As danças brasileiras representam verdadeiras manifestações culturais que, por meio dos ritmos e movimentos, narram parte da história do país e de suas várias localidades.

Em alguns estados, essas danças são bem marcantes e são verdadeiros ícones populares, que movimentam o turismo, principalmente durante os períodos festivos.

Dado o espírito festivo dos brasileiros, é quase impossível resistir à tentação de se juntar à dança quando os instrumentos começam a soar.

História da dança no Brasil

O Brasil se tornou um verdadeiro caldeirão de ritmos e danças devido a um percurso intrincado ao longo de sua história.

É meio óbvio pensar nas danças indígenas como os primeiros eventos culturais de dança no Brasil.

A evolução dessas expressões teve início com a influência da cultura européia, trazida principalmente pelos colonizadores que desembarcaram deste lado do Atlântico.

Esse processo de transformação ganhou continuidade com a influência da cultura africana, que introduziu vários instrumentos, movimentos e ritmos.

Danças brasileiras: quais são as mais populares?

Certos ritmos são identificados como genuinamente brasileiros, basta escutar as primeiras notas dos instrumentos para reconhecê-los.

Entretanto, não existem apenas essas mais conhecidas no Brasil. Diversas danças, enraizadas em diferentes regiões, desempenham um papel crucial em nossa identidade cultural e folclore.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Baião

O Baião é um dos ritmos brasileiros mais cativantes e representa uma parte da cultura nordestina. Originário principalmente do estado da Paraíba, o Baião incorpora uma mistura envolvente de elementos indígenas, africanos e europeus.

A dança é marcada por passos animados, ao som de instrumentos tradicionais como a sanfona, a zabumba e o triângulo. 

O Baião também se tornou conhecido internacionalmente através do trabalho de artistas como Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Forró

O Forró é um dos ritmos mais dançados em todo o Brasil, destacando-se como uma expressão musical e de dança tipicamente nordestina.

A dança de Forró é conhecida por sua animação, ao som de acordeões, zabumbas e triângulos. Os passos variam desde os mais simples até os mais complexos.

Esse ritmo deu origem a diferentes estilos de forró, como o forró pé de serra, o forró universitário e o forró eletrônico. 

Samba

Danças brasileiras

O samba se destaca como a maior representação do Brasil no mundo, conquistando os estrangeiros, especialmente nas vésperas do Carnaval.

Embora muitas vezes seja relacionado ao Rio de Janeiro, o samba tem suas raízes profundamente fincadas em solo baiano.

Na Bahia, foi nos terreiros que os escravizados africanos iniciaram os primeiros movimentos ao compasso dos instrumentos de percussão.

A presença desses instrumentos, como o atabaque, o pandeiro e o tamborim, dá uma identidade única ao nosso samba. 

Além disso, o cavaquinho, o banjo e o reco-reco também fizeram parte da formação desse som reconhecido mundialmente.

Maracatu

O Maracatu é mais famoso em Pernambuco. Este ritmo e dança representam uma manifestação cultural que mistura influências africanas, indígenas e europeias também.

A percussão, feita por tambores, caixas e ganzás, é a essência desse gênero. Durante as festas, os participantes se vestem com roupas bem coloridas, desfilando pelas ruas, enquanto cantam, dançam e celebram às figuras folclóricas características do Maracatu.

Viaje pelo mundo com segurança

Viajar pelo mundo com segurança é uma prioridade para qualquer aventureiro, e o site Melhor Seguro se dedica a proporcionar tranquilidade durante suas viagens. 

O site é especializado em seguros de viagem, os viajantes encontram uma gama de opções projetadas para cobrir diversas necessidades, desde despesas médicas até imprevistos como cancelamento de viagem e perda de bagagem.

Frevo

Danças brasileiras

O Frevo é a marca registrada do carnaval de Pernambuco, especialmente em Recife. 

A história do Frevo remonta ao final do século XIX, quando surgiram os blocos carnavalescos e as bandas de música em Recife.

A música do Frevo é uma combinação de instrumentos de sopro e percussão, como trombones, trompetes, clarinetes, saxofones, além de instrumentos de percussão como tambores e caixas. 

Uma característica é o guarda-chuva, utilizado pelos passistas como adereço durante a dança. Os passos conhecidos como “passos de Frevo”, tornam a apresentação visualmente impressionante.

Bumba-meu-boi

Essa expressão popular é especialmente vibrante nos estados do Norte e Nordeste do país, sendo celebrada durante as festividades tradicionais.

A narrativa do Bumba-meu-boi varia de região para região, mas comumente gira em torno do enredo da morte e ressurreição de um boi. 

Os personagens incluem o vaqueiro, a índia, o mestre-sala, a dama, entre outros, cada um desempenhando papéis específicos na trama. 

A encenação é acompanhada por músicas, cantos e danças, geralmente ao som de instrumentos tradicionais como tambores, pífanos e maracás.

Jongo

O jongo pode ser desconhecido para muitos, mas é uma dança cultural brasileira com raízes profundas em celebrações africanas. 

Ao som de instrumentos de percussão e das palmas dos participantes, um par executa movimentos no centro da roda, culminando sua dança com a tradicional “umbigada”.

Coco

O Coco é uma expressão cultural brasileira enraizada na tradição afro-indígena, especialmente presente nas regiões Nordeste e Norte do país. 

Na dança de Coco, os participantes se organizam em rodas, fazendo passos ritmados ao som de instrumentos como tambores, ganzás e pandeiros.

Cada região do Brasil incorpora características específicas ao Coco, resultando em variações regionais notáveis. No Nordeste, por exemplo, o Coco está ligado às festas religiosas, enquanto no Norte, está relacionado com a influência indígena.

Carimbó

Na dança do Carimbó, os participantes se movem de maneira graciosa e sincronizada ao som de instrumentos como tambores, maracás e cuícas. 

Na coreografia,o homem faz o gesto de bater palmas, sinalizando o convite para a mulher se juntar à dança.

Escolha o melhor site de seguros de viagem

Com avaliações positivas e feedback de usuários satisfeitos, o site conquista a confiança daqueles que buscam referências antes de tomar decisões importantes relacionadas à sua segurança durante as viagens.

A variedade de opções de cobertura oferecidas pelo Melhor Seguro permite que os viajantes personalizem seus planos de acordo com as necessidades específicas da viagem.

Com um atendimento eficaz, a equipe está disponível para ajudar os usuários em todas as fases, desde a seleção do plano até esclarecer dúvidas ou prestar assistência durante a viagem.

Descubra os ritmos do Brasil

O que você achou desse texto? Além de você conhecer todos os estilos aqui, você pode viajar para os principais pontos desses ritmos e ver pessoalmente.

Veja Também:

Taggeado em: