Você planeja conhecer os territórios germânicos, mas ainda não sabe o que fazer na Alemanha? Esse país é rico em história, cultura, vida noturna, paisagens naturais e urbanas para todos os tipos de viajantes.

Neste artigo, você vai descobrir coisas legais para fazer na Alemanha, o que fazer no verão e no inverno, além de dicas importantes para planejar sua viagem com mais segurança. Confira!

O que fazer na Alemanha?

A Alemanha é um dos países mais visitados no mundo e, por oferecer tantas atrações, muitas pessoas se perguntam o que conhecer na Alemanha. Ao pensar nesse país, é comum lembrar de alguns destinos, como Berlim, Hamburgo e Munique, por exemplo.

Porém, é possível ir além dessas cidades mais conhecidas e se encantar com alguns outros lugares no interior da Alemanha, como castelos e florestas.

Veja as dicas que reunimos a seguir!

No verão

Durante o verão, as cidades alemãs contam com diversas atividades ao ar livre. Então esse período é perfeito para você que deseja conhecer paisagens naturais, usar roupas mais leves, fazer passeios a pé e aproveitar lugares a céu aberto.

Aqui estão algumas sugestões para quem deseja conhecer Alemanha no verão:

  • conhecer os mercados de rua: entre maio e setembro, há mercados de rua em diversas cidades alemãs, onde é possível encontrar alimentos fresquinhos e itens do artesanato local;
  • fazer um passeio de barco pelo Rio Reno: esse passeio é uma ótima dica para quem deseja conhecer as paisagens das vinícolas, ver castelos medievais e descobrir outras cidades ao longo do caminho;
  • andar de bicicleta pela cidade: as cidades alemãs são conhecidas por ter ciclovias seguras e estruturadas, então você pode aproveitar para alugar uma bicicleta e percorrer espaços rurais, como a Rota do Vinho do Mosela ou Rota do Ciclo do Rio Elba;
  • ir a festivais de verão: durante os meses de verão, é possível ir a uma série de festivais de música, entre eles o Rhein in Flammen, que é um espetáculo de fogos de artifício ao longo do Rio Reno.

Seguro viagem para Europa por 7 dias:

No inverno

Agora se você quer saber o que fazer na Alemanha no inverno, é importante saber que esse período é perfeito para quem ama decoração de Natal e paisagens envoltas por neve.

Aqui estão algumas das melhores atividades para aproveitar o inverno alemão:

  • visitar mercados de Natal: esses mercados são bastante tradicionais na Alemanha e oferecem iguarias locais e presentes artesanais para quem ama o clima de festa natalina;
  • esquiar nos Alpes: essa é uma ótima dica para quem gosta de esportes de inverno, pistas de esqui, trilhas de caminhadas na neve e paisagens inesquecíveis;
  • visitar os castelos alemães: os castelos ganham um charminho a mais no tempo de inverno, pois ficam com suas torres cobertas de neve, e alguns dos mais visitados são o Castelo de Heidelberg e o Castelo de Hohenzollern.

O que é preciso fazer para entrar na Alemanha?

Se você é do Brasil e deseja viajar para Alemanha, veja o que precisa fazer nas seguintes etapas:

  • veja se seu passaporte está válido por pelo menos seis meses;
  • saiba quanto tempo você deseja ficar por lá: caso vá passar mais de 90 dias para estudar, trabalhar ou prolongar sua estadia, será preciso solicitar um visto específico;
  • invista em um seguro saúde para cobrir despesas médicas e evitar qualquer tipo de preocupação;
  • tenha uma passagem de volta para apresentá-lo quando chegar lá ou quiser visitar um outro destino antes de voltar para o Brasil.

Outro detalhe importante é manter todos os seus documentos pessoais atualizados antes de viajar.

O que não posso deixar de fazer na Alemanha?

Como é possível observar, a Alemanha tem muito a oferecer para seus visitantes. Por ser um país repleto de história, cultura e belezas naturais, o país também oferece atrações imperdíveis para quem deseja ter uma viagem inesquecível.

Veja algumas dicas a seguir!

  1. Portão de Brandemburgo

Localizado em Berlim, o Portão de Brandemburgo foi inaugurado em 1971, tem estilo neoclássico, lembrando as construções da Acrópolis de Atenas, e possui 26 metros de altura.

Este monumento histórico representa a reunificação do país e, ainda, oferece uma ótima vista da cidade, sendo uma ótima opção de lugar para conhecer e tirar fotos.

  1. Memorial do Holocausto

Ao visitar Berlim, vale reservar um tempo para visitar o Memorial do Holocausto, que é uma experiência muito reflexiva e de homenagem a quem vivenciou esse período traumático. 

  1. Castelo de Neuschwanstein

Localizado na pitoresca cidade de Füssen, o Castelo de Neuschwanstein é uma dica de passeio para quem ama contos de fadas. Esse castelo foi construído no século XIX e não foi nada menos do que a inspiração para o castelo da Cinderela da Disney.

Por lá, você pode conhecer salões luxuosos, jardins e uma vista deslumbrante dos Alpes.

O que fazer na Alemanha

Quer viajar para as cidades da Alemanha com segurança?

O Melhor Seguro oferece suporte 24 horas em qualquer lugar do mundo, e é uma ótima escolha para você que deseja aproveitar o melhor da sua viagem.

Escolha o melhor seguro.

  1. Castelo Imperial de Nuremberg

Se você gosta de história, o Castelo Imperial de Nuremberg é cheio de muralhas, torres e edifícios, oferecendo uma visão histórica que remonta ao século XI. 

  1. Castelo de Heidelberg

E por falar em castelo, o Castelo de Heidelberg é um dos mais procurados por quem visita as terras germânicas. Esse castelo renascentista oferece uma vista única da cidade e fica próximo à Ponte Velha, onde é possível ter uma bela visão do castelo.

  1. Catedral de Colônia

A Catedral de Colônia é patrimônio mundial da UNESCO e oferece uma ótima vista do horizonte de Colônia. 

Se você quiser se encantar com uma vista panorâmica da cidade, vale a pena subir os 533 degraus até a plataforma de observação para fazer registros incríveis por lá.

  1. Miniatur Wunderland

Você gosta de miniaturas e trens? O Miniatur Wunderland, em Hamburgo, é o maior modelo de ferrovia em miniatura do mundo, oferecendo uma experiência satisfatória para crianças e adultos.

  1. Campo de Concentração de Sachsenhausen

O Campo de Concentração de Sachsenhausen é recomendado para conhecer mais sobre a história do país durante a Segunda Guerra Mundial. Por lá, você pode conhecer edifícios preservados, descobrir mais informações sobre a guerra e refletir sobre esse período.

  1. Floresta Negra

A Floresta Negra reúne paisagens naturais, atrações de tradição cultural e pratos típicos da Alemanha. Se você gosta de trilhas para caminhadas, esse passeio é uma ótima escolha.

Aproveite para visitar as cidades de Triberg e Freiburg, visitar as casas típicas de enxaimel e saborear as tortas de cereja da região.

Cidades para conhecer na Alemanha

Além das atrações imperdíveis que já falamos neste post, há algumas cidades importantes que você deve visitar para descobrir o que fazer na Alemanha durante sua estadia.

Para conhecer o melhor que o país tem a oferecer, as principais dicas de cidades da Alemanha que você deve ir são:

  • Berlim, que é cheia de museus, vida noturna, arte e história;
  • Munique, que mescla aspectos da tradição e da modernidade;
  • Hamburgo, cidade portuária próxima ao rio Elba;
  • Frankfurt, moderna e cosmopolita, essa cidade é conhecida como o centro financeiro da Alemanha;
  • Colônia, famosa pela sua catedral gótica e suas ruas de paralelepípedos;
  • Dresden, que combina arquitetura barroca, com paisagens naturais e uma vasta história cultural;
  • Düsseldor, uma cidade moderna que é conhecida principalmente por moda e arte contemporânea;
  • Füssen, localizada nos Alpes bávaros, ela é ótima para fazer caminhadas pelas ruas, o centro e as paisagens ao redor.

Se você quer aproveitar bem sua visita às cidades, é importante priorizar sua segurança.

Como viajar para a Alemanha de forma mais segura?

O Melhor Seguro é uma plataforma que reúne diversas seguradoras e faz parte do maior ecossistema de turismo da América Latina, a BeFly.

Encontre o seu seguro viagem com o melhor preço.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que este post tenha ajudado você a saber o que fazer na Alemanha para planejar sua viagem da melhor forma. Continue de olho em nosso blog para conferir mais dicas!

Veja Também: