A Bolívia é um dos lindos países que fazem fronteira com o Brasil, e possui uma grande variedade de maravilhosos pontos turísticos, esse belo país é um dos grandes destinos para aqueles que gostam de viagens diferentes.

O Salar Uyuni é um dos pontos turísticos mais diferentes, por ele ser um destino bem remoto e um dos únicos no mundo.

A Bolívia é o país ideal para aqueles que gostam de uma viagem com mais aventuras, é um dos destinos com as trilhas mais belas belas de toda a América do Sul, uma dessas famosas trilhas são pela parte boliviana da floresta amazônica.

Onde fica a Bolívia?

A Bolívia é um dos países que compõem a América do Sul, ele está localizado ao oeste do Continente, ao seu leste fica localizado nosso querido país tropical, o Brasil, já ao sul fica localizado o Paraguai e ao seu oeste os lindos países Peru e Chile.

É na Bolívia que está localizada uma das maiores cordilheiras do mundo, a famosa Cordilheira dos Andes, sua capital a cidade de La Cruz está localizada na região do altiplano andino que possui uma altitude de 3.500 acima do nível do mar.

Seguro Viagem para América do Sul por 7 dias

Como chegar

Para chegar até a Bolívia é necessário pegar um avião, principalmente para chegar na capital do país de uma forma mais rápida, porém algumas pessoas que moram próximo a fronteira podem optar por entrar no país de carro próprio ou até de trem.

Porém a melhor forma e a mais segura é por meio das companhias aéreas, o turista pode pegar um voo para a Bolívia partindo das principais capitais brasileiras até a cidade de Santa Cruz ou até a cidade de Sierra.

A partir dessas duas cidades bolivianas, o turista consegue pegar um voo doméstico até a capital da Bolívia, a cidade de La Paz. 

Clima

O clima na Bolívia é tropical e em alguns lugares é muito parecido com o clima do nosso país, porém na Bolívia há lugares em que a altitude é extremamente elevada e isso modifica bastante o clima dessas áreas.

Um bom exemplo das diferentes temperaturas entre as cidades que estão localizadas em regiões de maior altitude com as de menor altitude são as diferenças climáticas entre as cidades de La Paz e a cidade de Trinidad.

A cidade de La Paz está situada a cerca de 3.697 metros em relação ao nível do mar e a sua temperatura média durante todo o ano é de 8°C, já na cidade de Trinidad que está localizada baixas altitudes, que são chamadas de terras baixas, as temperaturas médias durante o ano são de 26°C.

Qual a melhor época para visitar a Bolívia

Por causa das altitudes do país é necessário que o turista faça uma pesquisa para saber qual região se encaixa no seu tipo climático favorito e também sobre quais atividades gostaria de fazer no país.

Na região da Cordilheira Central, por exemplo, é uma das regiões para aqueles que gostam do clima dos países mediterrâneos, e lá é possível conhecer a famosa neve, que é o sonho de todo brasileiro.

Já na região do Altiplano, o clima é caracterizado como semiárido já que faz frio e possui grandes ventanias durante todo o ano, porém o período chuvoso da região é entre os meses de novembro a março e a época ideal para os brasileiros são durante abril e outubro por possuir mais dias ensolarados.

Porém nas regiões denominadas de terras baixas o clima é bem diferente, nessa área o clima passa a ser bem mais quente e mais úmido, seus períodos de chuvas são entre os meses de outubro até maio. 

Viaje para a Bolívia com mais segurança

Conhecer os países da América do Sul é o primeiro passo para começar a elaborar as grandes viagens internacionais, a Bolívia é uma das melhores cidades para começar essa maravilhosa e empolgante aventura.

Porém uma viagem sem um ótimo seguro viagem acaba sendo uma péssima ideia, já que são os seguros de viagem que mantém o cliente e a família mais seguros durante todo o período da viagem.

A Melhor Seguro é a empresa ideal a ser contratada para realizar esse serviço, ela possui os melhores preços e os melhores pacotes do mercado além de ter os seguros de viagem ideais para o viajante e seus acompanhantes. 

O que fazer na Bolívia 

A Bolívia é o país para quem deseja uma viagem com mais aventuras, umas das mais famosas são as diversas trilhas e trekking que existem em uma das maiores cordilheiras do mundo, a magnífica Cordilheira dos Andes.

E além da cordilheira há outros trekkings extremamente famosos no país, alguns exemplos são:

  • Trekking Condoriri (com uma distância de 51 km);
  • Trans-cordillera Real (com uma distância de 150 km);
  • Circuito Illampu (com uma distância de 85 km);
  • Trekking Condoriri (com uma distância de 47 km).

Porém existem outras atividades menos aventureiras para se fazer no país, como por exemplo, conhecer a cultura local, degustar sua deliciosa gastronomia, desfrutar das suas belas paisagens e desvendar seus principais pontos turísticos.

Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

O incrível Salar de Uyuni é conhecido mundialmente por ser o maior deserto de sal do mundo, esse maravilhoso destino está a cerca de 3660 metros de altitude, uma das épocas mais bonitas para visitar este famoso destino é durante suas épocas de chuva.

Durante as chuvas é formado uma pequena camada de água na superfície do sal, é essa pequena camada que se torna um gigantesco espelho que reflete o céu durante o dia e a noite, esta é uma das mais bonitas paisagens da Bolívia. 

Para chegar até o Salar de Uyuni é necessário que o turista pegue um voo até a cidade de Uyuni e de lá contratar um guia para que ele consiga conhecer as partes mais bonitas desse deserto de sal. 

Lago Titicaca

Lago Titicaca

O Lago Titicaca é um dos lagos mais famosos do mundo e não é só por suas belezas mas também por ser o lago mais alto que existe, ele está localizado a cerca de 3910 metros acima do nível do mar. 

Esse famoso lago possui cerca de 200 km de tamanho e seus principais pontos turísticos são as lindas ilhas flutuantes que são muito conhecidas pelos mochileiros e turistas.

O lago fica a uma distância de 150 km da capital boliviana La Paz, para chegar até a cidade em que o lago está é necessário pegar um trem ou alugar um carro caso o turista se sinta mais seguro.

Parque Nacional de Torotoro

Parque Nacional de Torotoro

O Parque Nacional de Torotoro é um dos destinos na Bolívia que há paisagens deslumbrantes, o parque é formado por um imenso vale e que nesses vales existem alguns cânions que foram formados durante os séculos pela erosão.

Neste destino há algumas atividades que mais chamam a atenção dos turistas, as cavernas de calcário de Umajallanta é uma delas, junto com as belas cachoeiras localizadas no canyon torotro e além das expedições por uma linda fortaleza da antiga civilização inca. 

Outra maravilhosa atividade é conhecer um sítio arqueológico que está localizado na região, nele é possível encontrar pegadas facilitadas de vários dinossauros e animais pré-históricos.

Trem da Morte

Não deixe que o nome desse ponto turístico lhe assuste, o trem da morte é um famoso trem que pode ser pego em uma cidadezinha do interior do Mato Grosso do Sul chamada de Corumbá com destino até a cidade de Puerto Quijarro na Bolívia.

Esse meio de transporte é um dos meios mais econômicos para quem deseja conhecer a Bolívia, as passagens custam 100 pesos bolivianos por pessoa.

Toda a viagem dura cerca de 12 horas, o trem é bastante confortável e possui ar condicionado e boas poltronas.

Sítio arqueológico Tiwanaku

Sítio arqueológico Tiwanaku

O Sítio arqueológico Tiwanaku é um dos destinos imperdíveis na Bolívia, o sítio está localizado bem próxima da cidade de La Paz cerca de 70 km, para chegar até lá o turista pode contratar um serviço de táxi ou até um transfer.

O sítio arqueológico é conhecido por suas várias esculturas de pedras e a obra mais famosa é a do monólito de Puma Punku.

É um dos destinos mais recomendado para aqueles que desejam conhecer mais sobre a histórias das antigas civilizações da América do Sul.

Forte de Samaipata

O Forte de Samaipata é o maior petrógrafo do mundo inteiro, sua pedra chega a medir cerca de 250 metros de comprimento e cerca de 60 metros de largura, ele fica localizado em uma altura de 1.950 metros acima do nível do mar e fica bem próximo ao parque nacional Amboró.

Ele serviu como um centro cerimonial de observação astronômica para a civilização Chané, atualmente o local se tornou um Patrimônio Cultural da Humanidade, esse lindo sítio arqueológico está localizado a 9 km de distância da cidade de Samaipata. 

Cidades para você conhecer da Bolívia

Na Bolívia existem belas cidades com uma população incrível e cheia de pontos turísticos para serem visitados, são nessas cidades que o turista poderá se encantar ainda mais por esse maravilhoso país latino-americano.

Visitar as cidades bolivianas é extremamente importante, pois são nelas que o turista conseguirá desfrutar de inúmeros tipos de gastronomia espalhados pelo país, aprender sobre os diversos tipos de cultura e conhecer mais sobre a sua calorosa população.

A seguir está uma lista com as principais cidades da Bolívia, com as suas principais informações e seus belos pontos turísticos.

Potosí

Potosí

Potosí é uma das cidades mais altas do mundo, ela está localizada a cerca de 4.060 metros de altitude e em 1987 ela foi classificada pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Os principais pontos turísticos da cidade estão na região da sua praça principal que é onde está localizado o centro da cidade e as lindas igrejas de San Francisco e San Lorenzo.

Cochabamba

A cidade de Cochabamba é uma cidade bem ativa, lá possui diversos tipos de diversões como por exemplo, bares, ótimos restaurantes e um dos maiores centros universitários da Bolívia.

Por ser um grande centro universitário, lá é possível encontrar pessoas de todos os tipos e de lugares diferentes.

O principal ponto turístico da cidade é o parque Toro-toro, uma grande curiosidade sobre a cidade é que ela possui uma enorme estátua de Cristo que é considerada maior em comparação ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra

A cidade de Santa Cruz de la Sierra é uma das principais da Bolívia, sua principal atração é o seu maravilhoso centro histórico que conta com maravilhosas construções históricas.

No centro histórico há ótimos restaurantes conhecidos por manter a tradicionalidade da gastronomia boliviana.

La Paz

La Paz

La Paz é a capital da Bolívia e detém o título de capital mais alta do mundo graças aos seus 3.600 metros acima do nível do mar.

La Paz possui uma grande variedade de pontos turísticos, os mais famosos entre os turistas são: 

  • Plaza Murillo;
  • Palácio Presidencial; 
  • Mercado das Bruxas;
  • Igreja de San Francisco; 
  • muito mais.

Sucre

Sucre é a cidade mais bonita da Bolívia por muitos turistas, seus principais pontos turísticos são;

  • Museu ASUR; 
  • Mirante da Recoleta;
  • Praça principal;
  • Prefeitura da cidade;
  • A famosa casa da liberdade. 

Documentos necessários para viajar para a Bolívia

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Bolívia, porém é necessário que se leve alguns documentos para apresentar na divisa entre os países, o passaporte e a carteira de identidade são aceitos. 

Outro documento de extrema importância para entrar na Bolívia é o cartão de vacina que comprova que o turista já tomou a vacina de febre amarela, será necessário apresentar o cartão de vacina internacional.

Comidas típicas da região

A gastronomia boliviana é incrível, sabores e sensações únicas para quem as provam, porém é sempre muito importante pesquisar muito bem o restaurante em que se vai comer, para que a sua experiência seja incrível. 

A empanada de arroz é um dos mais deliciosos pratos bolivianos, assim como o Locro Carretero que tem a sua origem na culinária dos povos originários daquela região, outro famoso prato boliviano é a salchipapas e é uma ótima e deliciosa mistura de batatas com salsichas.

O que fazer na Bolívia em 7 dias?

É muito importante que antes de qualquer viagem seja feito um roteiro, principalmente quando for passar tão pouco tempo no destino.

Aqui está um pequeno roteiro que lhe mostra os principais destinos para visitar na Bolívia em 7 dias:

No primeiro dia é sempre bom conhecer a capital La Paz e seus principais pontos turísticos esse tour pela cidade pode ser dividido em dois dias para se tornar menos cansativo. 

No terceiro dia é o momento de visitar um dos destinos mais surpreendentes da Bolívia o gigantes Salar de Uyuni lá você irá passar no mínimo três dias para conhecer todos os pontos turísticos do famoso deserto de sal.

Já no quinto dia a cidade de Sucre é o seu próximo destino, lá você passará cerca de 2 dias para conhecer todos os seus pontos turísticos mais importantes.

No sétimo e último dia de viagem o turista pode visitar a cidade de Santa Cruz de La Sierra e de lá voltar para o Brasil pelo famoso trem da morte. 

Onde se hospedar

Uma das partes mais importantes quando se está preparando uma viagem é pesquisar boas hospedagens, aqui está uma lista com alguns dos melhores hotéis da Bolívia:

  • Met Hotel;
  • Qhini Hotel Boutique;
  • Hotel Europa;
  • Ritz Apart Hotel;
  • Alcalá Apart Hotel.

Sua segurança vem em primeiro lugar

Um seguro viagem é indispensável para qualquer viagem internacional, já que o seguro viagem é sua principal ferramenta para resolver possíveis problemas que surjam durante a viagem.

A Melhor Seguro é a empresa de seguro viagem mais capacitada do mercado, além de possuir ótimos preços ela possui um time incrível para lhe auxiliar, acesse o site da Melhor Seguro e viaje com segurança.

A Bolívia está lhe esperando 

Conhecer a Bolívia é uma das melhores viagens para serem feitas por brasileiros, além de ser um dos nossos países vizinhos ele possui uma gastronomia única e pontos turísticos maravilhosos a serem conhecidos. 

Veja Também:

Taggeado em: