Por muitos anos a Arábia Saudita foi um país muito fechado para o turismo, principalmente quando os turistas eram do Ocidente, pois o choque de cultura entre as duas divisões era e ainda é muito grande.

 A Arábia Saudita é um país extremamente rigoroso quando o assunto é a religião, pode-se dizer que a maioria da população segue firmemente o que está escrito no seu livro sagrado, além deles seguirem os costumes tradicionais do país.

Até um tempo atrás, não a viam notícias sobre uma abertura para o turismo no país, porém o atual herdeiro do trono da Arábia Saudita deixou claro o seu desejo por abrir mais o país e torná-lo um ótimo destino turístico, ele pretende que cerca de 30 milhões de turistas visitem a Arábia Saudita até 2030. 

Onde fica a Arábia Saudita

A Árabia Saudita é um dos países que ocupam o Continente Asiático país especificamente na parte do Oriente Médio, esse grande país ocupa uma grande parte da península arábica é até correto dizer que o seu território é predominantemente desértico.

Esse lindo país do Oriente Médio faz fronteiras com países importantes para a economia local e para a economia mundial, são eles:

  • Jordânia (noroeste);
  • Iraque (norte);
  • Kuwait (nordeste);
  • Catar (leste);
  • Emirados Árabes Unidos (leste);
  • Omã (sudoeste);
  • Iêmen (sul).

O desértico país também é banhado pelos mares mais importantes da região, os Golfo Pérsico ao leste do país e o Mar Vermelho no oeste do país. 

Seguro Viagem para Ásia por 7 dias

Como chegar

Para chegar na Árabia Saudita pelo Brasil, existem 3 rotas que são as mais procuradas pelos turistas para chegarem ao país.

A primeira rota é saindo da cidade do Rio de Janeiro pelo aeroporto Galeão, esse voo vai em direção ao aeroporto King Abdulaziz e possui um tempo de voo de cerca de 28 horas e 10 minutos.

Já a segunda rota parte da cidade de São Paulo pelo aeroporto internacional de Guarulhos para chegar no aeroporto de King Khalid, o tempo médio desse voo é de cerca de 19 horas e 45 minutos, ele é o mais rápido entre as três rotas disponíveis.

A terceira e última rota sai também do aeroporto Internacional de Guarulhos e vai até o aeroporto King Abdulaziz, o voo dura em média de 24 horas e 8 minutos. 

A melhor época para viajar para Arábia Saudita

Para o turista escolher a melhor época para ele conhecer esse lindo e quente país, ele precisa saber quais eventos ele deseja participar, quais são as próprias preferências pessoais e o principal de todos, o clima.

O clima da Arábia Saudita é extremamente quente, isso se deve a sua área desértica, porém alguns meses do ano o clima se torna um pouco mais ameno, isso ocorre durante os meses de outono ao mês de abril.

É durante esses meses que o clima fica muito mais confortável para os turistas que não estão acostumados com um calor extremo, e assim eles podem curtir mais tranquilamente o país, visitando as lindas construções e se maravilhando com as belas paisagens.

Como é o turismo na Arábia Saudita?

O turismo na Arábia Saudita ainda está em crescimento, o governo do país está tentando tirar a visão mundial de que a Arábia Saudita é o país mais conservador do mundo, para que os turistas comecem a achar o país mais atrativo.

Atualmente esse lindo país ainda possui a maioria do seu turismo focado em eventos, cidades religiosas e sagradas, como por exemplo a grande peregrinação para a cidade sagrada de Meca.

Porém as coisas estão mudando desde 2019 que foi quando a população mundial começou a descobrir as belezas presentes nesse imponente país do Oriente Médio, fazendo com que os viajantes procurassem conhecer as cidades e os lindos sítios arqueológicos presentes na região. 

Conheça a Arábia Saudita com segurança!

Um serviço de seguro viagem é extremamente necessário para contratar quando uma viagem internacional for feita, já que o turista estará em um país novo, em que ele não conhece e que muitas vezes ele não fala a língua local.

E se caso ocorra algum imprevisto durante a viagem o turista não conseguirá resolver tudo sozinho e é para isso que um seguro viagem serve, para lhe auxiliar no quesito segurança e para que você não passe tantos perrengues. 

A Melhor Seguro é a empresa ideal para contratar um seguro viagem, ela é a melhor para esse serviço, além de possuir os melhores preços do mercado e os melhores pacotes, acesse o site da Melhor Seguro e saiba mais.

Cidades da Arábia Saudita

As grandes cidades da Arábia Saudita são as principais atrações do país, principalmente as que são consideradas sagradas pela religião do país, onde muitos mulçumanos de todo o mundo fazem grandes viagens para visitá-la. 

Todas elas possuem uma rica história baseada na formação do povo mulçumano e da sua religião, além de serem grandes epicentros da cultura do país e possuir grandes restaurantes de comida local com deliciosos pratos.

Além de tudo isso, elas são cidades extremamente bonitas, com paisagens deslumbrantes dignas de fotos para serem colocadas em álbuns de recordação e posts nas redes sociais, para que o desejo de conhecer esse belo país surja em mais pessoas. 

Medina 

Medina 

A cidade de Medina mais conhecida como a cidade de luz, é uma das cidades de extrema importância para o Islã, é em Medina que a primeira mesquita contruída no islã está localizada, além de ser o local do túmulo do homem mais importante para a religião, o Profeta Maomé.

Apenas os mulçumanos podem entrar na mesquita de Quba, caso o turista não seja mulçumano e mesmo assim entre na mesquita saiba que ele está cometendo um crime grave no país e pode ser preso.

Medina faz parte dos dois rituais mais importantes para a religião Islã, o Hajj e Umrah, o Hajj é um ritual que ocorre todos os anos na religião islã nas cidades de Medina e Meca, já o Umrah é realizada a qualquer momento e pode possuir alguns rituais parecidos com o Hajj.

Riad 

Riad 

A cidade de Riad é a capital da Arábia Saudita, e é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, ela consegue miscigenar a história com a modernidade de uma forma fascinante e jamais vista.

Uma das atrações da cidade é a visita ao antigo bairro da cidade AI-Bathaa, nesse bairro há o famoso mercado tradicional e várias casas de chá que são uma ótima escolha para quem quer conhecer mais da cultura do país.

Outra atração muito importante na cidade é o arranha chamado de Kingdom Center Tower, no topo dele é possível ter uma das vistas mais bonitas da cidade, caso o turista consiga pegar o pôr do sol a paisagem fica ainda mais bela.

Al Ahsa

Al Ahsa

A região do AI Ahsa é uma das mais bonitas dentro do território da Arábia Saudita, é nessa região que está localizado o maior oásis dentro de um deserto do mundo, o oásis leva o mesmo nome da região e é um paraíso na terra.

O oásis é considerado um patrimônio mundial da UNESCO, essa região é possível visitar um belo e majestoso pomar de palmeiras, e é possível também visitar duas das vilas mais antigas da região: as vilas de AI-Qarah e AI-Mubarraz.

Essas duas vilas são destinos incríveis para quem procura entender melhor sobre a cultura do país, nelas há famosos mercados tradicionais em que muitos turistas aproveitam para comprar artesanatos e lindos tapetes. 

Al-Ula

Al-Ula

A cidade de AI-Ula é uma das mais famosas de todo o país e não é por ter algum significado religioso e sim por sua fascinante história.

Nessa cidade existem incríveis sítios arqueológicos, um dos mais famosos sítios é a antiga cidade de Hegra e ela é considerada como um patrimônio mundial da UNESCO.

O primeiro sítio arqueológico da cidade e do país foi o Mada’in Salih, e foi listado como patrimônio mundial pela UNESCO no ano de 2008.

Uma das atrações turísticas mais famosas na região é conhecer as tumbas e templos esculpidos em pedras, com essas atividades muitos turistas comentam que eles se acham um Indiana Jones.

Jeddah 

Jeddah 

Jeddah é uma das cidades litorâneas mais famosas do país, suas praias são incríveis além de terem uma paisagem de outro mundo.

Essa bela cidade litorânea também é conhecida por seu maravilhoso e rico centro histórico, as construções presentes nesse centro possuem uma arquitetura muito tradicional do país, nela também há mercados onde o turista pode comprar vários objetos de recordação.

Meca 

Meca 

Meca é uma das cidades mais importantes para a religião islâmica presentes na Arábia Saudita, todos os anos inúmeros mulçumanos fazem a peregrinação para as cidades, mas em específico em Meca para conhecer a grande mesquita sagrada de Meca chamada por eles como Al-Masjid al-Haram.

A grande mesquita sagrada de Meca é considerada o maior centro de peregrinação de todo o mundo, ela existe desde 638 d.c e é uma das mesquitas mais antigas de todo o mundo.

Dentro da grande mesquita está guardada uma grande pedra negra que é considerada uma das relíquias mais sagradas para o islã, ela é considerada um presente de Alá para os homens.

Como é a cultura da Arábia Saudita?

A cultura na Arábia Saudita é considerada uma das mais religiosas e conservadora das de todo o mundo, a grande maioria da população segue firmemente os livros sagrados, até na sua vestimenta.

A população desse grande país não pode consumir carne de porco e muito menos ingerir bebidas alcoólicas, já no cinema os filmes que mostram os costumes do ocidente para a população, são extremamente restritos. 

Comidas típicas da região

As comidas típicas da região são uma importante forma de representação da comunicação entre as famílias, pois é durante as refeições que todos se encontram para conversar.

A cozinha árabe é muito rica em cultura e tradição, aqui está exemplos de deliciosos pratos da Arábia Saudita:

  • Falafel;
  • Fatouche;
  • Shawarma;
  • Kibe cru;
  • Esfiha;
  • Pão sírio;
  • Homus tahine;
  • Coalhada seca;
  • Arroz de lentilha com cebola frita;
  • Tabule;
  • Kafta;
  • Babaganoush.

Curiosidades da Arábia Saudita

Antes de conhecer qualquer país um dos passos mais importantes é conhecer a cultura local, saber o que pode e o que não pode fazer, saber o que é ofensivo e o que não é, principalmente em um país tão religioso como a Arábia Saudita.

Economia da Arábia Saudita

A economia da Arábia Saudita é quase que exclusivamente baseada na extração e exportação do petróleo, o país possui a segunda maior reserva de petróleo do mundo inteiro, a extração do petróleo é responsável por quase 80% das receitas orçamentais do país.

Idioma da Arábia Saudita

O idioma da Arábia Saudita é o famoso arabé, porém não se preocupe em aprender já que em todas as áreas onde o turismo e o comércio é forte, o inglês é falado e compreendido.

Como se deslocar

Uma das opções para se deslocar pela Arábia Saudita é alugando um carro, essa é uma das opções mais sugeridas pelos turistas que já passaram pelo país, porque o turista alugando um carro ele tem mais autonomia de onde ele quer ir e os seus horários.

A Carteira de Habilitação Brasileira é aceita na Arábia Saudita durante o período de visto do turista, porém a Carteira Internacional de Habilitação é a mais recomendada, os turistas habilitados podem sim alugar carros na Arábia Saudita.

Outra opção de como se deslocar no país é por meio dos transportes públicos, as maiores cidades do país possuem uma grande variedade de transportes.

O uso de carros de aplicativos é outra das opções presentes para se deslocar na cidade, eles são muito comuns principalmente nas grandes cidades. 

Seguro viagem é a segurança que você precisa!

Conhecer a Arábia Saudita sem um seguro viagem não é uma das melhores opções já que sem esse serviço você estará sem proteção alguma caso algo dê errado na sua viagem.

A Melhor Seguro oferece ótimos pacotes de seguro viagem e é a empresa mais confiável no ramo, acesse o site da Melhor Seguro e contrate o seguro viagem ideal para a sua viagem. 

A Arábia Saudita aguarda você

A Arábia Saudita é um dos países mais fechados do mundo, mas isso está mudando e o turismo no país é lindo, com lindas cidades, uma deliciosa culinária e paisagens de tirar o fôlego.

Veja Também:

Taggeado em: