Desde o século dezesseis a cidade de Havana, localizada em Cuba, presenciou uma série de mudanças que a fizeram ser tudo que ela é hoje: uma cidade que transborda história e legados culturais.

Terra do famoso líder revolucionário Fidel Castro, Havana é um dos locais mais visitados do país. Os edifícios históricos, as ruas coloridas e os carros antigos somam-se à animação e carisma da população cubana, transformando o lugar em um destino encantador para qualquer visitante.

O charme da cidade fica ainda mais evidente durante a noite quando o som da música cubana invade as ruas de Havana, promovendo agitação de todos que passam por perto.

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa ilha do Caribe? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre essa cidade.

Onde fica Havana?

A cidade de Havana está situada na América Central, mais especificamente na região noroeste de Cuba.

Pelo fato de Cuba ser um país insular, ou seja, um território composto por diversas ilhotas, a sua capital também é uma ilha localizada no meio do Mar do Caribe.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como ir para Havana, Cuba?

Existem várias formas de se chegar até a capital cubana, porém, se você está no Brasil a maneira mais rápida é de avião.

No Brasil muitas empresas aéreas disponibilizam voos diretos para o Aeroporto Internacional José Martí, localizado em Havana, partindo das principais cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo.

O aeroporto fica a cerca de 20 km de distância do centro da cidade. Para chegar até lá a pessoa pode pegar um transporte coletivo ou um táxi.

Agora se você já se encontra em Cuba, além de avião, você também pode chegar até Havana através de trem, ônibus, ou até mesmo de carro alugado.

Mas atenção, se resolver embarcar em algum transporte coletivo, lembre-se de fazer a reserva de seus bilhetes com antecedência para garantir a sua passagem.

Qual a melhor época para visitar Havana?

Havana atrai milhares de turistas anualmente, porém muitas pessoas ainda não sabem qual a melhor época para visitar a capital. Como Cuba está localizada na zona tropical, o clima do país conta com estações bem definidas.

Entre os meses de novembro a abril é onde a cidade mais recebe turistas, pois o clima seco e quente do verão é propício para que os turistas possam visitar e aproveitar ao máximo os principais pontos turísticos da cidade.

Porém, um dos pontos negativos dessa época é que por ser considerada como alta temporada os preços das hospedagens podem estar mais elevados.

Maio, junho e julho também são boas opções, pois a sensação térmica torna-se bem agradável devido aos fortes ventos que são comuns nesse período.

Dicas para sua viagem a Havana

Se você já está se programando para viajar para Havana, é bom ficar por dentro de algumas informações importantes para evitar surpresas durante a sua viagem.

Uma dica importante é a respeito do cartão de crédito, isso porque ele dificilmente é aceito nos estabelecimentos do país, por isso, é importante que você ande em Cuba com dinheiro em espécie.

Além disso, é bom adquirir um plano de internet antes de viajar para Cuba, pois por mais que a internet lá seja um recurso liberado em todo o país, o serviço ainda é muito caro.

Seguro Viagem para Cuba

Para viajar para Havana é fundamental que você adquira um bom seguro viagem, pois esse é um item obrigatório para entrar em Cuba. Desde o ano de 2010, até mesmo os cubanos que vão para outros países precisam apresentar o seguro para retornar ao país.

Além da obrigatoriedade, o serviço é essencial para evitar quaisquer possíveis contratempos que possam aparecer durante a viagem como extravio de bagagem, acidentes e perda de voo.

Um seguro viagem para Cuba também lhe oferece suporte caso você tenha que lidar com alguma emergência médica, porque, por mais que o sistema público de saúde de lá seja referência, o atendimento só é ofertado de forma gratuita para os moradores do país.

Viaje com o Melhor Seguro

Quer viajar com tranquilidade? Então vá de Melhor Seguro! A plataforma do Melhor Seguro foi feita especialmente para aqueles que amam viajar.

Com os principais planos do mercado e as coberturas mais completas, no site você tem a chance de viajar com segurança e sossego, sabendo que a seguradora cuidará dos incidentes que aparecerem.

Entre em contato com os profissionais do Melhor Seguro, eles estão prontos para lhe atender em qualquer hora do dia, seja sanando suas dúvidas ou seja lhe ajudando a escolher o seguro viagem perfeito para você.

Documentos necessários, visto e vacinas

Na hora de se organizar para viajar é sempre bom estar por dentro das exigências de cada país para que você possa se preparar e, assim, organizar seus documentos.

Se você quiser embarcar para Havana, saiba que é necessário a apresentação de visto para entrar em Cuba.

Para conseguir o visto você precisa ter em mãos seu passaporte, suas passagens e um comprovante de sua hospedagem. É ele que permitirá que você permaneça no país por um período de até 30 dias.

Além disso, certifique-se de estar com todas as suas vacinas em dia, principalmente a de febre amarela, pois você terá que apresentar o comprovante de vacinação na imigração de Cuba.

Qual a língua oficial de Cuba?

A principal língua falada em Cuba é o espanhol, por mais que o idioma oficial do país seja o castelhano.

Mas é bom que você saiba que em toda a ilha de Cuba você encontra pessoas que falam diversas línguas como o inglês, italiano e francês.

Moeda

Em Cuba existe uma peculiaridade com relação à moeda do país, isso porque existem duas: a oficial – conhecida como CUP- e a utilizada pelos turistas – chamada de CUC.

O CUC também é conhecido com peso conversível e o visitante da cidade de Havana pode adquiri-lo através da realização de trocas nas casas de câmbio.

Em termos de comparação, 1 CUC equivale a 25 pesos cubanos (CUP) e a um dólar americano.

Mas atenção, procure sempre casas de câmbio confiáveis ou bancos certificados para que você não seja surpreendido negativamente durante a troca de seu dinheiro.

Atrações turísticas

Havana é um local que reserva muitas atrações interessantes para aqueles que a visitam.

Porém, como qualquer outro destino, é sempre bom estar informado a respeito dos principais cartões-postais da cidade, pois dessa forma você consegue montar um roteiro de viagem mais eficiente.

Sendo assim, aqui selecionamos os pontos turísticos mais imperdíveis de toda Havana. Venha conferir!

Plaza de Armas

Plaza de Armas

A Plaza de Armas é um local histórico dentro de Havana, isso porque sua construção ocorreu pouco tempo depois da fundação da cidade.

Ao passear pela praça o visitante se depara com uma paisagem que transborda paz e tranquilidade devido às belas árvores do local.

Boa pedida para os que querem se afastar da agitação dos grandes centros urbanos, a Plaza das Armas também conta com livrarias a céu aberto e com apresentações de artistas locais.

Calle Obispo

Calle Obispo

Um dos locais mais movimentados de Havana, a rua conhecida como Calle Obispo é famosa por movimentar o comércio local.

Cheia de gente durante todo o dia, o local conta com diversos restaurantes, galerias, bares e até mesmo lojas que vendem na internet. Passear por lá é tranquilo, até porque a rua é fechada para trânsito de carros.

Plazza de la Catedral

Plazza de la Catedral

A Plazza de la Catedral é uma praça que tem um charme todo especial.

Com diversas estruturas arquitetônicas barrocas em seus arredores, como a imponente Catedral de San Cristóbal que influenciou o nome do local, a praça está bem localizada.

Próximo a ela encontramos o Museu de Arte Colonial e alguns restaurantes tradicionais como o AL Pirata.

Castillo de la Real Fuerza

Castillo de la Real Fuerza

Se você é amante da história de Cuba, uma visita ao Castillo de la Real Fuerza não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Isso porque o local é considerado como uma das fortalezas mais antigas de todo o continente americano.

Atualmente dentro do Castillo encontra-se o Museu Marítimo que conta com um acervo interessante sobre o forte cubano.

Capitólio

Capitólio

Sem dúvidas o Capitólio é um dos pontos turísticos mais visitados de Havana. Tal fato deve-se a sua majestosa estrutura arquitetônica que chama a atenção de qualquer um.

Inaugurado no ano de 1929, o local se assemelha muito com o que está localizado na capital americana, porém ele é ainda maior e mais rico em detalhes.

O Capitólio funcionava como sede do governo cubano, hoje em dia, o lugar abriga a importante Academia Cubana de Ciências e a Biblioteca Nacional.

Habana Vieja

Habana Vieja é um bairro famoso em Havana, até porque o local abriga o centro histórico da cidade.

Por ser um dos locais mais antigos de Havana, por lá encontramos construções bem antigas, lojas, bares e restaurantes típicos. A importância histórica do local é tanta que o bairro foi tido como Patrimônio da Humanidade.

Museu da Revolução

O famoso Museu da Revolução é um símbolo da história de Cuba. Antigamente o local funcionava como palácio para os presidentes cubanos, hoje em dia, o edifício conta com um acervo importante sobre os principais eventos históricos que aconteceram em Cuba. Por isso, vale a pena visitá-lo!

Grande Teatro de Havana

Construído há mais de cem anos, o local impressiona pela sua belíssima estrutura.

Conhecido por ser a casa do Balé Nacional, o local costuma receber apresentações de artistas renomados como Anna Pavlova e Enrico Caruso, e encantadores espetáculos de ópera.

Praias de Havana

Praias de Havana

Certamente as praias paradisíacas de Havana são uma das principais atrações de toda a cidade.

A areia branquinha e o azul reluzente das águas do Mar do Caribe encantam qualquer um. Dentre toda a região de Havana, as praias localizadas mais ao leste são as mais frequentadas, como a famosa “Playa Santa Maria del Mar”.

Gastronomia em Havana

Sem dúvidas a gastronomia de Havana é um show à parte!

Formada pela influência de diversas culturas, a culinária da cidade é rica em sabores, desde pratos simples feitos com carne de porco e arroz até os mais elaborados como o famoso mojito.

Passeando pelas ruas da cidade você encontra diversos estabelecimentos e restaurantes interessantes, mas não deixe de conhecer a Sorveteria Coppelia e a La Bodeguita del Medio, dois lugares tradicionais e bem frequentados em Havana.

O que fazer em 4 dias em Havana?

Quatro dias em Havana é mais do que suficiente para que você possa aproveitar intensamente de tudo que a cidade tem a lhe oferecer.

Gosta de dançar? Então não deixe de visitar a Casa de La Música, pois o local conta com shows ao vivo de habilidosos dançarinos de salsa.

Além de assistir as apresentações, o visitante também pode partir para a pista de dança e curtir esse ritmo contagiante.

Pros amantes de história, vale a pena dar uma passada no Museu de La Revolución e no Paseo del Prado.

Durante esses dias de viagem procure incluir uma visita em locais bem badalados da cidade como o Cabaré Parisien, Casa de la Amistad e o Jazz Club la Zorra y el Cuervo.

Seu maior aliado na hora de viajar

Tá querendo viajar? Então vem de Melhor Seguro!

Planejar uma viagem não precisa ser sinônimo de preocupação e dores de cabeça. Por que não contar com quem entende de turismo se você tem essa chance?

Isso mesmo, com o Melhor Seguro você viaja com total tranquilidade. Basta apenas selecionar seu local de destino, comparar os melhores planos do mercado e pronto!

Em apenas alguns cliques você consegue contratar um seguro de viagem ideal para as suas demandas.

Não deixe de visitar a cidade de Havana

Depois de tudo que observamos aqui dá pra entender o porquê de Havana ser um dos locais mais visitados de Cuba.

O que atrai tantos visitantes a cidade não é apenas as belezas do famoso mar caribenho, mas também toda riqueza cultural que é fruto de seus episódios históricos tão peculiares.

Sendo assim, não perca tempo, se organize já e embarque nessa viagem encantadora!

Veja Também:

Taggeado em: