Provavelmente você já ouviu falar sobre a Eslováquia, não é? Esse país, que fica na Europa Central, não é um dos destinos mais buscados pelos turistas, mas oferece diversas cidades, paisagens e uma história que vale muito a pena conhecer.

Neste conteúdo, você vai descobrir quais são as principais cidades da Eslováquia, o que deve estar no seu roteiro ao visitar esse país e como aproveitar da melhor forma sua viagem para lá.

Onde fica localizada a Eslováquia?

A Eslováquia, situada na região central da Europa, é o único país europeu em que a capital (Bratislava) faz fronteira com dois países no continente, que são a Áustria e a Hungria.

Além desses, a Eslováquia também faz fronteira com a República Tcheca, Polônia e Ucrânia, tendo uma localização que mescla várias tradições e influências culturais.

Mapa da Eslováquia 

Para viajar à Eslováquia, é importante contar com um mapa físico em mãos, a fim de se localizar melhor entre as cidades e redondezas por lá. 

Principais cidades da Eslováquia

Hoje a Eslováquia conta com 2.891 cidades, sendo a Bratislava sua capital, que é também o maior município de todo o país, tendo 432500 habitantes.

Algumas das outras maiores cidades da Eslováquia são Kosice, com 236 mil moradores, Presov, com 94 mil habitantes, e Nitra, com 86 mil pessoas. 

Se você quer saber quais cidades precisa visitar quando for a este país, confira a seguir as dicas que reunimos para ajudar você a elaborar seu roteiro.

Seguro viagem para Europa por 7 dias:

Bratislava

 Eslováquia: principais cidades

A Bratislava, capital da Eslováquia, combina heranças históricas com uma atmosfera mais moderna. 

Localizada próxima às margens do Rio Danúbio, esse município conta com vários museus, galerias de arte e festivais para quem ama passeios culturais, além de alguns outros pontos turísticos interessantes, como:

  • Castelo de Bratislava;
  • Catedral de São Martinho;
  • Torre Michael.

É indicado separar pelo menos dois dias da sua viagem para conhecer mais detalhes desta capital.

Zilina

Na região do noroeste do país, há uma cidade industrial muito charmosa: a Zilina, que também oferece uma boa diversidade de museus para visitação, além de uma igreja construída com arquitetura gótica, a Igreja de São Pedro.

Kosice

 Eslováquia: principais cidades

Sendo a segunda maior cidade do país, a Kosice é como um tesouro escondido na Eslováquia. Além de ter uma história de mais de 800 anos, a arquitetura de lá também é um ponto forte que atrai a atenção de vários turistas, apresentando a Catedral de Santo Egídio, o Palácio de Miklus e a Torre Urbana.

Levoca

 Eslováquia: principais cidades

Se você deseja conhecer uma cidade medieval bem preservada, garantindo uma ótima experiência eslovaca, a Levoca é uma ótima escolha. Por lá, alguns dos pontos mais buscados são a Igreja de São Tiago e o mercado de Natal.

Martin

 Eslováquia: principais cidades

Simplesmente um dos destinos mais procurados por quem ama paisagens naturais, já que Martin está no início dos Montes Tatra. Por lá, você pode conhecer mais as montanhas, o museu etnográfico e as atividades ao ar livre, entre elas caminhadas, escaladas e esqui.

Presov

 Eslováquia: principais cidades

A Presov é uma cidade repleta de construções medievais, praças e igrejas, entre elas a Catedral de São Nicolau e a Igreja de Santo Alexandre. Outros programas muito buscados, para quem gosta de eventos culturais, são os festivais de dança e música que acontecem ao longo do ano.

Por que visitar a Eslováquia? 

Além das cidades apaixonantes, a Eslováquia reúne diversas paisagens naturais para todos os gostos, incluindo montanhas, vales, lagos e cavernas. 

Nesse país, você pode desfrutar de caminhadas, ciclismo, esqui e escaladas, além de conhecer castelos, igrejas e museus, que contam muitos detalhes da história do país. 

Além disso, a gastronomia de lá também é muito interessante, oferecendo vários pratos tradicionais e cervejas locais saborosas. 

Qual a diferença entre Eslováquia e Eslovênia? 

Apesar dos nomes serem bem parecidos e de serem países que faziam parte da antiga Tchecoslováquia, eles se separaram pacificamente no ano de 1993. 

Enquanto a Eslováquia está localizada na Europa Central, fazendo fronteira com a República Tcheca, Polônia, Ucrânia, Hungria e Áustria, a Eslovénia está no sul da Europa, fazendo fronteira com a Itália, Áustria, Hungria e Croácia. 

Curiosidade da Eslováquia

Algumas das principais curiosidades da Eslováquia, são

  • linguagem chamada de “tactile sign language” (linguagem tátil de sinais), que é uma das formas de comunicação de lá, sendo utilizada principalmente pelos surdos e surdocegos eslovacos, onde as palavras são expressadas por meio de toques e movimentos de mãos;
  • cachoeira congelada: a Eslováquia apresenta uma cachoeira congelada, que é chamada de “Dobsinska Ice Cave”. Essa cachoeira é localizada no Parque Nacional do Paraíso Eslovaco, atraindo a atenção de visitantes do mundo inteiro;
  • maior castelo do mundo: lá no leste da Eslováquia, é possível encontrar o maior castelo do mundo em termos de área, que é chamado de Castelo de Spiš e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Montanhas Tatra

 Eslováquia: principais cidades

Ainda não ouviu falar sobre as Montanhas Tatra? Elas são uma cordilheira que se estende pela Eslováquia e pela Polônia, sendo a parte mais alta dos Cárpatos Ocidentais, com picos cobertos de neve, lagos glaciais e vales cheios de árvores. 

Outra curiosidade que vale a pena saber é que as Montanhas Tatra abrigam o ponto mais alto da Eslováquia, chamado de Gerlachovský štít, que tem impressionantes 2.655 metros de altura, sendo uma ótima escolha para quem ama natureza e atividades ao ar livre.

É obrigatório ter seguro viagem para Eslováquia?

Assim como vários outros países europeus exigem a apresentação de um seguro viagem, a Eslováquia também coloca isso como obrigatoriedade para visitantes, pois o país faz parte do Espaço Schengen. 

Além de ser um documento obrigatório, contar com um seguro viagem pode proporcionar mais tranquilidade ao visitar as principais cidades da Eslováquia.

Viaje com mais segurança para Eslováquia

Com o Melhor Seguro, você consegue comparar valores e benefícios de vários planos e coberturas das melhores seguradoras, a fim de selecionar a melhor alternativa para proteger sua saúde e seu bolso.

Veja Também: