Lourdes é uma das cidades mais importantes para os católicos de todo mundo, a peregrinação para conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é feita por religiosos de todo o mundo.

Outro local de extrema importância em Lourdes é a Gruta de Massabielle, esta gruta é um dos lugares em que a Virgem Maria fez uma das suas aparições.

Mas Lourdes não se resume apenas a isso, vem com a gente descobrir todos os melhores destinos que Lourdes tem a lhe oferecer.

Onde fica Lourdes?

Lourdes é uma das principais cidades turísticas da França, ela possui cerca de 15 mil habitantes e uma área de 37 km² de muitas belezas naturais e urbanas para você conhecer.

Essa linda cidade francesa fica localizada mais especificamente próximo às montanhas no departamento dos Altos Pirenéus na região sudeste da França a Occitânia.

Como chegar a Lourdes na França?

Para chegar em Lourdes na França você pode pegar voos saindo do Brasil direto para a frança chegando pelo aeroporto internacional Tarbes-Lourdes-Pyrénées.

Mas caso você queira visitar outras cidades francesas como por exemplo Paris, Bordeaux ou Toulose saindo dessas cidades, você pode pegar um TGV que é um trem de alta velocidade.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

A melhor época para viajar para Lourdes

A melhor época do ano para você visitar Lordes vai depender do que você deseja fazer na cidade ou do seu tipo de clima favorito, vem conosco descobrir qual época do ano é a ideal para você.

A nossa primeira opção é o inverno, essa estação em Lourdes começa em dezembro e vai até março e as temperaturas variam muito de acordo com os meses que vai de 6° a 10° graus Celsius.

O inverno é uma ótima época do ano para você fazer os passeios religiosos na cidade como por exemplo, visitar o Santuário Nossa Senhora de Lourdes e conhecer a Gruta de Massabielle.

Outra ótima opção é visitar Lourdes durante a primavera, está agradável estação do ano se inicia no mês de março e vai até junho, suas temperaturas podem variar entre 10° a 16° graus Celsius.

As temperaturas durante a primavera começam a esquentar então esta época do ano é uma das melhores para você fazer um lindo passeio pela cidade a pé ou de bicicleta e conhecer ótimos cafés e restaurantes.

Umas das melhores épocas para visitar Lourdes sem sombra de dúvidas é durante o verão, nela as temperaturas variam entre 20° a 21° graus Celsius e se dá início no mês de junho e acaba no mês de agosto.

Um dos melhores passeios para se fazer no verão é subir no Pic du Jer por meio de trilhas para observar as lindas paisagens que surgem durante está linda e quentinha época do ano.

O que fazer em Lourdes

Lourdes é conhecida principalmente pelo seu turismo religioso e por possuir uma das igrejas mais lindas de toda a Europa, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Porém Lourdes é muito mais do que igrejas e religiosidade, vamos descobrir juntos os melhores pontos turísticos dessa linda cidade localizada no interior da França.

Santuário de Lourdes, França

Santuário de Lourdes, França

O primeiro destino na cidade sem dúvidas é um dos mais conhecidos o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, ele foi construído em cima da famosa gruta em que a Virgem Maria fez uma das suas aparições.

A grande maioria dos seus visitantes são católicos que possuem uma grande conexão com a Virgem Maria e com a igreja em si.

Mas uma parte dos seus visitantes são aqueles que gostam de visitar construções que são consideradas grandes artes arquitetônicas e é isso que o santuário é! Além de possuir um belo acervo artístico no seu interior.  

Realize o seu sonho com segurança

Para que a realização desse sonho de conhecer Lourdes seja completamente seguro, é muito importante que você contrate um ótimo seguro de viagem para que caso algo dê errado durante ela você esteja bem assegurado.

E é para deixar a realização do seu sonho mais e mais seguro que a Melhor Seguro está no mercado! Nós possuímos os melhores pacotes de seguro viagem que você vai encontrar.

Acesse nosso site e fique por dentro dos nossos preços e das nossas opções de seguro para tornar a sua viagem muito melhor e despreocupada.

Pico do Jer

Pico do Jer

O pico de Jer é um grande pico que fica localizado ao extremo sul da cidade de Lourdes, ele faz parte de um conjunto de montanhas que levam o nome de Pireneus, essa cordilheira se estende por 430 km.

Para deixar tudo mais mágico, esta enorme cordilheira cria uma divisa natural entre a Espanha e a França.

Há duas principais atividades para você fazer no pico do Jer, você pode escolher se vai subir no pico pelo teleférico que possui uma vista incrível para os arredores ou se você vai subir pelas trilhas.

Ambas opções são incríveis e as duas possuem vistas deslumbrantes durante todo o trajeto, você pode admirar a vista no alto da colina ou no Haut de Lourdes provando pratos com a gastronomia local.

Château Fort

Château Fort

O magnífico Château Fort é um castelo de arquitetura medieval localizado em Lourdes, o castelo por muitas vezes durante a história serviu como defesa e como abrigo para a população da cidade.

Ele conta uma história de cerca de 1.000 anos, ao conhecê-lo você tem a sensação de voltar no tempo, atualmente essa grande construção militar serve como um museu e monumento histórico da França.

Gruta de Lourdes, França

Gruta de Lourdes, França

A Gruta de Lourdes também é conhecida como gruta de Massabielle, ela é um dos lugares mais sagrados pelos católicos do mundo todo pois foi o lugar em que a Virgem Maria apareceu para a jovem Bernadette Soubirous em 1858.

Atualmente a gruta fica localizada embaixo do Santuário de Lourdes e você pode visitá-lo e fazer orações para a querida santa católica. 

Lourdes Plage

O magnífico lago de Lourdes fica localizado apenas 3 km do centro da cidade e é um ótimo lugar para levar a família e amigos durante a sua estadia na cidade.

O lago possui cerca de 9 km e possui uma das vistas mais bonitas dos Pirineus, é um ótimo lugar para relaxar e curtir o momento com as pessoas que você mais ama.

É possível fazer muitas atividades no lago como por exemplo canoagem, pesca, stand-up paddle e entre outros, andar de bicicleta próximo ao lago é uma das incríveis atividades que você pode fazer fora dele.

Museu dos Pireneus

Museu dos Pireneus

O Museus dos Pirineus é um museu como dito anteriormente que está localizado dentro do Château Fort, ele é classificado como o museu da França e possui um dos acervos mais ricos em história do país.

O seu grande acervo conta a história dos franceses, espanhóis, pireneus, como era o estilo de vida da época da construção e muito mais! Vale muito a pena conhecê-lo.

Le Cachot

O Le Cachot ou a masmorra em português é o local onde a família da jovem Bernadette morou durante o inverno de 1857, eles acabaram morando neste lugar pequeno e frio porque a família ficou desempregada.

Mas foi por pouco tempo depois que a jovem Bernadette saiu do cômodo e foi procurar folhas secas e acabou indo na gruta de Lourdes e sem querer viveu umas das experiências mais incríveis da vida dela, a própria Virgem Maria lhe fez uma aparição.

Moulin de Boly

Seguindo pela história da jovem e sortuda Bernadette, está é a casa que ela morou com a família até completar 10 anos de idade, um tempo antes dela encontrar com a Virgem Maria.

Aqui você pode fazer um tour e descobrir como era a vida da jovem, durante a sua infância ela chegou a apelidar o moinho como o “moinho da felicidade”.

La Ferme du Bon’Air

La Ferme du Bon’Air

La Ferme du Bon’Air é um lindo parque que é um ótimo destino para ir com a família e amigos principalmente se você tiver com crianças, pois lá possui vários animais para que a criança possa ter contato.

Neste parque também possui uma pista de kart para você se divertir com os amigos e uma área para fazer deliciosos piqueniques aproveitando a brisa e a vista do local.

Comidas típicas da região

A gastronomia de Lourdes é bem semelhante à gastronomia do sudeoeste francês, ela possui pratos extremamente saborosos como o cassoulet que para nós brasileiros se parece muito com os ensopados.

Outros famosos pratos que estão na gastronomia de Lourdes são os saborosos magret de pato que vem acompanhados de saborosas batatas e um magnífico ratatouille.

Mas não são só de salgados que a gastronomia desta linda cidade do interior da frança é especialista, eles fazem ótimas sobremesas como o Millas que nada mais é que um pudim feito a base de farinha de milho e o praliné que é uma sobremesa feita com amêndoas e açúcar.

E para facilitar sua vida e poupar o seu precioso tempo, nós fizemos uma lista com os melhores restaurantes da região, segue a lista e tenha um ótimo apetite:

  • O Piment Rouge;
  • Le Palacio;
  • Le Bodegon;
  • Le Chalet de Biscaye;
  • Alexandra By Le Bon Sens;
  • Le Parc;
  • Les 100 Culottes;
  • Eleanor Restaurant;
  • Le Navarre.

Onde se hospedar em Lourdes

Nós sabemos que para uma viagem ser incrível a hospedagem deve ser bem confortável e segura para nós e para nossa família.

E é pensando nisso que fizemos uma lista das duas melhores regiões para você se hospedar em Lourdes.

A primeira é a hospedagem do lado esquerdo do majestoso rio Gave de Pau, certamente est é uma das melhores localidades em Lourdes pois é deste lado do rio que fica localizado os principais pontos turísticos da cidade.

Nessa região também existe uma ótima variedade de lojas e restaurantes para você visitar com a sua família e comprar presentes para os seus entes queridos.

A segunda melhor região para você se hospedar em Lourdes é o lado direito do rio Gave de Pau, esta região possui uma grande variedade de lojas, ótimos bares e muito mais lugares para você se hospedar do que o lado esquerdo, lá possui desde hospedagens mais simples até hotéis de luxo.

Essa região possui ótimos pontos turísticos próximos também, como o Museu dos Pireneus e o Château Fort e caso você queira visitar os outros pontos turísticos basta apenas atravessar a ponte Saint-Michel.

Criamos também uma lista com ótimos hotéis localizados em Lourdes:

  • Hôtel Majestic;
  • Hotel Saint Sauveur;
  • Panorama Hotel;
  • Belfry & Spa by Ligne St Barth;
  • Best Western Hotel BeauSejour Lourdes;
  • Grand Hotel Moderne;
  • Grand Hotel Gallia Chapelle & Spa Nuxe;
  • Helgon Hotel;
  • Hotel Sainte Marie;
  • Le Rive Droite Hotel & Spa.

Curiosidades 

Como toda cidade turística, é sempre bom pesquisar muito bem antes de visitá-la, vem com a gente descobrir as melhores curiosidades e dicas de Lourdes.

Uma das curiosidades mais importantes desta bela cidade é que a maioria das suas lojas e restaurantes fecham no domingo, então fique esperto e tenha sempre um plano b.

Uma ótima diquinha sobre Lourdes é que como a cidade é pequena tudo é muito perto então caso você queira fazer um passeio pela cidade a pé nós aconselhamos você a levar sapatos bem confortáveis.

Qual foi o milagre de Lourdes?

O milagre de Lourdes foi que no ano de 1858 a virgem Maria mãe de Jesus Cristo fez uma aparição para uma jovem local e pediu que ela cavasse um burado no chão da gruta e milagrosamente surgiu uma fonte de água que corre até os dias atuais.

A Virgem Maria fez outras 16 aparições para a jovem cristã por cerca de cinco meses, todas essas aparições a santíssima transmitia alguma mensagem para a jovem. 

Qual é o significado do nome de Lourdes?

O lindo significado do nome da cidade tem muito haver com os picos que a rodeiam, Lourdes significa em basco “lorde” e esta palavra em francês significa escarpa que se refere a uma altura rochosa alta.

Conheça Lourdes com segurança

Agora que você já conhece muito mais sobre essa cidadezinha milagrosa que fica localizada no interior da França, tenho certeza que você vai querer visitá-la.

Mas lembre-se de viajar sempre com segurança e é para isso que a Melhor Seguro está aqui, nós possuímos os melhores pacotes de seguro viagem do mercado com os melhores preços e com a segurança que você merece.

Lourdes a cidade milagrosa

Lourdes vai muito além de ser apenas uma cidade religiosa, ela possui inúmeros pontos turísticos que merecem ser explorados por você, ela também possui uma das melhores gastronomias da França e ótimos bares e restaurantes.

Vem viajar para Lourdes com sua família e amigos e construa lindas memórias conhecendo cada cantinho do interior da França. 

Veja Também:

Taggeado em: