Algarve é um dos destinos mais famosos de toda a Europa, conhecida como um paraíso na terra, neste belo destino há as melhores praias de todo o continente europeu, com um mar de lindas águas esverdeadas e paisagens de tirar o fôlego.

Essa deslumbrante região praiana de Portugal possui atividades para as pessoas que gostam de praticar um exercício físico,por exemplo as belas trilhas que circundam toda a costa da região.

Outras atividades que os turistas amam são os passeios pelas grutas e cavernas que existem na costa da região portuguesa, estes passeios podem ser feitos com barcos, o próprio caiaque ou até nadando.

Algarve também é um centro único de gastronomia, com ótimos restaurantes e pratos saborosos para todos os gostos e possui uma cultura encantadora que os turistas sempre se apaixonam.

Onde fica Algarve

A região de Algarve está localizada em um dos países mais lindos de toda a Europa: Portugal! Sua localização mais precisa é ao sul de Portugal.

Já ao leste de Algarve fica localizada a região de Andaluzia, este território não pertence mais a Portugal mas sim a Espanha.

Ao sul e a oeste está localizado um dos pontos mais bonitos de toda a cidade, o imponente Oceano Atlântico, o ponto mais alto desse deslumbrante destino é a serra de Monchique que possui uma altitude de 902 metros acima do nível do mar.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como chegar na região de Algarve

Para chegar em Algarve saindo do Brasil é necessário pegar um voo direto para Lisboa, em Portugal. 

Chegando em é necessário pegar um trem ou um avião para o aeroporto local da região.

O nome do trem que levam os turistas para esse maravilhoso destino é o Alfa-Pendular, geralmente as viagem de trem até essa região dura em média de 2 horas e 30 minutos, às suas paradas, são:

  • Albufeira;
  • Faro;
  • Tavira.

Porém, muitos turistas preferem aluguéis de carros para ir ao Algarve, porque os carros demonstram mais autonomia para os turistas, de onde ir e quando e ir para os pontos turísticos desse belo destino.

Melhor época para visitar Algarve

A melhor época do ano para visitar a linda região de Algarve sem sombra de dúvidas é durante os períodos mais quentes na Europa, já que é durante essa época que a água dos mares está mais convidativa para um banho relaxante.

Algarve é um destino muito disputado entre turistas do mundo todo, então é necessário saber qual a época do ano em que está com o clima mais favorável e mais vazio, e a resposta para esse questionamento é durante as primeiras semanas dos meses de setembro e junho.

Mas caso você prefira dias menos ensolarados a estação ideal é durante o outono e primavera, o inverno é uma das épocas ideais e mais específicas para quem gosta de ir à praia em dias mais frios.

Principais cidades do Algarve

Na região de Algarve possui 16 cidades, e em todas há belezas únicas que despertaram diversos interesses nos turistas de desvendar a região, Algarve possui uma população de cerca de 468 mil habitantes que estão divididos entre essas 16 cidades.

Conhecer muito bem as cidades é o pontapé inicial para começar a pensar em quais cidades ir, aqui está uma lista com as 13 principais cidades de Algarve para ajudar o viajante na hora de montar o roteiro de viagem.

  • Faro;
  • Lagos;
  • Portimão;
  • Albufeira;
  • Sagres;
  • Lagoa;
  • Olhão;
  • Silves;
  • Armação de Pêra;
  • Tavira;
  • Loulé;
  • Vilamoura;
  • Vila Real de Santo Antônio.

Desvenda a região de Algarve com segurança!

Viajar para a bela região de Algarve sem um seguro viagem é a mesma coisa que comprar um carro e não colocá-lo em um seguro, quando o turista viaja para qualquer destino longe do seu país, ele está suscetível a perigos.

Por isso é sempre bom comprar um seguro viagem, para que o turista tenha uma segurança a mais e que ele tenha a quem recorrer caso ocorra algum perrengue.

A Melhor Seguro é uma empresa de seguro viagem, ela é a mais conceituada do mercado e possui os melhores preços, acesse o site da Melhor Seguro e faça sua viagem e adquira a segurança que você merece.

Melhores praias do Algarve

Quando o assunto são praias bonitas, a região de Algarve possui propriedade! É nessa região que estão localizadas as praias mais belas de toda Portugal, as paisagens conseguem impressionar todos os tipos de pessoas.

As águas das maiorias das praias são de um verde muito parecido com a cor de uma esmeralda, e isso é um dos fatores das praias serem tão lindas, além de serem bem limpas e possuírem um clima agradável para quem gosta de tomar um banho de mar.

A seguir está listado as dez melhores praias da região do Algarve, o critério utilizado para criar essa lista foram as belezas naturais que ali existem, a maioria dessas praias se localizam entre as cidades de Armação de Pêra e Lagos:

  • Dona Ana, cidade Lagos;
  • Praia do Carvoeiro, cidade Carvoeiro;
  • Praia João Arens, cidade Portimão;
  • Praia do Camilo, cidade Lagos;
  • Praia da Corredoura, cidade Caramujeira ;
  • Praia de Benagil, cidade Carvoeiro;
  • Praia da Albandeira, cidade Caramujeira;
  • Praia do Vale do Centeanes, cidade Carvoeiro;
  • Praia do Carvalho, cidade Carvoeiro;
  • Praia da Marinha, cidade Caramujeira.

O que fazer em Algarve, Portugal?

A região de Algarve em Portugal possui muitas atividades para os turistas passearem e se divertirem, suas praias paradisíacas que são os seus principais cartões postais detém várias atividades além de tomar banho de mar, uma dessas atividades são as de mergulho, nado, passeios de barco e caiaque.

Mas Algarve não se resume apenas às suas lindas praias, nessa região a gastronomia mediterrânea é extremamente forte, e é nas cidades desta linda região que estão localizados os melhores restaurantes do país, com pratos de deixar água na boca. 

Portimão

Portimão

A cidade de Portimão é a segunda maior da região, nela há uma população de cerca de 49 mil habitantes.

Essa bela cidade conserva uma segurança nota 10 e uma população muito acolhedora e respeitosa.

Portimão, assim como a maioria das cidades da região do Algarve, possui lindas praias com o mar de cor esverdeada e transparentes, além de ter uma areia bem fina e branquinha. 

As praias em Portimão são bem limpas e organizadas e possuem uma paisagem de tirar o fôlego.

Essa bela cidade pode oferecer ao turista um ótimo centro cultural, bons restaurantes, arte e lindos lugares para praticar esportes.

Lagoa

Lagoa

Lagoa é uma das grandes cidades turísticas da região de Algarve, no verão todas as suas hospedagens lotam e ela fica extremamente cheia, o que é ótimo para a economia da cidade.

A cidade de Lagoa está localizada ao norte pela cidade de Silves e a leste pela cidade de Portimão, ela é bem localizada e possui praias incríveis e paradisíacas.

A cultura nessa cidade é algo levado muito a sério, nela há muitos patrimônios históricos para você conhecer, como por exemplo a Igreja matriz de Lagoa, Convento São José, Museu municipal da Lagoa, Alambique do Malassada.

A bela cidade da Lagoa conta com uma população de cerca de 24 mil habitantes, o que a torna uma cidade pequena mas com um grande potencial.

Olhão

Olhão

Olhão é uma pequena cidade com cerca de 45 mil habitantes, ela está localizada na cidade de São Brás de Alportel ao norte e próxima da cidade de Tavira ao leste. 

A cidade de Olhão é uma das cidades da região de Algarve que não recebe o devido crédito por não ser tão famosa, ela acaba sendo esquecida pelos turistas, porém nela há incríveis pontos turísticos como: passeios de barco pelas ilhas da região, o mercado de Olhão e o belo parque natural.

Mas essa bela cidade esconde uma gama de belezas naturais que deixam os turistas que já conhecem de queixo caído.

Essa cidade possui uma porção separada do continente, a conhecida ilha de Armona, com praias surreais e muitos lugares para você desvendar.

Albufeira

Albufeira

Albufeira é uma das cidades mais importantes para a região de Algarve, por muitos dos populares e guias de turismo de Portugal acreditam que essa cidade é a porta de entrada para toda a bela região de Algarve.

Na cidade de Albufeira há ótimos pontos turísticos como por exemplo o Zoomarine que é dos maiores zoológicos da vida marinha da região e a paradisíaca Praia da Falésia

Para chegar em Albufeira, é necessário pegar um voo ou trem até a cidade de Faro e de lá pegar um carro para chegar até a cidade desejada, o aluguel de carros é muito comum na região já que os turistas preferem passear por toda a região de carro.

Essa maravilhosa cidade possui lindas e organizadas praias para visitar, uma grande parte dessas praias possui uma ótima infraestrutura para receber visitantes como por exemplo, uma água e areia limpas, espreguiçadeiras, cafés e salva vidas.

Lagos

Lagos é uma das cidades dessa região que mais recebem turistas durante todo o verão na região de Algarve, já que Lagos é uma das cidades mais famosas dentre as 16 dessa região.

Atualmente as praias mais famosas de todo o Algarve, estão localizadas na cidade de Lagos, como por exemplo as praias de Camilo e Dona Ana.

Essas praias possuem uma paisagem surreal digna de várias fotos para colocar nas redes sociais, uma areia bem branca e o mar assim como outras praias da região de cor de esmeralda e transparentes.

Nos dias atuais na cidade de Lagos há cerca de 30 mil habitantes e fica localizada a 90 km da cidade de Faro, 300 km de Lisboa e 572 km de Porto.

Tavira

Tavira

Tavira é uma das melhores cidades para se visitar na região, ela possui cerca de 27 mil habitantes e é um dos destinos mais seguros! As águas das suas praias são as melhores porque podem chegar a até 26° celsius de temperatura.

Além de suas relaxantes águas as praias de Tavira são incríveis, bem organizadas e próprias para o banho, algumas das melhores praias são:

  • Ilha de Tavira;
  • Praia do Homem Nu;
  • Terra estreita;
  • Praia do barril;
  • Cabanas de Tavira;
  • E entre outras.

Tavira possui um vários patrimônios históricos que devem ser visitados e um deles é a Praça da República, que detém uma grande importância para a população local.

Porém existem vários restaurantes e cafés por toda a cidade que são uma ótima opção para conhecer mais sobre a gastronomia local.

Outro ponto turístico de grande importância para a cidade é uma gigante ponte medieval que se tornou o símbolo da cidade.

Faro

Faro

Faro é eleita como a capital da região de Algarve, ela é a cidade mais famosa e a que mais recebe turistas.

Dentre as cidades que já foram citadas, Faro é uma das que têm mais fácil acesso, já que nela contém um aeroporto que recebe turistas de toda a Europa.

A cidade de Faro se localiza a cerca de 278 km de distância de Lisboa e a 549 km de Porto, e é uma das maiores cidades e nela há cerca de 64 mil habitantes.

Porém esse número aumenta muito durante os meses mais quentes do ano, é na cidade de Faro que está localizada uma das universidades mais importantes de Portugal, a famosa Universidade do Algarve.

Como se locomover por Algarve?

Um dos meios de transporte mais comum por turistas na região de Algarve são os famosos carros alugados, eles promovem mais autonomia para os turistas passearem na região, além de que os turistas não precisarão ficar contando as horas para ir de cidade em cidade ou praia em praia.

Na região existem outros meios de locomoção, como por exemplo os ônibus! Eles não lhe darão muita autonomia, mas caso o turista não queira alugar um carro e o dinheiro esteja curto é uma boa opção.

Porém outros meios de transportes como carros de aplicativos e táxis também são comuns nessas áreas de mais concentração de turistas principalmente na época do verão.

Onde se hospedar em Algarve?

Antes de qualquer viagem principalmente as internacionais é sempre importante que o turista pesquise as melhores hospedagens durante toda a viagem, aqui está uma lista com os melhores hotéis e regiões para se hospedar enquanto estiver em Algarve:

Melhores hospedagens em Lagos:

  • Suites Inn Lagos;
  • Carvi Beach Hotel;
  • Marina Club Lagos Resort;
  • Vila Gale Lagos;
  • Hotel Marina Rio.

Melhores hospedagens em Carvoeiro:

  • Tivoli Carvoeiro;
  • Pestana Palm Gardens;
  • Hotel Carvoeiro Plaza.

Melhores hospedagens em Albufeira:

  • Hotel California Urban Beach;
  • Cerro Mar Atlantico & Cerro Mar Garden;
  • Hotel Sol e Mar Albufeira;
  • Alfagar Cerro Malpique;
  • INATEL Albufeira.

Melhores hospedagens em Faro:

  • Hotel Sol Algarve by Kavia;
  • 3HB Faro;
  • Best Western Hotel Dom Bernardo;
  • Hospedaria Frangaria;
  • Hotel Made inn Faro.

Quantos dias são necessários para conhecer o Algarve?

Para conhecer todas as principais cidades da região de Algarve é necessário uns 15 dias, porque são muitos lugares para visitar, praias, cafés, restaurantes, centros históricos e muitos outros.

Primeiro é bom começar com a cidade mais famosa da região que é Faro já que a porta de entrada e garante acesso para a maioria dos turistas.

É muito interessante que os turistas enquanto estiverem na região, comer em restaurantes diferentes para ter uma experiência mais ampla com a gastronomia do local e visitar várias praias diferentes para conhecer a grande maioria das belas paisagens da região.

A segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

Conhecer a região de Algarve é uma das melhores experiências para viver, mas é sempre importante pensar na segurança em primeiro lugar.

E a contratação de um seguro viagem é colocar a sua segurança em primeiro lugar e a da sua família também!

Conheça a Melhor Seguro, a melhor empresa de seguro de viagem do Brasil! Nela, você terá acesso ao melhor seguro de viagem que o mercado pode lhe proporcionar! Acesse o site da Melhor Seguro e conheça seus preços e os seguros de viagem disponíveis para o seu destino.

A região de Algarve lhe espera!

A região do Algarve é um dos melhores destinos para serem feitos na Europa, belas praias e lindas paisagens, uma culinária ímpar e uma região repleta de cultura. 

Todos se encantam com a suas belezas naturais e hospedagens maravilhosas, essa bela região anseia pela sua visita.

Veja Também:

Taggeado em: