Muitos costumam confundir o país Geórgia, situado na Europa, com o famoso estado norte-americano de mesmo nome. Porém, aqui vamos nos aprofundar nesse belíssimo país europeu, repleto de belezas naturais e que no passado já foi uma república da União Soviética.

Por mais que não seja um dos principais destinos procurados no continente, a Geórgia não decepciona os seus visitantes. As cidades milenares, as belas paisagens e a hospitalidade do povo local são uma das coisas que fazem qualquer um se apaixonar por esse pequeno país.

Ao passear pela Geórgia nos deparamos com a riqueza histórica e cultural da região, além da modernidade de alguns locais. Um ponto interessante é que, por não se enquadrar como uma das principais rotas turísticas da Europa, uma viagem para o país costuma ser econômica.

Então o que você está esperando? Continue a leitura e saiba mais sobre esse país.

Onde fica a Geórgia?

A Geórgia é um país que está situado no leste da Europa, próximo à divisa de dois continentes: Europa e Ásia, por isso é comum ouvir falar que o país localiza-se na Eurásia.

Com uma área territorial próxima ao estado da Paraíba, a Geórgia está na lista dos menores países do mundo. O país encontra-se, especificamente, numa região conhecida como Cáucaso, fazendo divisa com o Mar Negro, Armênia, Turquia, Rússia e Azerbaijão.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como chegar?

A maneira mais usual de se chegar até a Geórgia é através de um voo com destino a sua capital: Tbilisi.

Porém, infelizmente, ainda não há voos diretos para lá, ou seja, é necessário fazer conexão em outras cidades antes de chegar a Tbilisi. 

Várias empresas aéreas disponibilizam voos para a Geórgia, algumas delas são a Qatar, a Turkish e a Emirates. Além de sua capital, outras cidades do país que também recepcionam voos internacionais são Kutaisi e Batumi.

O clima

O clima da Geórgia é bastante agradável. Durante o verão as temperaturas na capital do país costumam ser elevadas, com termômetros chegando a marcar 35°C.

O inverno de lá não chega a ser tão rigoroso como em outros países da Europa, pois raramente os termômetros marcam temperaturas abaixo de 0°C. 

Porém, é importante saber que em regiões mais ao norte do país (por situarem-se em áreas montanhosas, como a cidade de Kazbegi) costumam receber muita neve no inverno, condição ideal para a prática de esportes como o “snow boarding”.

Qual a melhor época para visitar?

Vale muito a pena visitar a Geórgia em quaisquer época do ano. Porém, entre os meses março e setembro o país costuma receber uma maior quantidade de visitantes, isso porque é durante esse período que ocorre o verão e a primavera. 

No verão ocorrem grandes festivais de música em várias cidades do país. Além disso, as temperaturas elevadas atraem os turistas que querem desfrutar das belas praias da costa do famoso Mar Negro.

Por que visitar a Geórgia?

Vários são os motivos que fazem com que a Geórgia seja um destino imperdível. 

Uma das principais razões é a hospitalidade da população local. Muitos turistas afirmam que ao chegar no país são muito bem recebidos e tratados.

Outro motivo é a riqueza gastronômica da região. Isso mesmo, a culinária local conta com pratos deliciosos, como o “ratchaburi” e o “rincáli”.

As belas paisagens naturais também são um ponto forte do país.

Principais atrações turísticas da Geórgia

Até aqui você já deve ter uma boa noção das incríveis experiências que a Geórgia pode lhe oferecer. 

Se está nos seus planos fazer uma viagem para esse pequeno país, confira a seguir os locais imperdíveis que você deve incluir em seu roteiro de viagem.

Evite possíveis contratempos

Você pode viajar para o melhor destino do mundo, mas se, por algum acaso, um problema aparecer, toda a sua viagem pode ir por água abaixo.

Para que isso não aconteça no seu passeio para a Geórgia é essencial que você garanta um seguro de viagem. No site Melhor Seguro você compara os melhores planos do mercado e escolhe o mais ideal para você.

Com mais de 1700 profissionais especializados no ramo do turismo, o time da Melhor Seguro está a todo momento preparado para sanar todas as suas dúvidas e solucionar eventuais problemas.

Ponte da Paz

Ponte da Paz

A Ponte da Paz é um monumento situado na cidade de Tiblissi. O que mais encanta no local é a arrojada e moderna estrutura da ponte construída de materiais como vidro e metal.

Durante a noite, os LEDs que estão ao redor da ponte iluminam todo o local, tornando-o ainda mais bonito.

Fortaleza de Naricala

Fortaleza de Naricala

Também situada na cidade de Tiblissi está a imponente Fortaleza de Naricala. O local impressiona muitas pessoas devido a sua localização, isso porque o forte foi erguido bem no topo de um penhasco. 

Além disso, a vista panorâmica que se tem da cidade dentro do forte também é um dos motivos que fazem com que o local seja bem atrativo.

Mosteiro de Ghélati

O Mosteiro de Ghélati encontra-se na cidade de Kutaisi e, por ser um dos mais antigos de toda a Geórgia, recebeu o título de Patrimônio da UNESCO.

Inaugurada no ano de 1106, a construção simboliza o período da Idade Média na Geórgia. Os belíssimos mosaicos presentes nas paredes e a imponente fachada feita de blocos são um charme à parte.

Catedral de Bagrati

Catedral de Bagrati

A Catedral de Bagrati representa um grande marco para a arquitetura da Geórgia. Localizada na cidade histórica de Kutaisi, o local é a atração mais visitada na cidade.

Construída a mais de dez séculos atrás, no período conhecido como “Época de Ouro”, a catedral encanta pela sua grandiosa estrutura arquitetônica e pela sua riqueza artística e histórica.

Quais cidades conhecer na Geórgia?

A Geórgia, apesar de ser um país pequeno, possui cidades com diferentes culturas e maneiras de se viver, porém poucas são as pessoas que já ouviram falar nelas.

Nesse sentido, conheça agora um pouco mais sobre as principais cidades do país.

Tbilisi

Tbilisi

Capital da Geórgia e uma das cidades mais visitadas no país, Tbilisi é uma atração turística imperdível. A cidade impressiona pela combinação de estruturas arquitetônicas antigas com a modernidade e tecnologia. 

Localizada às margens do Rio Mtkvari, a capital possui lugares bem interessantes para se visitar como o famoso centro histórico de Tbilisi, a Avenida Rustaveli, a Fortaleza de Narikala, a Ópera e o Parlamento.

Outro programa imperdível na cidade é a visitação ao Fabrika, um espaço que conta com vários restaurantes e bares locais.

Kutaisi

Uma das maiores cidades da Geórgia, Kutaisi funciona como porta de entrada para os visitantes que chegam ao país através da Europa ou do Oriente Médio, porém a cidade é muito mais que apenas uma rota de entrada e saída.

Kutaisi é um local que encanta pelo charme dos antigos casarões e das construções majestosas como a da Catedral Bagrati, do Parlamento e a do Mosteiro Gelati.

Além disso, um dos grandes pontos fortes da cidade são as incríveis Cavernas Prometheus que contam com uma iluminação que valoriza ainda mais a beleza das estalactites do local.

Mtskheta

Mtskheta

Antes de Tbilisi, era a cidade de Mtskheta que funcionava como capital da Geórgia. Situada a poucos quilômetros do centro de Tbilisi, a cidade é reconhecida por ser um dos grandes destinos religiosos do país.

A majestosa Catedral de Svetitskhoveli e o Mosteiro de Jvari são um dos locais mais visitados pelos turistas devido às suas belíssimas construções e a incrível vista que se tem da cidade dentro desses locais.

Gori

Gori

A pequena cidade de Gori, situada a menos de noventa quilômetros da capital do país, reserva muitas atrações principalmente para os amantes de história.

Isso porque, além das edificações antigas e das fortalezas medievais, a cidade abriga o Museu de Stalin, pois foi lá que o famoso líder soviético nasceu.

No museu, o visitante pode conhecer a casa em que Joseph Stalin viveu, bem como o vagão de trem utilizado nas principais viagens do governante.

Batumi

Depois de Tbilisi, a cidade de Batumi é uma das mais procuradas pelos turistas na Geórgia. O que atrai tantas pessoas ao local é o fato dela estar situada na costa do Mar Negro.

Por esse motivo, as pessoas que amam tomar um banho de mar, desfrutar das manhãs ensolaradas e realizar atividades como andar de bicicleta, não deixam de incluir Batumi no seu roteiro de viagem.

Além disso, a cidade também encanta pela presença de antigas mansões e de imponentes arranha-céus.

Dicas para você que vai viajar!

Viajar é sempre bom, porém planejar e organizar um passeio nem sempre é tarefa fácil, pois demanda muita organização e pesquisa.

Para desfrutar de uma viagem tranquila é importante estar por dentro de algumas peculiaridades a respeito do seu destino. 

Nesse sentido, se você está pretendendo ir até a Geórgia, acompanhe a seguir algumas dicas e informações importantes sobre esse país.

Moeda

Pelo fato de estar localizada no continente europeu muitas pessoas pensam que a moeda oficial da Geórgia é o euro, mas não é bem assim. Isso porque o país possui uma moeda própria chamada Lari Georgiano, desde o ano de 1995.

Na Geórgia é bom sempre andar com um dinheiro reserva em mãos, pois em áreas mais afastadas não é certeza que você conseguirá usar seus cartões de crédito. 

Sendo assim, é interessante que você vá até uma casa de câmbio e troque o seu dinheiro.

Idioma

Se você vai à Geórgia, fique atento! O idioma oficial do país é o georgiano. Portanto, procure conhecer as principais expressões dessa língua para você poder se virar bem pelo país. 

Além desse idioma de origem caucasiana, o armênio e o russo são outros idiomas que são utilizados por cerca de 30% da população local.

Documentação

Na hora de se programar para viajar é super importante atentar-se com os documentos que podem ser exigidos no seu destino.

Para a Geórgia, apesar do visto não ser necessário em um período de até um ano, é essencial que você separe algumas outras documentações que são essenciais para visitar o país como comprovante de renda e comprovante de voos, além do passaporte válido. 

Hospedagem

Encontrar uma boa hospedagem é um dos pontos mais importantes de toda viagem. 

Isso porque, a depender das acomodações em que você se encontra e dos serviços prestados em cada hotel, o passeio pode torna-se bem agradável ou um verdadeiro pesadelo. 

Pensando nisso, foi que selecionamos os hotéis mais bem avaliados da Geórgia para que você possa conhecer, confira alguns deles:  

  • Tbilisi View Hotel;
  • Wyndham Grand Tbilisi;
  • Best Western Gudauri Hotel;
  • Rooms Hotel Tbilisi;
  • Moxy Tbilisi;
  • Shota Rustaveli Boutique Hotel.

Onde comer?

A gastronomia da Geórgia é um show à parte. A riqueza de sabores da culinária local pode ser desfrutada em vários restaurantes espalhados por várias cidades do país. 

Na capital do país (Tbilisi), por exemplo, você encontrará uma série de bares e restaurantes que oferecem tanto comidas mais típicas da região, quanto pratos internacionais.

Confira a seguir alguns dos principais restaurantes do país:

  • Zala Restaurant & Cellar;
  • Blue Fox Restaurant and Bar Tbilisi;
  • Barbarestan;
  • Restaurante Funicular;
  • Tiflis Veranda;
  • Shavi Lomi.

Viaje com segurança

Se você está planejando viajar é de extrema importância que você reserve um tempinho na sua agenda para contratar um seguro de viagem. E é nessa hora que o site Melhor Seguro torna-se o seu maior aliado.

Com a confiança de mais de cinco mil agências de viagens, o site oferece auxílio às pessoas que desejam conhecer quaisquer lugares no mundo, prestando assistência de forma exclusiva e individualizada.

Entre em contato com a equipe da Melhor Seguro, eles estão sempre a postos para lhe atender!

Geórgia aguarda a sua visita

Quem poderia imaginar que um país tão pequeno reservasse tantas experiências incríveis, não é mesmo?

Por mais que não seja um dos destinos mais badalados da Europa, vale a pena visitar a Geórgia. Esse pequeno país europeu conta com diversas atrações imperdíveis. 

Sendo assim, programe-se já para embarcar nessa viagem. Você certamente irá se apaixonar!

Veja Também: