Campos verdes, piscinas de águas termais, vinhedos e cidades medievais são algumas das várias belezas naturais que encontramos na região da Toscana, ponto turístico que está sempre na rota dos amantes de uma boa viagem.

Localizada na Itália, a Toscana sempre proporciona experiências incríveis para os seus turistas. Repleta de cultura e arte, boas histórias e uma rica gastronomia, não é à toa que anualmente a região recebe milhares de visitantes.

As incríveis paisagens costumam impressionar tanto que com frequência a região é utilizada como cenário de filmes famosos como “Crepúsculo” e “Cartas para Julieta”. Deseja conhecer mais sobre esse território paradisíaco e cinematográfico? Então vamos conferir!

Conheça a história e a cultura da Toscana

A história da Toscana influenciou diretamente o modo de organização da sociedade. Os Etruscos foram os primeiros povos a habitar a região, eles vinham com legados importantes para a cultura e história, arquitetura, gastronomia e produção artística desse território.

Posteriormente essa região foi conquistada pelos povos romanos e a partir disso cidades importantes como Pisa e Florença surgiram. Além disso, o grande desenvolvimento do império romano permitiu que a Toscana ganhasse certas melhorias na infraestrutura de suas cidades.

O Renascimento iniciou-se na Itália, mais especificamente nas cidades de Veneza, Florença e Gênova. Esse movimento foi um marco não só para cultura europeia, mas como também para o mundo, pois promoveu a exaltação intelectual e artística.

Só em Florença, para se ter uma ideia, surgiram personalidades muitos renomadas que contribuíram significativamente para o avanço cultural da sociedade como Dante, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Maquiavel.

Nesse sentido, percebemos que Toscana não se resume apenas ao lugar dos melhores vinhos. Suas cidades são como verdadeiros museus ao ar livre!

Onde fica a Toscana na Itália?

A Toscana é uma região situada no centro da Itália que faz divisa com as cidades de Marcas, Úmbria, Lácio, Ligúria e Emília-Romanha.

A Itália é um país que possui vinte regiões com suas respectivas capitais. No caso da Toscana, a sua capital é Florença, essa faz parte, por sinal, de uma das dez províncias da região que são elas: Pisa, Livorno, Lucca, Massa Carrara, Arezzo, Florença, Siena e Grosseto.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como se chega na Toscana

Você pode chegar a Toscana de várias maneiras, porém as três formas mais usuais são de carro, trem ou avião.

Para os que desejam percorrer a região através de um carro alugado é bom ficar informado de que as rodovias mais utilizadas são a A11 Firenze-Mare e a A1-Milano-Napoli, essas duas conectam a costa e a capital.

Ir de carro é uma boa opção, pois além das estradas possuírem uma boa infraestrutura, o visitante tem a chance de usufruir das belíssimas paisagens do território italiano.

O transporte ferroviário também é interessante, uma vez que a Toscana é cortada por trilhos. 

Na capital, Florença, você tem a oportunidade de pegar um trem que faz um percurso que vai de norte ao sul da região. Dessa forma, você pode aproveitar tranquilamente as vistas espetaculares!

Agora se você prefere chegar até a Toscana de avião é interessante saber o nome dos principais aeroportos, são eles: Amerigo Vespucci e Galileo Galilei, localizados respectivamente na capital Florença e na cidade de Pisa.

Qual a melhor época para visitar a região da Toscana?

Passear pela Toscana é incrível, não importa qual seja a época do ano. Mas dependendo das suas preferências individuais, existem algumas estações que são mais convidativas.

Se você é amante das altas temperaturas, por exemplo, vale a pena se programar para viajar durante o verão da Itália, que ocorre entre os meses de junho e setembro.

Porém, por ser alta temporada, esteja preparado para lidar com a agitação da cidade que costuma receber milhares de turistas.

Agora, se você quer algo mais tranquilo e longe das multidões, o ideal é que você se organize para ir no inverno, que lá inicia-se em novembro e vai até março.

As festividades do Natal e Ano Novo, por mais que aconteçam nessa estação, costumam sempre atrair muitos visitantes, então atente-se para esse detalhe!

Quer fugir das temperaturas extremas? Então opte pelas estações intermediárias como o outono e primavera, as cores das paisagens desses períodos certamente lhe renderam belíssimas fotografias!

Garanta o melhor seguro de viagem

Em meio a tantas opções de seguro no mercado fica difícil escolher aquela que é mais ideal para atender as necessidades da sua viagem. É nesse contexto que o site Melhor Seguro vem para lhe auxiliar, sendo um parceiro indispensável em toda sua jornada.

Isso porque ele compara os melhores seguros do mercado, permitindo que você escolha, dentre as melhores seguradoras do mercado, aquela com o melhor custo benefício e capaz de cobrir todas as suas demandas.

Através de um atendimento personalizado e exclusivo, seja através do telefone ou e-mail, a equipe do Melhor Seguro está preparada para lhe auxiliar e, assim, evitar quaisquer imprevistos desagradáveis. 

Principais cidades da Toscana, Itália

Com 3,73 milhões de habitantes e com território de aproximadamente 23.000 km², a Toscana é constituída por dez províncias, são elas: Lucca, Grosseto, Florença, Prato, Siena, Livorno, Arezzo, Pisa, Massa-Carrara e Pistoia.

Cidades importantes como Montepulciano, Florença e San Gimignano estão dentro de algumas dessas províncias.

Tendo isso em vista, vamos conhecer algumas das principais cidades dessa região italiana!

Pisa

Pisa

Pisa é realmente formidável, não à toa que é um dos destinos mais visitados na Europa. Por mais que quando ouçamos falar nessa cidade sempre nos venha em mente o seu maior cartão postal que é a Torre de Pisa (localizado na Piazza dei Miracoli), ela não se resume a isso!

Para além da torre inclinada, Pisa possui atrações turísticas bem interessantes como as belíssimas edificações que localizam-se na mesma praça da torre como o Batistério, a Catedral de Pisa, e um antigo cemitério: o Camposanto Monumentale.

Outro local que vale a pena conhecer em Pisa é o Museu dell’ Opera del Duomo, que reúne obras de arte que contam um pouco da história da Itália. Por esse e outros motivos, não deixe de visitá-lá!

Florença

Florença

Conhecida por ser o berço do Renascimento, Florença reserva experiências únicas para os seus visitantes e, principalmente, para os amantes da arte.

Os seus museus são um show à parte! O Gallerie dell’ Accademia, por exemplo, abriga a famosa escultura de David de Michelangelo. Já no Galleria degli Uffizi encontramos peças de renomados artistas como Botticelli, Caravaggio e Leonardo Da Vinci.

Fora dos grandes museus também temos a chance de apreciar grandes obras de artes expostas à céu aberto, pois as construções, jardins e praças constituem paisagens cinematográficas.

A Catedral de Santa Maria del Fiore e a sua famosa cúpula, o Palazzo Vecchio onde localiza-se a prefeitura da cidade e que abriga obras do artista Michelangelo, a Basilica di San Lorenzo, umas das igrejas mais antigas da região.

Todas essas construções estão cheias de história tanto de Florença quanto da própria Itália. Por isso não deixe de incluir elas em seu roteiro de viagem!

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano é uma cidade encantadora. Conhecida pelo seu famoso vinho Nobile que é reconhecido mundialmente, a cidade, como já é de se esperar, possui belos vinhedos.

Além disso, no seu centro histórico encontramos charmosas construções medievais que dão um toque todo especial para a cidade como o templo San Biagio com sua cúpula medindo 13 metros de diâmetro, bem como a Piazza Grande, uma praça cercada por belíssimas edificações.

Livorno

Livorno

Livorno é uma cidade portuária, por isso por lá passam muitos cruzeiros. Nessa cidade você tem a oportunidade de realizar passeios de barco e, assim, aproveitar as belezas naturais oferecidas pela costa.

Com belas edificações datadas do período do Renascimento, Livorno é marcada por construções ricas a respeito da cultura e história da região.

Se você ama uma bela vista para o mar, não deixe de visitar a Terrazza Mascagni! Locais como a Piazza della Repubblica e o Sanctuary of Montero também devem estar na sua rota de destinos.

Arezzo

Arezzo

Conhecida pelas antigas edificações, a cidade de Arezzo possui pontos turísticos bem interessantes. Um deles é a Basílica de San Francesco, a igreja de Santa Maria della Pieve e a Catedral de Arezzo.

Se quiser apreciar um pouco da arte local, não deixe de visitar tanto o National Museum of Medieval and Modern Art  quanto o Museu e Casa Vasari.

Andando pela cidade você também encontra um pouco da história local, através das excêntricas casas medievais e das ruas feitas de pedras.

San Gimignano

San Gimignano

Considerada como “A cidade das torres”, devido às dezenas de torres espalhadas na cidade, San Gimignano é destino certo dos que passeiam pela região da Toscana.

Cercada por grandes muralhas, a cidade é uma mistura de belíssimas vegetações, campos verdes e vinícolas com construções do período da Idade Média.

San Gimignano carrega tanta história que a UNESCO deu ao centro histórico da cidade o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.

Lucca

Lucca

Localizada nas margens do Rio Serchio, Lucca é uma cidade especial. Com vias cheias de árvores em meio a casarões muito antigos, vale a pena sair pelas ruas dessa cidade e se encantar com tantas belezas!

Muralhas em perfeito estado de conservação, igrejas antigas, belas praças, ruelas, e grandes torres compõem o cenário dessa bela cidade.

Ao passar por lá não deixe de visitar a Piazza dell’Anfiteatro, a Igreja de São Miguel e a fortaleza Walls of Lucca e a Torre Guinigi. Tais destinos certamente irão lhe surpreender!

Onde se hospedar

A Toscana possui hotéis e pousadas que oferecem bons serviços e um ótimo custo benefício. A média de preço de uma diária na região é de 200 euros, mas claro, tal valor pode sofrer variações de acordo com a época em que é feita a reserva e a localização.

A seguir confira alguns hotéis e suas respectivas diárias:

  • Il Giardino di Flora (Pisa) – € 120;
  • La Locanda del Barbagianni (Pisa) – € 110;
  • B&B Podere Camaiano (Grosseto) – € 81;
  • Suite Romantica in Dimora Storica (Arezzo) – € 90.

Curiosidades e peculiaridades da Toscana

A Toscana é repleta de singularidades que fazem com que ela seja um destino interessante e único. Confira a seguir algumas curiosidades sobre essa região:

  • Foi uma das primeiras a receber pavimentação das suas ruas;
  • No mundo, é a região com mais Patrimônios da UNESCO;
  • Pisa tem não apenas uma, mas várias torres inclinadas;
  • A história do Pinóquio foi criado por um escritor de Florença;
  • O mármore dessa região foi utilizada na construção de grandes obras pelo mundo, como a Coluna de Trajano na Roma;
  • Florença é o berço da moda italiana, bem como de grandes personalidades como Fibonacci, Galileo Galilei e Américo Vespúcio.

Seguro viagem é obrigatório para a Itália?

Adquirir um Seguro Viagem Internacional é um requisito obrigatório para passear não só pela região da Toscana, como em toda a Europa, se não tiver ele você não conseguirá entrar em nenhum país europeu.

Por isso organize-se, adquira um bom seguro viagem e livre-se de preocupações desnecessárias.

Quantos dias passar na região?

Para aproveitar intensamente de sua viagem é interessante que você se programe para passar 7 dias na região da Toscana, se puder passar mais alguns dias, melhor ainda!

Dessa forma, você poderá visitar as principais cidades da região, passear por belos vinhedos, saborear dá incrível culinária local, admirar tanto a grandiosa arquitetura quanto a riqueza artística desse destino.

Viaje sem preocupações

Quando o assunto é viagem, a última coisa que queremos é ter que lidar com imprevistos. Pensando nisso, o site Melhor Seguro torna-se o seu maior aliado em todos os seus destinos, lhe auxiliando a adquirir o seguro perfeito para você.

Curta toda a sua programação de viagem sem se preocupar com a perda ou roubo de documentos, extravio de bagagens, cancelamento ou atrasos de vôos e possíveis despesas médicas.

Não importa o país em que você esteja ou a língua que você esteja falando, a equipe do Melhor Seguro estará sempre à sua disposição, prestando informações importantes e solucionando seus problemas.

A Região da Toscana espera por você

A Toscana é realmente uma região deslumbrante, com paisagens de tirar o fôlego e cenários quase cinematográficos. Então o que você está esperando? Programe-se e esteja pronto para realizar a melhor viagem da sua vida!

Veja Também:

Taggeado em: