No litoral do caribe está localizada a belíssima aldeia de Cartagena, na Colômbia. A cidade encanta qualquer visitante devido às suas praias paradisíacas e paisagens cinematográficas.

Cartagena das Índias, maneira como também é reconhecida, é uma das maiores cidades do território colombiano. Ela surpreende não apenas pelo seu litoral, mas também pelas variadas experiências culturais que pode proporcionar.

Monumentos, cidades históricas, edifícios e igrejas com uma estrutura arquitetônica do tempo colonial, são alguns dos locais que permitem que o visitante conheça um pouco mais acerca da história da América do Sul.

Viajar para Cartagena é sempre uma boa opção, pois além da cidade ser relativamente segura, ela também não exige muita burocracia. Por esse motivo, confira um pouco mais a respeito desse destino fascinante

Onde fica Cartagena?

Conhecida por abrigar um grande legado histórico da América do Sul, a cidade de Cartagena está situada no litoral norte da Colômbia, às margens do mar caribenho.

Localizada um pouco distante das principais cidades do país como Medellín (660 km), Bogotá (1060 km) e Cali (1100 km), uma das maneiras mais viáveis de se chegar a Cartagena é através de avião.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como chegar em Cartagena

Se você pretende viajar para Cartagena é importante ficar sabendo que atualmente no Brasil não há uma rota regular para lá, ou seja, na maioria das vezes as viagens vão ter conexão em cidades como Bogotá, por exemplo.

Uma viagem para Cartagena, partindo de São Paulo e com uma conexão, possui duração média de dez horas e costuma custar acima de R$3.000.

No ano de 2023, a empresa aérea Avianca proporcionou voos diretos para a cidade por um período de apenas quatro meses. Depois a companhia decidiu que, devido à baixa demanda, tais voos ocorreriam apenas no período de alta temporada.

A cidade conta com o Aeroporto Internacional Rafael Núñez que está bem localizado, pois a sete quilômetros dali encontra-se o centro histórico de Cartagena.

Quando ir para Cartagena?

Visitar a cidade de Cartagena é sempre uma boa opção. Porém, dependendo das preferências individuais, existem épocas que são mais atraentes.

Pelo fato de encontrar-se na Colômbia, um país tropical, Cartagena faz muito sol e calor durante a maior parte do ano. 

Esse é um cenário perfeito para aqueles que vão à região pensando em aproveitar as belíssimas praias do Mar do Caribe. 

Porém, se você deseja evitar a todo custo as chuvas durante seu passeio é ideal que você programe-se para viajar entre os meses de abril e dezembro, pois nesse período as chuvas são escassas.

E mais! Evite o mês de outubro, pois esse mês as precipitações costumam ser frequentes e intensas. 

Principais atrações de Cartagena

Belas praias, monumentos, bons restaurantes e museus a céu aberto, essas são uma das mais variadas atrações de Cartagena. 

Se você estiver pensando em visitar essa cidade colombiana é bom estar por dentro dos principais pontos turísticos para que, assim, você possa montar um roteiro de viagem perfeito, desfrutando ao máximo dos encantos dessa região.

Nesse sentido, confira aqui um pouco mais acerca das belezas de Cartagena.

Não deixe de contratar um seguro de viagem

O maior desejo de qualquer pessoa que esteja fazendo uma viagem é o de não ter que se deparar com situações inesperadas.

O seguro de viagem é seu maior aliado nesse quesito, pois sua cobertura oferece proteção, segurança e eficiência na resolução de diversos contratempos típicos de um passeio, como o extravio de bagagens e atraso de voos.

Criado para facilitar sua vida na hora de escolher o plano ideal, o site Melhor Seguro tornou-se o maior aliado de um viajante. Através dele você compara os seguros e tem a chance de adquirir aquele com o melhor custo benefício.

Sendo assim, você tá esperando o quê? Entre em contato com o time da Melhor Seguro e curta tranquilamente as belezas naturais de Cartagena.

Cidade das muralhas

Cidade das muralhas

A mais icônica atração da cidade de Cartagena é, sem dúvidas, as suas muralhas. Elas foram construídas ao redor da antiga cidade com a intenção de protegê-la de ataques inimigos.

Atualmente, os cerca de treze quilômetros de muralhas servem como divisão da parte histórica de Cartagena à região mais moderna da cidade.

Lá os turistas têm a possibilidade de caminhar sobre as muralhas, observar os canhões que eram usados na época e ainda desfrutar da belíssima vista do pôr do sol e do Mar do Caribe.

Torre del Reloj

Torre del Reloj

A Torre del Reloj é literalmente um dos maiores cartões postais da cidade de Cartagena, não é à toa que muitos visitantes a utilizam como ponto de referência quando saem para fazer uma caminhada pelas ruas da cidade.

A torre possui cerca de trinta metros de altura e situa-se no principal acesso da Cidade Amuralhada. Como o próprio nome sugere, a torre conta com um relógio do século 19, que recebe iluminação durante a noite, encantando a todos.

Castillo de San Felipe de Barajas

Castillo de San Felipe de Barajas

Localizado afastado da Cidade Amuralhada está o Castillo de San Felipe de Barajas, local que foi reconhecido como Patrimônio da Unesco devido a sua importância histórica para a cidade de Cartagena.

A imponente construção foi erguida por militares no período colonial com a intenção de servir como fortaleza para reprimir os possíveis ataques de inimigos.

O local proporciona uma experiência única, pois seus visitantes podem atravessar espaços secretos, como corredores e túneis, que facilitavam a saída dos militares, no caso de algum ataque.

Islas del Rosario

Mar de águas bem claras e areia branquinha, essa é uma das mais icónicas características das belíssimas praias que encontramos nas Ilhas do Rosário – arquipélago de Cartagena com aproximadamente trinta ilhas.

O azul turquesa da água encanta a todos os turistas. Não é à toa que os resorts e hotéis luxuosos da região costumam receber muitos hóspedes, até mesmo no período de baixa temporada.

Palacio de la Inquisición

Palacio de la Inquisición

A cidade de Cartagena também reserva atrações para os amantes de história. O temido Palácio da Inquisição foi construído no período em que vigorava o Tribunal do Santo Ofício.

Nessa época, as pessoas que praticavam heresias eram levadas para o palácio, onde eram muitas das vezes torturadas.

Atualmente o local serve como memorial do triste episódio da Inquisição Espanhola. O acervo do espaço conta com documentos, imagens e até mesmo objetos que eram utilizados nas práticas de tortura.

Isla Barú

Ao passar pelas Ilhas do Rosário, encontramos a famosa Isla Barú (situada a 1h30min de distância de Cartagena). A fama dessa região deve-se à presença de uma das mais belas praias de Cartagena que é a Playa Blanca.

As águas cristalinas do Mar do Caribe convidam qualquer um a passar suas férias nesse local. Além disso, para aqueles que quiserem se aventurar em alto mar, há a opção de alugar um jet-ski e realizar um passeio na costa do Mar do Caribe.

Bocagrande em Cartagena

Bocagrande em Cartagena

Bocagrande é um bairro de Cartagena, conhecido pelos belíssimos hotéis, como o Hyatt Regency Cartagena e o Hoter InterContinental Cartagena, e pela praia que leva o mesmo nome.

Com ondas calmas e quentes, a região atrai a visita de muitos turistas. O calçadão que fica nos arredores da praia é bem movimentado, principalmente, nos finais de semana é lotado de vendedores ambulantes oferecendo os mais variados serviços. 

Onde ficar em Cartagena?

Basicamente a cidade de Cartagena dispõe de duas regiões nas quais você pode ficar, são elas a Cidade Amuralhada e Bocagrande com seus bairros de San Diego, Getsemani e Matuna.

Melhores hotéis em Cartagena

Cartagena dispõe de várias opções de hospedagem. A maioria delas está situada em casarões datados do período colonial, o que proporciona aos visitantes uma experiência bem interessante.

Confira a seguir a lista de alguns dos hotéis mais bem avaliados da cidade:

  • Oz Hotel Cartagena;
  • Oz Hotel Luxury;
  • Hilton Cartagena;
  • Hotel InterContinental Cartagena;
  • Estelar Cartagena de Indias Hotel y Centro de Convenciones;
  • Hilton Cartagena;
  • Hyatt Regency Cartagena;
  • Hotel Quadrifoglio.

Onde comer em Cartagena

Cartagena é um local que aguça os mais diversos sentidos, o paladar é um deles. Isso porque a culinária local é rica e variada em sabores, alguns já conhecidos por nós brasileiros e outros bem inusitados. 

Das comidas típicas da cidade, você não pode deixar de saborear as arepas, dos patacones, ceviches, do famoso arroz de coco e dos drinks feitos com corozo (fruta típica da região).

Essas delícias você pode encontrar nas barracas de lanche pelas ruas da cidade. Agora se você deseja conhecer alguns restaurantes, vale a pena visitar o Carmen que é um dos restaurantes mais renomados da cidade.

E no quesito sobremesas, a Gelateria Paradiso é uma boa pedida. Lá você poderá desfrutar de sorvetes feitos a partir de frutas típicas de Cartagena.

Quantos dias são necessários para conhecer Cartagena?

A quantidade de dias necessários para conhecer a cidade de Cartagena vai depender do roteiro de viagem de cada pessoa. Mas em média, cinco dias de passeio pela cidade já estão de bom tamanho para desfrutar dos principais locais de Cartagena. 

Para que esse prazo se cumpra e para que você possa aproveitar ao máximo de tudo que Cartagena tem a oferecer é fundamental se organizar antes, ou seja, procurar saber quais são as atrações locais e os meios de deslocamento e, assim, criar um roteiro turístico perfeito.

Vida noturna em Cartagena

Cartagena é uma atração à parte durante o período da noite. Os restaurantes, bares e casas de shows que estão espalhados pelas ruas da cidade atraem centenas de pessoas que querem aproveitar o movimento noturno.

Opções para curtir a noite é o que não faltam nessa cidade. Se você gosta de ouvir uma música ao vivo junto aos amigos, vale a pena ir até o Plaza Santo Domingo. 

Agora, se você quiser mergulhar na cultura regional e escutar um pouco da tradicional “rumba”, vá até Getsemaní e não deixe de fazer o famoso passeio nas chivas (ônibus festivos e tradicionais da Colômbia) pelas ruas da cidade.

O The Clock Pub, o Donde Fidel Castro e o Mirador Gastro Bar também são excelentes escolhas para você poder se divertir.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem

Se visitar a cidade de Cartagena está nos seus planos, confira a seguir algumas das principais dicas para aproveitar intensamente desse passeio:

  • ande sempre vestido com roupas leves e com um protetor solar na bolsa: o calor de Cartagena é intenso, por isso para evitar complicações é bom sempre andar preparado;
  • se você é brasileiro fique tranquilo quanto ao visto: por fazer parte do bloco econômico Mercosul, não lhe será exigido passaporte nem visto;
  • fique atenta aos seus pertences: por mais que haja um bom policiamento, devido à grande movimentação de pessoas na cidade é sempre bom tomar cuidado para não ser vítima de nenhum furto;
  • a moeda oficial é desvalorizada em comparação com o real: com cerca de um real é possível comprar mais de seiscentas pesos colombianos (moeda oficial de Cartagena), o que torna a viagem para lá muito econômica;
  • atente-se para sua carteira de vacinação: isso mesmo, para viajar até Cartagena as suas vacinas devem estar em dia, principalmente a de febre amarela. Caso ainda não tenha tomado, busque um posto de vacinação, no mínimo, dez dias antes de viajar;
  • é bom fazer um cartão de crédito internacional: se você não deseja ir até as casas de câmbio ou não quer andar com dinheiro na rua, é interessante que você utilize cartões que lhe possibilitem realizar transações internacionais.

Viaje com segurança

O seguro viagem garante uma série de benefícios essenciais para qualquer um que esteja planejando tirar umas férias.

Porém, existem várias seguradoras no mercado, cada uma oferecendo coberturas e preços bem distintos uns dos outros, o que dificulta demais a escolha do plano perfeito.

Foi pensando justamente nisso, que o time da Melhor Seguro preparou uma equipe que está apta a fornecer informações objetivas e elucidativas, durante todo o dia, lhe ajudando, assim, a solucionar possíveis contratempos.

O site Melhor Seguro é seu maior companheiro quando o assunto é fazer uma viagem tranquila!

Não deixe de visitar Cartagena

Provavelmente você já não tem mais dúvidas acerca dos motivos que fazem a cidade de Cartagena ser considerada um dos destinos turísticos mais imperdíveis da Colômbia e de toda América Latina, não é mesmo?

Como podemos observar os encantos dessa cidade aguçam todos os sentidos e despertam as melhores experiências. Por isso, comece já a se organizar e embarque para esse destino apaixonante.

Veja Também: