Talvez você já tenha ouvido falar nos principais pontos turísticos do Peru, como Cusco e Machu Picchu, e nunca sequer ouviu algo sobre a pequena cidade de Puno.

Embora pouco conhecida, a cidade não deve deixar de estar incluída como uma das grandes atrações do país. A mistura do excêntrico com o contemporâneo tornam o local um destino todo especial.

Os encantos que Puno reserva aos seus visitantes são muitos, desde a beleza natural do icônico Lago Titicaca- um dos mais altos de todo o mundo, até a riqueza histórica dos povos pré-colombianos que habitaram por muito tempo a região.

A cidade peruana também é conhecida como “capital folclórica do Peru”. Não é à toa, que ela atrai cerca de um milhão de visitantes todos os anos, muitos deles interessados em desvendar os segredos e os costumes tradicionais dos povos andinos.

Quer descobrir um pouco mais sobre esse destino imperdível? Então, acompanhe a leitura!

Onde fica Puno?

A cidade de Puno está situada na região sul do Peru, mais especificamente em um local chamado Planalto Andino.

Localizada a aproximadamente 3820 metros de altitude, em relação ao nível do mar, Puno se enquadra como uma das cidades mais altas do mundo. A região em que se encontra a cidade faz divisa com um dos países sul-americanos: Bolívia.

Da capital do país (Lima) até Puno são cerca de 1294 km, já em relação a um dos pontos turísticos mais famosos do país, que é a cidade de Cusco, são cerca de 400 km de distância.

Seguro Viagem para América do Norte por 7 dias

Como chegar a Puno, Peru

Existem várias maneiras de chegar até Puno. Se você encontra-se no Brasil, por exemplo, você pode optar por ir até a cidade de avião.

Por mais que não haja voos diretos para lá, pois a cidade não possui aeroporto, o visitante pode embarcar direto para a capital do país ou até mesmo para a cidade de Cusco.

Existe também a possibilidade de pegar um voo direto para o Aeroporto Internacional Manco Cápac que está localizado na cidade de Juliaca, próxima a pouco mais de 30 km de Puno. Partindo de lá, basta pegar um táxi que em apenas trinta minutos você estará em seu destino.

Agora se você está em outra cidade do país, vale a pena pegar um ônibus, pois além de ser uma das alternativas de transporte mais baratas, também permite que o visitante desfrute das belas paisagens locais. 

Mas se você está em Lima, a melhor opção continua sendo o transporte aéreo devido à longa distância até a cidade (cerca de 1300 km).

Como é o clima em Puno?

Por mais que o país esteja bem próximo ao nosso país, o Peru possui um clima diferente do Brasil. Isso porque as temperaturas lá são mais baixas com termômetros marcando geralmente abaixo dos 20°C.

Tal fato deve-se à localização da cidade, pois como ela está a muitos metros acima do nível do mar o seu clima não costuma sofrer muitas variações ao longo do ano.

Entre os meses de outubro e abril é quando a temperatura costuma subir, porém nesse período também chove bastante.

Durante os outros meses do ano os termômetros chegam até abaixo de 0° C, por isso em qualquer época do ano é interessante

Quando ir a Puno?

A localização de Puno- quase 3830 metros de altitude- influencia significativamente na escolha da melhor época para visitá-la. Isso porque a cidade peruana é caracterizada pelo clima de altitude em que predominam temperaturas mais amenas.

Se você ama um clima mais frio vale a pena visitar a cidade entre os meses de julho a agosto, pois os termômetros facilmente marcam abaixo de 0° C. Porém, atenção, o desconforto causado pela rarefação do ar pode ficar ainda mais forte durante essa época.

Por isso, se você deseja muita conhecer Puno durante esse período é interessante que você se organize para passar um tempinho a mais por lá para que o seu corpo possa se acostumar com o clima da região, prevenindo, assim, qualquer tipo de mal estar.

Agora se você é daquele tipo de pessoa que passa longe das baixas temperaturas, então não deixe de ir até a cidade entre os meses de outubro a abril, pois nessa época a sensação térmica é mais agradável.

Por mais que costume chover durante esses meses, ainda dá pra aproveitar ao máximo todas as atrações que Puno tem a oferecer.

Dica para visitar Puno

Certamente uma das principais dicas para quem vai até Puno é a de se prevenir contra o soroche.

O soroche, popularmente conhecido como mal de altitude, refere-se a um mal estar físico que algumas pessoas costumam sentir quando vão para locais mais elevados. Os sintomas mais comuns desta condição são falta de ar, cansaço e dores de cabeça.

Isso acontece porque o corpo do indivíduo não está adaptado a pouca quantidade de oxigênio. Sendo assim, como já mencionamos, é bom que você reserve um tempinho a mais para visitar a cidade, pois esse tempo será importante para que você possa se aclimatar.

Além disso, no início da viagem, evite quaisquer atividades desgastantes. Respeite seu organismo e deixe que ele se adapte com calma a essas novas condições atmosféricas.

O que não pode deixar de conhecer!

Por mais que Puno não faça parte dos principais pontos turísticos do Peru, a cidade reserva aos seus visitantes atrações tão encantadoras quanto as da capital Lima e as da cidade de Cusco.

Isso mesmo, Puno tem um charme todo especial que começa pela sua localização. Situada próxima a imponente e majestosa Cordilheira dos Andes, o local parece ter saído de um cenário de filme.

Mas a cidade não se resume às belezas naturais, por isso que tal conhecer um pouco mais sobre as principais maravilhas que a região lhe reserva? Venha conferir!

Viaje assegurado

Para viajar para Puno, como para qualquer outro destino, é fundamental garantir um bom seguro viagem.

Porém, os vários tipos de planos podem dificultar sua escolha. Por isso, conte com o site Melhor Seguro!

Ele ajuda você a economizar tempo e dinheiro. Isso mesmo, com ele você não precisa mais passar horas na frente do computador procurando os melhores seguros.

Pois, através de poucos cliques você já consegue acionar auxílio com um dos profissionais da plataforma e através dele você poderá escolher a cobertura mais completa para as necessidades de sua viagem.

O site oferece também os melhores planos do mercado de turismo por valores exclusivos. Então não perca mais tempo, entre em contato com o time do Melhor Seguro e tenha uma viagem tranquila e segura.

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Não dá pra falar em Puno sem mencionar o seu principal ponto turístico: o Lago Titicaca que está localizado a quase quatro mil metros de altura.

Essa característica rendeu ao local o título de lago mais alto do planeta.

Com uma das paisagens mais emblemáticas da América Latina, o lago que encontra-se na divisa com a Bolívia conta com várias ilhas como Amantaní, Uros e Taquile.

Visitar estas ilhas é uma oportunidade única, pois o visitante pode desfrutar das belíssimas paisagens, bem como conhecer um pouco da cultura dos povos tradicionais que habitam essas regiões.

O turista também pode aproveitar ainda mais dessa experiência pernoitando em alguma das ilhas.

Museu Municipal Carlos Dreyer

O Museu faz referência a um grande artista e colecionador de artes alemão que viveu na cidade de Puno: Carlos Dreyer.

A casa onde Carlos morou funciona hoje como o principal museu da cidade. O local conta com um acervo riquíssimo, repleto de pinturas e peças que contam um pouco da história das civilizações antigas.

Mirador El Condor

Mirador El Condor

O Mirador El Condor é um dos maiores mirantes do Peru. No topo dele é possível ter uma visão privilegiada de todo Lago Titicaca, bem como da cidade de Puno.

No final da tarde é o horário que o mirante mais costuma receber visitantes, pois o pôr do sol lá de cima encanta qualquer um.

Parque Pino

Parque Pino

Embora receba o nome de parque, na verdade o local é uma belíssima praça. Erguida no século XX como forma de homenagear um dos grandes nomes da Guerra do Pacífico: Manuel de Pino.

Ao visitar o lugar vale a pena conhecer o Santuário da Virgen de la Candelaria que está situado nos arredores da praça.

Arco Deustua

O Arco Deustua refere-se a uma estátua que foi erguida como forma de homenagear os soldados peruanos que morreram durante as lutas em prol da independência do país.

O monumento está localizado próximo ao Parque Pino, por isso, não se preocupe, provavelmente você passará por ele para chegar até os pontos mais importantes de Puno.

Jirón Lima

Jirón Lima

Jirón Lima ou Calle Lima é uma avenida própria para pedestres que faz conexão com dois locais importantes dentro da cidade de Puno: a Plaza das Armas e o Parque Pino.

Em uma breve caminhada pela via é possível observar belas construções antigas, restaurantes, bares e lojas de artesanato.

Onde ficar em Puno, Peru?

Se você deseja mergulhar de cabeça na cultura local, se hospedar no centro histórico da cidade de Puno é uma boa pedida.

Isso porque, além das principais atrações e restaurantes estarem próximos à região, o local também é mais agitado e animado.

Agora, se você quer se hospedar em um local mais sossegado, busque reservas de acomodações que estão mais distantes da famosa Plaza das Armas e mais próximas do Lago Titicaca.

Onde comer em Puno?

No que se refere a gastronomia, Puno não deixa nada a desejar. Na cidade encontramos restaurantes bem interessantes, com alguns deles servindo pratos tradicionais como o ají de gallina.

A Plaza das Armas é uma boa opção para quem deseja comer bem, pois nos arredores dela encontramos o centro histórico da cidade com vários restaurantes renomados e tradicionais.

Outros lugares bem interessantes para você realizar um tour gástrico são nas margens do Lago Titicaca, na ilha Uros e numa área conhecida em Puno como Calle Lima.

Quantos dias devo ficar em Puno?

A quantidade de dias ideal para ficar em Puno vai depender muito de cada pessoa e do roteiro de viagem que foi planejado.

Porém, devido ao fato de Puno ser uma cidade pequena, dá para conhecer as suas principais atrações turísticas em apenas dois a três dias.

Agora se você incluir em sua programação uma visitação aos locais que não são tão badalados na cidade, como o Portal de Aramu Muru e o Complexo Arqueológico de Sillustani, é interessante que você reserve mais alguns dias para ficar por lá.

Dessa forma, você poderá desfrutar intensamente de seu passeio com calma e sem pressa.

Evite possíveis contratempos

Sem dúvidas, a última coisa que uma pessoa quer ter que lidar durante uma viagem de férias é com imprevistos. Além de causar muitas dores de cabeças, eles também podem acabar de vez com toda sua programação.

Por isso, garantir um seguro viagem é tão importante. Com esse serviço quaisquer incidentes que surgirem durante o seu passeio poderão ser solucionados e cobertos financeiramente pela seguradora contratada, tudo vai depender do plano adquirido.

Na página do Melhor Seguro você encontra toda a facilidade que você precisa na hora de adquirir seu seguro. Basta preencher algumas informações sobre seu destino e pronto! Você já pode comparar os preços e as coberturas dos planos no conforto de sua casa.

Quer passear por Puno com tranquilidade? Com o Melhor Seguro você consegue!

Puno está a sua espera

Se você quer fugir da agitação dos grandes pontos turísticos, então não deixe de visitar Puno, local que transborda calmaria e tranquilidade.

Pois é, a pequena cidade peruana tem um charme especial, pois além de abrigar o lago mais alto do mundo e uma parte da famosa Cordilheira dos Andes, Puno também transborda arte, cultura e história.

Depois de saber disso, o que você está esperando? Arrume logo suas malas e vá vivenciar de perto um pouco mais dos encantos do Peru!

Veja Também:

Taggeado em: