cobrar um valor abusivo?

Se você não quer passar por situações como essas é fundamental que, antes de seguir seu trajeto, você coloque na ponta do lápis a quantidade de combustível necessário para chegar até o seu destino.

Uma estimativa certeira é o suficiente para que você possa gerir o seu orçamento de maneira mais eficaz e segura.

Permissões e regras de trânsito

Sempre antes de seguir viagem é bom ficar por dentro das normas de trânsito e das permissões que são exigidas em cada local.

Alguns países, por exemplo, exigem o PID que é um documento que permite que a pessoa possa dirigir em outros países, ou seja, a famosa CNH só é válida dentro do território brasileiro.

Por mais que nos Estados Unidos e na Europa não seja necessário apresentar esse documento, se você vai dirigir em outro país é sempre bom que você tenha em mãos o PID. O processo para obtê-lo é simples e rápido, num prazo de mais ou menos trinta dias ele já é emitido.

Se puder, também pesquise a respeito dos limites de velocidade que são permitidos e as regras de faixa de cada destino que você for para evitar o estresse com possíveis multas.

Revisão do carro

Um requisito obrigatório para quem vai fazer um road trip com carro próprio é fazer uma revisão de seu veículo.

Como o carro percorrerá grandes distâncias é essencial que ele esteja em pleno funcionamento, ou seja, o sistema de frenagem, a parte elétrica, o motor, a suspensão e os pneus devem estar funcionando com eficiência.

Quando estão em dia, esses fatores aumentam o desempenho do carro, permitindo que a pessoa economize um dinheiro que possivelmente ele iria ter que gastar por conta de um consumo excessivo de gasolina.

Além disso, um dos motivos mais importantes para se fazer a manutenção de um carro antes de meter o pé na estrada é o de garantir a segurança e integridade física de todos os viajantes, pois ela corrige com antecedência alguns desajustes que poderiam causar graves acidentes.

Porque realizar uma Road Trip

Talvez uma road trip seja o seu sonho, mas você deixa de se programar para realizar essa viagem por receio ou até mesmo desconhecimento acerca dos benefícios de viajar sobre quatro rodas.

Diferente das viagens de avião, nas road trip você pode fazer paradas e conhecer a cultura local, bem como pode desfrutar de paisagens cinematográficas nas estradas ao longo do percurso.

Além disso, esse tipo de passeio oferece maior flexibilidade, permitindo que o viajante decida a hora e destino de acordo com suas vontades e circunstâncias.

Não se esqueça do seguro viagem

Já pensou se seu carro dá uma pane no meio da estrada, ou se você sofre um acidente ou tem algum problema de saúde. Certamente ninguém quer passar por esse tipo de coisa, pois além do estresse esse tipo de imprevisto pode ser muito dispendioso.

Por isso, é fundamental que você contrate um seguro viagem na plataforma que é especializada em turismo há mais de cinquenta anos: a Melhor Seguro.

O site conta com profissionais prestativos e capacitados para lhe atender a qualquer hora dia, tirando suas dúvidas e lhe ajudando a tomar a decisão certa.

Faça sua Road Trip com quem mais entende de viagem! Vem com o Melhor Seguro!

Programe-se para fazer sua Road Trip

Por mais que muitas pessoas ainda optem por realizar suas viagens de avião, as road trip têm cada vez mais se popularizado, também não é à toa, algumas experiências inesquecíveis são exclusivas apenas para os que põem o pé na estrada.

Por isso, não perca tempo! Fuja um pouco de sua zona de conforto e embarque em uma viagem cheia de aventura e emoção.

Veja Também:

Taggeado em: