O Salar de Uyuni deveria ser considerado umas sete maravilhas do mundo, o famoso deserto de sal é uma obra de arte completa para quem o visita, toda a viagem para chegar ao deserto é maravilhosa, no caminho existem inúmeras paisagens que deixam todos os turistas de queixo caído.

A viagem até o Salar de Uyuni é impecável de tão linda, antes de chegar ao deserto o guia passa por mais outros quatro destinos.

Os turistas ficam maravilhados com tanta beleza, durante essa viagem o turista passa pelo altiplano andino, pela planície branca, trompas de lhamas, diversas lagoas e até por um cemitério antigo de trens.

O que é o Salar de Uyuni?

O salar de Uyuni foi formado a milhões de anos atrás, antes todo aquele espaço era preenchido por água de um lago pré-histórico.

Porém com o passar dos anos todo o lago foi secando, e foi ficando para trás apenas toneladas de sal brancos como a neve mais branca da cordilheira dos andes. 

O mais lindo de tudo isso, é que esse imenso deserto de sal não possui nenhuma interferência na vida humana na sua formação, a natureza formou essa maravilha sozinha a milhões de anos atrás. 

Onde fica o Salar de Uyuni?

O salar de Uyuni é uma das muitas maravilhas que existem na América do Sul, esse grandioso deserto está localizado no sudeste da Bolívia muito próximo da fronteira com o Chile, a cidade que o Salar Uyuni se localiza é a cidade de Uyuni.

Há uma grande distância entre a cidade mais famosa da Bolívia, La Paz, com o grande deserto de sal, elas ficam em torno de 540 km de distância, já da capital da Bolívia, a cidade de Sucre, a distância é muito mais curta podendo chegar a 360 km de distância uma da outra.

Como ir para o Salar de Uyuni?

Para chegar até o Salar de Uyuni é muito simples! Mas antes você precisa tomar uma grande decisão, que é sobre por quais países você deseja entrar para conhecer o Salar de Uyuni, seja pela Bolívia ou pelo Chile.

A sua primeira opção é pegar um voo saindo do Brasil para a Bolívia que é o país onde o território do Salar de Uyuni está presente, o voo pode sair tanto da cidade de La Paz quanto pela cidade de Sucre.

Na segunda opção, o voo que você deve pegar saindo do Brasil é para o Chile, já que o grande deserto de sal é muito próximo da fronteira da Bolívia com o Chile. 

O seu aeroporto de destino tem que ser o mais próximo possível da cidade de Atacama já que essa é a cidade mais próxima do deserto.

Seguro Viagem para América do Sul por 7 dias

Dicas para sua viagem a Salar de Uyuni

Durante a organização de uma viagem é muito importante que o viajante pesquise sobre o seu destino, isso é importante pois é a partir dessas pesquisas que ele vai ter uma noção de clima, do que vestir, do que não fazer durante a sua estadia em um país estrangeiro e muitas outras informações.

Porém as mais importantes informações que o viajante deve colher antes de ir para o destino da sua viagem é sobre o clima e sobre o que ele deve levar na sua mala de viagem, quais calçados e quais roupas ele deve levar.

Porque caso o clima do destino da viagem for instável o viajante terá que levar dois tipos de roupas e calçados que comportem climas diferentes.  

O que levar na mochila?

A uma série de itens que são necessários para estarem na mochila de viagem, é sempre bom o turista levar roupas de frio porque mesmo durante o verão o Salar Uyuni faz muito frio, principalmente durante o início da manhã e durante a noite.

O que não pode faltar são os calçados de trekking ou como são comumente mais conhecidos os calçados para fazer trilha, eles são ideais para a viagem e são muito confortáveis.

Aqui está uma lista de itens pessoais que devem estar na mochila durante a viagem:

  • boné;
  • óculos de sol;
  • hidratante labial com fator de proteção contra o sol;
  • protetor solar;
  • lanterna;
  • manta;
  • toalha;
  • papel higiênico;
  • dinheiro.

Seguro viagem é necessário para essa viagem?

Um seguro viagem é mais que necessário para essa viagem, esse serviço é um dos essenciais para qualquer viagem internacional e para o Salar de Uyuni não seria diferente.

É com um seguro viagem que você poderá contar para lhe auxiliar caso ocorra algum erro na sua viagem, os erros mais comuns são malas extraviadas, atendimento médico de emergência, ou até passagens canceladas de última hora.

Como é a travessia do Salar de Uyuni?

A travessia do Salar de Uyuni é uma das experiências mais belas que uma pessoa pode ter, a travessia pode ser feita tanto pelo lado da Bolívia que é saindo da cidade de Uyuni, ou pelo Chile que saí pela cidade de San Pedro do Atacama no Chile.

O modo mais comum de fazer a travessia é por meio de um carro 4×4, ou seja, uma picape o veículo cabe até 6 pessoas somando com o motorista que vai ser o responsável por lhe guiar durante toda a viagem.

A travessia com um guia deixa a experiência muito mais completa, ele tem a sabedoria de levar os turistas nos pontos turísticos mais belos durante a travessia. 

Faça a travessia do Salar de Uyuni com segurança!

Um seguro viagem durante a viagem em Salar de Uyuni é um serviço primordial para que a viagem ocorra de forma mais segura, e para que o turista consiga curtir a viagem de uma forma mais despreocupada.

Um seguro viagem pode lhe assegurar de muitos problemas que podem surgir durante uma viagem, um atendimento médico de urgência é um dos muitos problemas que um seguro de viagem pode assegurar ao seu cliente.

A Melhor Seguro é a melhor empresa de seguro de viagem do Brasil, ela possui os melhores pacotes e preços que são feitos especialmente para você e seu destino.

Por onde é melhor iniciar a travessia?

Não existe um lugar melhor para começar a travessia, tanto pelo Chile e tanto pela Bolívia você consegue ter uma experiência incrível durante o percurso da travessia.

Como já foi dito anteriormente, o Salar de Uyuni fica em território boliviano, e que muitas das vezes pode ser mais próximo sair da Bolívia do que do Chile.

Quando ir para o Salar de Uyuni?

Não há tempo ruim para visitar o Salar de Uyuni, vão existir apenas experiências diferentes! A experiência de conhecer o Salar de Uyuni durante a época do verão na região é bem diferente da experiência de conhecer ele durante o inverno.

A ida para esse grande deserto de sal vai depender da sua preferência por climas e temperaturas, já que as estações do verão e do inverno são bem diferentes e bem delimitadas entre elas. 

No verão

No verão as temperaturas da região são mais elevadas mas isso não significa que não vai ser frio, a maioria dos passeios próximos ao deserto de sal possuem altitudes superiores a 4.000 metros, ou seja, mesmo no verão as temperaturas serão relativamente baixas.

A época do ano mais chuvosa é durante o verão, e esse fato traz uma experiência única para quem visita o deserto durante o verão! A água da chuva transforma o grande deserto em um lindo espelho que reflete o céu, as nuvens, o sol, a lua, as estrelas.

No inverno

Se durante o verão na região do Salar de Uyuni já faz frio, durante o inverno as temperaturas ficam extremamente baixas! Ela pode chegar a -12°C.

Mas durante o inverno, o clima na região do deserto se torna mais fria e não possui risco de chuvas, a experiência de atravessar o deserto durante essa época do ano é mais segura para muitas pessoas.

O que fazer no Salar de Uyuni

O que não falta na região do Salar Uyuni são lugares fenomenais para conhecer! Durante os dias de estadia no grande deserto de sal você poderá conhecer lugares maravilhosos e viver experiências que você achou que jamais viveria.

A lista a seguir mostra os principais pontos turísticos da região do Salar de Uyuni e trás informações pertinentes sobre cada um dos destinos. 

Praça das bandeiras 

Praça das bandeiras 
xr:d:DAGBahOxKNA:2,j:3275666598989470279,t:24040402

A praça das bandeiras é um dos cartões postais mais famosos do Salar Uyuni, ela fica localizada no centro do deserto de sal e atrai visitantes de todos os lugares do mundo.

Essa praça é uma elevação que existe no centro do deserto onde foram fincadas várias bandeiras de vários países diferentes e de vários times de futebol, é uma forma dos turistas deixarem uma parte de si no belo Salar de Uyuni.

Laguna colorada

Laguna colorada
xr:d:DAGBav7SuxI:2,j:127650458704159354,t:24040402

A laguna colorada é um dos destinos mais surreais que existem na região do grandioso deserto de sal, ao ver ele pela primeira vez é possível pensar que aquela paisagem veio de outro planeta ou outra dimensão.

Esse destino surreal nada mais é do que um gigante lago que suas águas possuem um lindo tom de vermelho, que traz um lindo contraste com a paisagem ao redor.

É nesse lago que os majestosos flamingos vivem, lá eles conseguem se reproduzir e cuidar da ninhada com mais facilidade e sem risco de muitos predadores.

Laguna verde 

A laguna verde é outro destino surreal na região do Salar de Uyuni, esse destino parece que saiu diretamente de um livro de fantasia ou  de um filme de ficção científica de Hollywood.

Esse famoso ponto turístico é um lindo lago que a água que está dentro dele possui um lindo tom esverdeado que é causado pela grande quantidade de cobre em sua composição.

Cemitério de trens

Cemitério de trens
xr:d:DAGBaurM8Yk:2,j:4309242714879637247,t:24040402

O cemitério de trens é um destino fantástico presente na região boliviana do trajeto até o Salar de Uyuni, com relatos de turistas que passaram por lá e se imaginaram em uma seda de alguns dos filmes da famosa franquia hollywoodiana Mad Max.

Como o nome já diz, esse destino possui um grande número de trens abandonados, que deixam o ar do local de um mundo pós apocalíptico! Visitar esse cemitério é surreal. 

Árbol de piedra

Árbol de piedra
xr:d:DAGBakzAEJE:2,j:3440047985394829436,t:24040402

O Árbol de piedra é um dos destinos mais famosos quando o assunto é o Salar Uyuni, esse lindo monumento construído pela natureza com a ajuda dos grandes ventos, água e areia é um dos principais destinos construídos pela natureza presente na região do majestoso deserto de sal.

Esse lindo ponto turístico é nada mais nada menos do que uma pedra que ao decorrer dos milênios foi sofrendo erosão da natureza e que hoje em dia está um formato de árvore, a natureza é tão perfeita que os turistas que não sabem da história acham que é realmente uma árvore que foi calcificada.

San Cristóbal

San Cristóbal
xr:d:DAGBakkZoVc:2,j:5284272030180319315,t:24040402

Sem sombras de dúvidas, o lindo povoado de San Cristóbal é um dos pontos turísticos mais marcantes de toda a viagem pela região do Salar de Uyuni.

O belo povoado possui suas construções feitas de pedras retiradas da região, é nesse local que é possível se reabastecer durante a viagem, nele possui um pequeno centro comercial que é possível comprar muitos suprimentos para o restante da viagem.

Esse é um dos locais ideais para fazer fotos pois a mistura das lindas construções de pedras com o majestoso deserto ao fundo torna a foto incrível. 

Uyuni

Uyuni é uma linda cidade que abriga o gigante deserto de sal, é nessa cidade que você poderá se hospedar e provar a deliciosa culinária boliviana.

Quantos dias são necessários para conhecer o Salar de Uyuni?

Para conhecer o Salar de Uyuni, é necessário no mínimo quatro dias, a região é enorme e possui uma grande quantidade de pontos turísticos que os turistas adoram visitar. 

Quantos quilômetros são percorridos na travessia do Salar de Uyuni?

A maravilhosa experiência de atravessar todo o deserto da terra é incrível, é muito bom estar preparado pois o caminho é extenso! Demora cerca de 3 dias completos para você ir de uma ponta a outra do deserto.

O deserto é imenso e tem uma extensão de cerca de 12.000 km² e para atravessar todo o Salar de Uyuni o turista deverá desembolsar uma bagatela de 240 USD.

Desbrave o Salar de Uyuni com a segurança que você merece

A região do Salar de Uyuni é conhecida por ter uma alta altitude e muitos dos turistas acabam passando mal no decorrer da viagem, um seguro viagem é uma ferramenta importantíssima para lhe auxiliar quando você precisar de atendimento médico.

A Melhor Seguro é uma empresa de seguro viagem que possui os melhores pacotes e preços de todo o mercado, ela possui colaboradores preparados que podem lhe ajudar a escolher o melhor pacote de seguro viagem e o mais ideal para você.

Acesse o site da Melhor Seguro e encontre os melhores preços para o seu destino e para que sua viagem seja segura. 

Visite Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é um dos destinos mais bonitos e belos de toda a América do Sul, além de ter uma região incrível e uma população muito calorosa, ele possui uma paisagem deslumbrante!

Sem sombra de dúvidas esse é o destino ideal para as pessoas que desejam sair da rotina, conhecer novos lugares, uma nova língua e cultura, uma nova língua e cultura.

Veja Também:

Taggeado em: