Certamente você já ouviu falar na França, pois o país é um dos destinos mais visitados de todo o mundo, recebendo cerca de 80 milhões de turistas anualmente.

Situado no centro da Europa e vizinho de grandes potências europeias como Alemanha, Espanha e Itália, o país possui fama pela sua culinária tradicional, suas vinícolas, sua charmosa estrutura arquitetônica e pelas suas belas praias e montanhas.

Porém, além de um simples ponto turístico, a França tornou-se um dos principais destinos para aqueles que desejam morar na Europa e isso deve-se a uma série de fatores.

Pois bem, aqui você vai descobrir as principais vantagens de morar no país e algumas outras informações importantes caso você pretenda se mudar para lá. Venha conferir!

Como faço para morar na França legalmente?

Morar na França

Todo mundo que saí para morar em outro país não quer ter que morar de forma ilegal no novo território. Para evitar que isso aconteça em um país como a França é fundamental que a pessoa esteja com o visto apropriado.

Ou seja, se alguém está lá para estudar, deve-se garantir um visto de estudante, agora se foi em busca de emprego, é necessário adquirir o visto de trabalho.

Por isso, para que não haja nenhum contratempo durante a estadia no país, a pessoa deve solicitar o visto apropriado. Vale mencionar também que podem residir na França aqueles que possuem cidadania da UE (União Europeia).

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Documentos para imigração

Ao entrar na França o turista deve passar pela imigração, lá são pedidos alguns documentos importantes como passaporte, comprovante de rendimentos, comprovante de reserva de hospedagem e seguro viagem (com uma cobertura de pelo menos 30 mil euros).

A exigência desses documentos pode sofrer algumas variações de acordo com o visto de cada um. Por isso, se você pretende ir pra França, busque se informar sobre esses itens, pois apenas em posse deles é que você poderá entrar no país.

Visto

Devido ao fato da França fazer parte do Tratado de Schengen, o visto não é necessário para ficar no país, porém isso só é válido por um período de até três meses.

Ou seja, para aqueles que vão passar um tempo maior do que 90 dias no país é essencial solicitar esse documento.

Além disso, desde o ano de 2021, o país também exige de seus visitantes a apresentação do ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).

Para adquiri-lo é simples, basta fazer a solicitação na internet e aguardar a sua emissão.

Carte Vitale

Os turistas podem adquirir na França o Carte Vitale que é uma espécie de plano de saúde. Aqueles que solicitam esse documento poderão ter uma cobertura de mais 50% de eventuais despesas hospitalares.

O serviço, que é custeado pelo governo da França, é uma ótima pedida para as pessoas que desejam viajar com segurança e sem preocupações.

O Carte Vitale pode ser requerido na CPAM (Caisse Primaire d’Assurance Maladie) por qualquer estrangeiro depois de um prazo de pelo menos 90 dias morando no país.

Carte de Séjour

Adquirir o Carte de Séjour (cartão de residência) é um requisito indispensável para os que desejam morar em território francês.

O documento funciona como meio de identificação dos turistas. Logo que entra no país, a pessoa deve ir até o consulado francês e solicitá-lo através do preenchimento de informações do Office Français de I’Immigration et de I’Intégration (Escritório Francês de Imigração e Integração).

Depois disso, basta aguardar por um período de aproximadamente 90 dias que você já terá o Carte de Séjour em mãos.

Viaje com segurança

Vai viajar até a França para saber se vale a pena morar no país? Então não deixe de garantir um bom seguro viagem. Isso porque, ao contrário do visto, o seguro é um item obrigatório para entrar no país.

Além da posse desse serviço, a França também exige que o plano contratado pelo turista possua uma cobertura de no mínimo 30 mil euros para emergências médicas.

Sendo assim, além da obrigatoriedade o seguro é essencial para a tranquilidade do viajante, uma vez que a seguradora contratada se encarregará de resolver os possíveis incidentes que surgirem durante a viagem.

Para achar o plano perfeito para as suas necessidades por um preço atrativo, acesse o site Melhor Seguro, lá você tem a opção de comparar as melhores coberturas do mercado.

Por isso não perca tempo, entre em contato com o time do Melhor Seguro e aproveite o melhor da sua viagem!

Custo de vida na França?

O custo de vida na França vai depender de uma série de fatores como modo de viver de cada um, cidade onde mora, o bairro e membros da família.

Mas sem dúvidas, uma das coisas que mais encarecem a estadia no país é a região em que a pessoa está localizada. Isso porque, as cidades mais movimentadas, como Paris, oferecem serviços mais caros do que lugares mais interioranos.

Evitar morar em áreas centrais também é uma boa alternativa para livrar-se dos altos preços. Nesse sentido, confira a seguir algumas das regiões mais econômicas para se viver na França:

  • Saint- Étienne;
  • Valence;
  • Brest;
  • Prpignan;
  • Mulhouse.

Qual o salário mínimo da França?

Tá pensando em morar na França? Então é interessante que você saiba o valor do salário mínimo do país.

No ano de 2024 o salário mínimo do país sofreu um reajuste, passando a valer 1766 euros, o que equivale a 11,65 euros por hora, já que a jornada de trabalho média por lá é de 35 horas por semana.

Caso a pessoa more em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos (como Paris), esse valor é suficiente para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida.

Vantagens de morar na França

Morar na França

Não importa se você está apenas de passagem ou se você mora na França, vantagens é o que não faltam para quem mora por lá.

Por isso, selecionamos alguns dos principais benefícios que o país oferece. Confira:

  • Instituições de ensino renomadas e acesso gratuito à educação de qualidade para crianças e jovens;
  • Sécurite Sociale: sistema de saúde eficiente e gratuito;
  • Boa mobilidade urbana: o país conta em suas cidades com meios de transporte público bem eficazes (como metrôs, tramways e trens) além de ruas e pistas em excelentes condições;
  • Bom clima: lá as estações são bem definidas e as temperaturas são agradáveis;
  • Culinária famosa: o país possui os melhores restaurantes do mundo e os cafés mais charmosos de toda a Europa;
  • Excelente localização: por estar no centro do continente, a França está próxima de importantes países europeus como Bélgica, Alemanha e Espanha;
  • Belezas naturais: o país conta com paisagens dignas de filme, compostas por montanhas, vinícolas e belas praias;
  • Ricas atrações históricas e culturais: na França está localizado um dos maiores museus de arte do planeta (Louvre), além de teatros e monumentos importantes.

Estudar na França

Estudar na França é, sem dúvidas, uma boa escolha, pois o país é reconhecido mundialmente pelo seu ensino de qualidade. Não é à toa, que o local é um dos mais procurados pelos estudantes de intercâmbio.

Os estrangeiros possuem auxílio para estudar no país por meio do Campus France que é uma plataforma criada pelo governo francês que concede bolsas de estudo para pessoas de outras nacionalidades.

Trabalhar na França

Devido ao constante desenvolvimento do país, a França possui uma economia ativa e um mercado de trabalho bem abrangente. Por isso, o que não falta no país são boas oportunidades de trabalho em variados setores.

Nesse sentido, confira alguns dos campos com melhores possibilidades de crescimento:

  • Indústria de alimentos;
  • Indústria aeroespacial;
  • Construção civil;
  • Agronegócio;
  • TI.

Apesar desses setores demandarem a realização de cursos superiores ou especializações, também existem empregos interessantes para os que não possuem nenhum diploma e mesmo assim desejam trabalhar na França seja como faxineiro, baby-sitters, entregadores ou atendentes.

Investir na França

Uma informação interessante para quem pretende morar na França é que ao realizar um investimento no país a pessoa pode conseguir um visto que lhe garanta o direito de residir no local.

Porém, existem alguns requisitos para que alguém possa adquirir esse benefício, como possuir mais de trinta por cento do capital de uma companhia atuante no país ou gerar mais de 40 empregos diretos por lá.

Cidades da França para morar

Por mais que não seja um país de grandes extensões territoriais, a França conta com cidades que se diferenciam muito umas das outras.

Nesse sentido, se você está planejando morar por lá é bom ficar por dentro das características das principais cidades francesas para que assim você possa escolher residir naquela que mais se adequa ao seu estilo de vida. Venha conferir!

Lille

Lille

Lille se enquadra como uma das cinco maiores cidades francesas. Próximo à capital Paris (apenas 225 km), os moradores de Lille podem visitar um dos lugares mais iluminados do mundo em pouco mais de duas horas de viagem.

Além disso, Lille também é um local interessante para os estudantes que fazem intercâmbio, pois a cidade conta com centros de ensino bem renomados.

Paris

Paris

Não dá para falar da França sem falar na cidade mais visitada de todo o país. Reconhecida mundialmente pelos seus monumentos, arquitetura, iluminação, museus e restaurantes, Paris possui um charme todo especial.

A cidade é bastante movimentada, por isso ela oferece boas oportunidades de emprego para quem deseja trabalhar na França.

Porém, um dos pontos negativos da cidade mais romântica do mundo é o elevado custo de vida que seus moradores têm que lidar.

Lourdes

Destino obrigatório para os católicos, a cidade de Lourdes possui diversos santuários cristãos que atraem milhares visitantes durante todo o ano.

Ao contrário da capital Paris, Lourdes é um local menos agitado e que transmite maior tranquilidade.

Além de um grande destino religioso, a cidade também é interessante para os estrangeiros que pretendem morar no país, pois há por lá grandes oportunidades de trabalho no ramo do turismo.

Lyon

Lyon

A cidade de Lyon é perfeita para os que se interessam pela área de pesquisa e inovação tecnológica, pois ela conta com laboratórios de ponta.

Não é por acaso que a cidade é um dos lugares mais procurados pelos estudantes de todo o mundo. Tida como uma das três maiores cidades do país, Lille está em constante crescimento, por isso seu mercado de trabalho é bem atrativo.

Cassis

Para os que querem desfrutar das belezas naturais que a França tem a oferecer, não dá para deixar de lado uma visita a cidade de Cassis.

Cassis é mundialmente conhecida pelas suas praias paradisíacas. Porém a cidade em si também é um show à parte, pois ela conta com diversas lojinhas de artesanato e ruas que parecem ter saído de um cenário de filme.

Embarque para França com o Melhor Seguro

Até aqui já deu pra você ter uma boa noção sobre a França, não é mesmo?

E talvez por isso você esteja, mais do que nunca, interessado em viajar para o país. Pois então, essa é a hora certa de você começar a se organizar para garantir um seguro viagem.

Isso mesmo, esse tipo de seguro é indispensável para qualquer viajante, pois oferece coberturas importantes como despesas hospitalares, translado, cancelamento de voo e perda de bagagem.

Pensando em te ajudar na escolha do seguro viagem ideal para você, foi que a plataforma do Melhor Seguro foi desenvolvida. Através dela, no conforto de sua casa você consegue fazer a cotação e contratação desse serviço.

Entre já em contato com o time do Melhor Seguro e viaje despreocupado!

Não deixe de visitar a França

Não importa a época do ano, visitar a França sempre será um show à parte. O país tem atrações para todos os gostos.

Por exemplo, pros amantes do frio europeu, vale a pena conhecer os Alpes franceses. Agora para os que não dispensam um bom banho de mar não dá pra deixar de visitar as belas praias da região.

Castelos charmosos, pistas de esqui, monumentos importantes e vinhedos cinematográficos: essas são apenas algumas das diversas belezas que o país reserva.

Por isso, o que você está esperando? Faça parte das mais de 70 milhões de pessoas que visitam a França anualmente e embarque nessa experiência inesquecível!

Veja Também:

Taggeado em: