Ainda não ouviu falar muito sobre Polônia? Localizada no coração da Europa, a Polônia é um país encantador e cheio de história, cultura e paisagens deslumbrantes. 

Com cidades vibrantes, castelos medievais, uma gastronomia rica e uma população acolhedora, a Polônia tem muito a oferecer aos seus visitantes. 

Neste post, vamos explorar um roteiro de viagem pela Polônia, dicas de como chegar, o que levar na bagagem, documentos necessários e a melhor época para visitar o país.

Onde fica a Polônia?

A Polônia fica na Europa Central, fazendo fronteira com alguns outros países do continente, como Alemanha, República Tcheca e Eslováquia. Então se você já estiver em algum país europeu, pode pegar transportes públicos para ir até lá.

Mapa da Polônia

Antes de planejar sua viagem à Polônia, é interessante conferir o mapa para entender as direções de cada cidade. Isso vai ajudar você a fazer a rota ideal para a quantidade de dias que vai ficar e as atrações que deseja conferir.

Veja o mapa e dê uma olhadinha mais aproximada para ver onde ficam as cidades polonesas.

Como chegar?

Há várias maneiras de chegar à Polônia, incluindo voos diretos para as principais cidades polonesas, como Varsóvia, Cracóvia, Gdansk e Wroclaw. 

Além disso, é possível chegar à Polônia de trem ou ônibus a partir de países vizinhos, como Alemanha, República Tcheca e Ucrânia.

Seguro viagem para Europa por 7 dias:

Por que visitar a Polônia?

Com uma rica herança medieval, castelos imponentes e cidades antigas bem preservadas, como Cracóvia e Varsóvia, ao ir para lá você pode conhecer mais de perto a rica história e arquitetura do local.

Além disso, a Polônia é conhecida por sua hospitalidade, culinária saborosa, festivais animados e belas paisagens naturais, como as Montanhas Tatra e a costa do Mar Báltico.

Quer saber como visitar esse país de forma segura e mais tranquila para aproveitar bem seu roteiro de viagem?

Viaje com mais segurança para a Polônia

O Melhor seguro oferece a proteção que você precisa para a sua saúde e o seu bolso. Em nossa plataforma, você pode comparar valores e coberturas, resolvendo tudo de forma rápida e sem precisar sair de casa. 

Além de oferecer planos das melhores seguradoras do mundo, você também pode conferir descontos especiais a qualquer hora para viajar com mais segurança.

Acesse o Melhor Seguro!

O que devo levar na bagagem para a Polônia?

No inverno, por exemplo, as temperaturas podem ser baixas, então é essencial levar casacos quentes, luvas, cachecóis e botas impermeáveis. 

Já no verão, as temperaturas são mais amenas, então roupas leves e confortáveis, além de protetor solar e um chapéu, são recomendados. 

Ah, lembre-se de levar também um adaptador de tomada, pois a Polônia usa o padrão europeu de dois pinos redondos.

Quais são os documentos necessários?

Se você for ficar apenas até 90 dias na Polônia, não é preciso mostrar um visto. Porém, é sempre bom verificar os requisitos de entrada atualizados antes de viajar, pois os regulamentos podem mudar.

Os principais documentos que você precisa ter para viajar para a Polônia, que faz parte do Espaço Schengen, são:

  • seguro-viagem com uma cobertura a partir de 30 mil euros para cobrir atendimentos relacionados à saúde;
  • passaporte atualizado e comprovantes de ida e volta de viagem;
  • comprovante das reservas de hotel ou carta de quem vai hospedar você por lá;
  • comprovante de renda.

Qual a melhor época para visitar a Polônia?

No verão, o clima é mais quente e as cidades ganham vida com festivais ao ar livre e eventos culturais. Nesse período também é indicado conhecer as áreas naturais, como os lagos e as montanhas. 

Já no inverno, a Polônia se transforma em um conto de fadas, com mercados de Natal, pistas de patinação no gelo e a possibilidade de praticar esportes de inverno nas montanhas.

Polônia no inverno e no verão

A Polônia oferece experiências únicas tanto no inverno quanto no verão. 

No inverno, você pode desfrutar de esportes de inverno nas montanhas, como esqui e snowboard, visitar mercados de Natal encantadores e experimentar a culinária polonesa quente e reconfortante. 

No verão, você pode explorar as belas paisagens naturais do país, fazer caminhadas em trilhas nas montanhas, relaxar nas praias do Mar Báltico e participar de festivais ao ar livre.

Quantos dias para visitar a Polônia?

Para aproveitar ao máximo sua visita e ter uma experiência mais completa, é recomendável reservar pelo menos uma semana para conhecer as principais cidades e atrações do país.

O que fazer na Polônia em 2 dias?

 Polônia: O que fazer e mais

Mas se você tiver apenas dois dias para explorar a Polônia, é importante planejar cuidadosamente seu itinerário para aproveitar ao máximo o tempo disponível. Aqui estão algumas sugestões de atividades para fazer em dois dias na Polônia:

  • dia 1: vá à Cracóvia, conheça a Praça do Mercado Principal, visite o Castelo Real de Wawel, caminhe pelo bairro de Kazimierz, vá à Sinagoga de Remuh e à Sinagoga de Tempel, e finalize o dia indo até a Colina de Kosciuszko para ter uma visão mais ampla da cidade;
  • dia 2: vá à Varsóvia, veja o Palácio da Cultura e Ciência, conheça o Museu da Revolta de Varsóvia, caminhe pelo Parque Lazienki, visite o bairro de Stare Miasto e se encante com a Praça do Castelo, a Catedral de São João e a Praça do Mercado da cidade Velha.

Quer mais dicas para colocar no seu roteiro de 2 dias para conhecer a Polônia? Aqui vão mais outras:

  • experimente a gastronomia local, como pierogi (pastéis recheados), kielbasa (salsicha polonesa) e sernik (torta de queijo polonesa). Procure restaurantes locais para saborear essas delícias;
  • use o transporte público, como ônibus ou bondes, para se deslocar entre as atrações. Isso vai ajudar você a economizar tempo para aproveitar mais seu tempo curto na Polônia.

O que fazer em uma semana na Polônia?

 Polônia: O que fazer e mais

Caso você esteja com o tempo mais livre para ficar por lá e quiser conhecer vários pontos turísticos poloneses, uma semana na Polônia permite que você explore várias cidades e experiencie a riqueza cultural, histórica e natural do país. Aqui está um itinerário sugerido para uma semana na Polônia:

  • dia 1 e 2: vá até a Cidade Velha de Varsóvia;
  • dia 3 e 4: conheça a cidade de Cracóvia, que é a cidade mais turística de lá;
  • dia 5 e 6: visite a Cidade Velha de Gdansk e faça uma viagem para o Castelo de Malbork;
  • dia 7: visite a cidade Zakopane, que fica nas montanhas Tatra.

Outra dica é, se tiver com mais um tempinho, visitar a Ilha de Hel, que fica ainda melhor nos dias de sol. Além de conferir o sol se pondo, vale também aproveitar os bares, pubs e restaurantes da orla.

Essa é apenas uma sugestão de itinerário para uma semana na Polônia, e você pode ajustá-la de acordo com suas preferências pessoais. 

O que não se deve fazer na Polônia?

Diferentemente dos hábitos dos brasileiros, os poloneses não costumam encarar piadas ou brincadeirinhas da mesma forma com pessoas que eles não conhecem nem tem algum tipo de intimidade. Então aqui vão algumas dicas para você não se meter em situações constrangedoras ao visitar esse país:

  • preste muita atenção às leis de trânsito e atravesse as ruas apenas nas faixas de pedestres;
  • não saia cumprimentando, abraçando e sorrindo para qualquer pessoa ou profissional quando for passear;
  • veja se seus bilhetes de transporte público já foram validados para não correr o risco de levar multas;
  • leve algum presente ou uma lembrança quando receber o convite de comparecer a um evento, uma festa ou um encontro.

Agora que você já sabe mais sobre a Polônia, o que fazer por lá, o porquê de conhecer esse país e quais atrações não podem faltar no seu roteiro, é hora de planejar sua viagem com mais segurança.

E, por falar em segurança, é importante encontrar um seguro viagem Polônia que caiba no seu bolso e atenda às suas necessidades.

Viaje com o Melhor Seguro para Polônia

Aqui, no Melhor Seguro, oferecemos descontos especiais para quem gosta de viajar com mais tranquilidade, conforto e economia.

Encontre o melhor custo-benefício em seguro viagem.

Cidades da Polônia para incluir no roteiro

Se você está planejando uma visita de curta duração, aqui estão algumas das principais cidades da Polônia que você pode incluir em seu roteiro.

Cracóvia

Cracóvia é uma das cidades mais populares da Polônia, conhecida por sua rica história e arquitetura deslumbrante. Visite o Castelo Real de Wawel, a Praça do Mercado Principal e a antiga cidade judaica de Kazimierz.

Varsóvia

A cidade de Varsóvia mescla história e modernidade. Explore o Palácio da Cultura e Ciência, o bairro histórico de Stare Miasto (Cidade Velha) e o Parque Łazienki.

Gdansk

Situada na costa do Mar Báltico, essa cidade portuária conta com fatores históricos e arquitetônicos muito importantes. Explore a Cidade Velha de Gdansk, visite a Basílica de Santa Maria e faça um passeio pelas praias próximas.

Wroclaw

Conhecida como a “Veneza da Polônia”, Wroclaw é famosa por seus canais, pontes e belas praças. Vale também visitar a Praça do Mercado e a Ilha da Catedral.

Zakopane

Se você é amante da natureza, não pode perder Zakopane. Esse destino é essencial para quem ama também esportes de inverno e caminhadas. Aproveite as paisagens deslumbrantes e a cultura montanhosa.

Dependendo do tempo disponível, você pode escolher visitar uma ou duas dessas cidades ou até mesmo fazer um roteiro mais extenso para conhecer mais lugares no país.

Qual a cidade mais bonita da Polônia?

 Polônia: O que fazer e mais

Geralmente, a cidade considerada a mais bela da Polônia, por muitos visitantes, é Varsóvia, que é a capital de lá. Essa cidade foi reconstruída durante os destroços da Segunda Guerra, reunindo elementos antigos e modernos em sua arquitetura.

Gastronomia polonesa

Você ama experimentar novos sabores? A gastronomia polonesa é rica em pratos típicos da região. Experimente o famoso pierogi, um tipo de pastel recheado, o bigos, um ensopado de carne e repolho, e o kielbasa, uma salsicha polonesa saborosa. 

Além disso, não deixe de provar pratos como o zurek (uma sopa de pão azedo), o golabki (rolinhos de repolho recheados) e o sernik (uma deliciosa torta de queijo polonesa).

O que se bebe na Polônia?

A Polônia é um dos países conhecidos por oferecer uma ampla variedade de bebidas alcoólicas de excelente qualidade, como cervejas, hidroméis e licores caseiros, que são fabricados por lá mesmo como parte de uma tradição.

Uma das bebidas polonesas mais tradicionais é a cerveja com sumo de flores de sambuco.

Formas de locomoção 

A Polônia oferece diversas opções de transporte para explorar o país. As principais cidades têm sistemas de transporte público eficientes, como bondes, ônibus e metrôs. 

Além disso, a viagem de trem é uma ótima maneira de se deslocar entre as cidades polonesas, oferecendo conforto e belas paisagens. Para distâncias mais curtas, caminhar ou alugar uma bicicleta também são opções populares.

Atrações religiosas

A Polônia possui uma forte tradição religiosa, com muitas atrações religiosas impressionantes. Alguns locais de destaque incluem:

  • Mosteiro de Jasna Góra em Częstochowa: este santuário católico abriga o ícone da Virgem Negra, um importante local de peregrinação;
  • Igreja de Santa Maria em Cracóvia: esta igreja gótica é famosa por seu incrível altar de madeira talhado e por sua bela vista panorâmica da cidade;
  • Santuário de Kalwaria Zebrzydowska: este complexo de igrejas e capelas é um importante local de peregrinação e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O que preciso saber antes de ir à Polônia?

Apesar de muitos poloneses falarem inglês, aprender algumas palavras e frases básicas em polonês pode ser útil. 

Além disso, respeite os costumes locais, vista-se adequadamente ao visitar locais religiosos e tenha em mente as estações do ano e o clima ao fazer as malas.

Acesse o Melhor Seguro para proteger sua saúde e seu bolso enquanto viaja

O Melhor Seguro é a opção ideal para você que deseja pesquisar ofertas das melhores seguradoras, a fim de garantir sua proteção desde o momento da compra das passagens até o retorno ao Brasil.

Garanta seu seguro viagem para Polônia aqui.

Veja Também: