Se você já pensou em fazer um tour pelas cidades européias, saiba que fazer um mochilão na Europa é uma das formas mais econômicas e flexíveis de fazer isso.

Possivelmente você já sabe que o continente europeu oferece diversos destinos e atrações para quem gosta de história, cultura e arte, mas como fazer um mochilão na Europa?

Neste post, você vai descobrir as melhores dicas para planejar e realizar seu sonho de viajar de mochilão pela Europa. 

Como planejar um mochilão pela Europa?

Antes de partir para a sua aventura de mochilão na Europa, é fundamental fazer um planejamento bem detalhado. Isso porque todo tipo de viagem pode apresentar algumas surpresas inesperadas, e com o mochilão não seria diferente.

Então quanto mais planejada estiver sua viagem, menos preocupações vai precisar ter enquanto estiver conhecendo os destinos do seu roteiro.

Confira, a seguir, algumas das etapas fundamentais que você precisa seguir para se organizar.

Seguro viagem para Europa por 7 dias:

Tenha atenção com as finanças

Um dos primeiros passos é estabelecer um orçamento que atenda às suas necessidades e esteja alinhado às suas condições financeiras. 

Viajar pela Europa normalmente demanda muitos gastos, mesmo na modalidade de mochilão, então é importante pesquisar os custos que vai ter com transportes, refeições, acomodações e compras.

Outra dica é reservar um valor para situações de imprevistos e emergências.

Defina os roteiros

A Europa é um continente muito amplo, então vale pensar quais países e cidades você deseja conhecer. 

Para definir o seu roteiro de mochilão pela Europa, a dica é entender quais são seus principais interesses e quais atrações não podem faltar na sua viagem.

Pesquise por passagens aéreas

Outro ponto importante no planejamento é a pesquisa por passagens que ofereçam o melhor custo-benefício. 

Utilize sites de busca para encontrar voos com maiores ofertas, reservando seu voo com antecedência.

O site Passagens Promo pode ajudar você a comparar os melhores preços e as possíveis datas para viajar com mais economia.

Garanta um mochilão com mais segurança

Viajar de mochilão é uma aventura e tanto, mas você não deve abrir mão da sua segurança.

Escolha o Melhor Seguro para evitar preocupações e aproveitar sua viagem ao máximo

Prepare os documentos necessários

Além de ter um passaporte válido, é importante saber se os destinos do seu roteiro necessitam de um visto. Por isso, antes de viajar, é importante verificar quais documentos são necessários para cada local.

É preciso verificar se sua carteira de identidade (RG) está atualizada, e é indicado levar uma cópia tanto do RG quanto do passaporte, além dos documentos originais.

Você também deve atualizar seu cartão de vacinas e investir em um seguro viagem para evitar preocupações com sua saúde.

Planeje as hospedagens

Quer se acomodar em lugares acessíveis? Normalmente os mochileiros optam por se hospedar em hostels, albergues e apartamentos compartilhados para economizar mais.

Dicas para economizar em um mochilão pela Europa

Fazer um mochilão na Europa é uma experiência que pode trazer aprendizados para a vida toda, mas é importante analisar o lado financeiro dessa aventura.

Com um planejamento antecipado, é possível aproveitar a viagem sem gastar mais do que a sua condição ordena. Então confira a seguir as melhores dicas para curtir o mochilão, protegendo seu bolso.

Escolha os países mais baratos

Ao definir o seu roteiro, é válido pensar no custo de vida de cada um dos destinos. Há países europeus que são ótimas escolhas para quem não quer gastar muito. Entre eles estão:

  • Bulgária: preços acessíveis para hospedagem, alimentação e transportes;
  • Hungria: Budapeste oferece preços acessíveis e uma boa diversidade de atrações;
  • República Tcheca: Praga pode oferecer passeios econômicos, apesar de ser uma cidade muito visitada por vários turistas;
  • Polônia: as cidades de Varsóvia e Cracóvia são ótimas opções para quem busca refeições e hospedagens com melhor custo-benefícios;
  • Romênia: uma cidade que apresenta várias opções de lazer e, ainda mais economia em atividades e hospedagem é Bucareste.
Mochilão Europa

Viaje com poucas coisas

Independente de quais destinos você escolher, é indicado levar poucas coisas ao fazer um mochilão. Isso ajuda você a gastar menos em taxas de bagagem e, ainda, ter como se locomover com mais facilidade. Para isso, vale:

  • fazer uma lista com o que é mais necessário levar;
  • escolher uma mochila confortável com tamanho adequado para levar o que é essencial;
  • roupas que podem ser utilizadas várias vezes e que sejam fáceis de combinar.

Faça uso dos trens

Os trens são os meios de transporte mais econômicos para quem quer se deslocar entre as cidades e os países europeus. 

Opte pelo transporte público

Além dos trens, muitos turistas tendem a caminhar a pé ou utilizar o transporte público local, como ônibus e metrôs, que são mais acessíveis do que táxis e carros.

Escolha passeios gratuitos

Há muitas cidades na Europa que oferecem tours a pé gratuitos, o que é uma ótima opção de lazer para quem deseja passear e conhecer mais a história de cada lugar. 

Além disso, é válido pesquisar quais atrações turísticas e locais oferecem entrada gratuita ou descontos em determinados horários e dias da semana.

Aproveite para fazer seu mochilão pela Europa com mais segurança

Você pode economizar sem deixar a sua saúde e o seu bem estar de lado durante a viagem. 

Escolha o Melhor Seguro para viajar com mais tranquilidade.

Viu só como é possível fazer um bom mochilão pela Europa sem gastar muito? Esperamos que você consiga dar o primeiro passo no seu planejamento, seguindo as dicas que reunimos, para realizar esse sonho.

Veja Também: