Já ouviu falar sobre as comidas típicas da Alemanha? Esse país, além de atrativos históricos e culturais, é conhecido por sua rica tradição gastronômica e é cheio de pratos deliciosos e únicos.

Neste artigo, você vai descobrir quais são alguns dos sabores mais tradicionais, qual a base da culinária alemã e quais as delícias que os alemães trouxeram para o Brasil. Confira!

20 comidas típicas da Alemanha que você precisa conhecer

A culinária alemã é caracterizada por pratos substanciais e saborosos, com influências de várias regiões do país. 

A base da culinária germânica consiste principalmente nas comidas típicas da Alemanha, como carne suína, carne bovina, batatas, repolho, salsichas, pão e queijos. 

Normalmente, esses pratos podem ser servidos de várias formas: as batatas podem ser oferecidas em mais de nove formas diferentes, e as salsichas também são servidas com formatos, temperos e cores diversas. 

Os alemães têm uma grande variedade de pratos regionais e cada região tem suas especialidades únicas, mostrando muita criatividade e personalidade no que se refere à culinária. 

Confira, a seguir, quais são os pratos típicos da Alemanha.

  1. Weisswürst

Você já ouviu falar de uma salsicha branca, que é feita com carne de vitela e bacon, uma das principais comidas típicas da Alemanha? A Weisswürst é uma das salsichas mais famosas da Alemanha e tem origem na região da Baviera. 

Ela é temperada com algumas ervas, como salsa, limão e noz-moscada. A salsicha é cozida e tradicionalmente servida com mostarda doce e pretzel. 

É comum consumi-la no café da manhã ou no brunch, acompanhada de uma boa cerveja alemã.

  1. Eisbein

Já comeu joelho de porco defumado com chucrute? Esse é um dos pratos mais pedidos pelos alemães. O joelho é cozido lentamente até ficar macio por dentro e com a pele crocante por fora. 

Normalmente essa comida típica da Alemanha é servida com chucrute (repolho fermentado) e purê de batatas. Essa é uma pedida suculenta e saborosa para quem gosta de carne suína.

  1. Sauerkraut

O Sauerkraut é um acompanhamento clássico da culinária alemã. Esse prato é basicamente um repolho fermentado, que adquire um sabor azedo e adocicado característico durante o processo de fermentação. 

Ele é servido como guarnição para pratos como o Eisbein e salsichas. Além de ser delicioso, o Sauerkraut é rico em probióticos que são extremamente benéficos para a saúde digestiva.

Seguro viagem para Europa por 7 dias:

Quer conhecer as comidas típicas da Alemanha e planejar sua viagem com mais segurança?

Contrate a melhor seguradora para ter suporte 24 horas em qualquer lugar do mundo.

Escolha o Melhor Seguro.

  1. Leberkäse

Se você está com vontade de experimentar comidas típicas da Alemanha, o  Leberkäse é uma ótima escolha. Ele é um prato tradicional alemão que consiste em um bolo de carne assada.

É feito com carne bovina e suína, temperada com especiarias e ervas, e é cortado em fatias, podendo ser servido quente ou frio. É uma opção popular em sanduíches e lanches rápidos na Alemanha.

  1. Krapfen

Conhecida também como bola de Berlim ou o doce do carnaval, o Krapfen é como um sonho de padaria do Brasil e faz sucesso até em Portugal. Semelhante a um donut, ele é frito e recheado com geleia ou creme.

O Krapfen é uma delícia docinha que pode ser apreciada como sobremesa ou lanche. É comum encontrar diferentes sabores de recheio, como framboesa, chocolate e baunilha.

  1. Schupfnudeln

Se você é amante de batatas, vai amar as comidas típicas da Alemanha, porque normalmente elas oferecem uma variedade imensa de opções com esse tubérculo. E o Schupfnudeln é uma das receitas tradicionais que utiliza batata por lá.

Os Schupfundeln são uma espécie de nhoques de batata da culinária alemã. Eles são feitos com massa de batata cozida e amassada, moldados em pequenas formas de nhoque e fritos na manteiga até ficarem dourados e crocantes. 

Normalmente são servidos com molhos diversos, como molho de cogumelos ou molho de queijo, por exemplo.

  1. Brezel

Já viu aquele pãozinho em formato de nó, que é popularmente chamado de pretzel nas terras brasileiras? Pois é, o Brezel é uma das comidas alemãs no Brasil: uma massa de pão assado em formato de laço.

Na Alemanha, ele geralmente é um lanche salgado, pois é salpicado com sal grosso e assado até ficar dourado e crocante, mas tem a opção doce também. 

Pode ser encontrado em padarias e estabelecimentos, e é uma opção deliciosa para acompanhar uma cerveja alemã.

  1. Schnitzel

Essa comida típica tem inspiração de origem austríaca, mas é tão pedida na Alemanha, que virou uma comida típica alemã. O Schnitzel consiste em um filé de carne (de porco ou vitela) empanado e frito.

O filé é batido para ficar fino, empanado com farinha, ovo e migalhas de pão, e frito até ficar crocante por fora e macio por dentro. Esse prato é frequentemente servido com batatas fritas e salada.

  1. Käsespätzle

Se você ama massa e queijo, provavelmente, vai amar esse prato. O Käsespätzle  é uma massa caseira semelhante a um macarrão, feita com ovos e farinha, e é misturada com queijo e cebola caramelizada. 

É um prato rico e reconfortante, perfeito para os amantes de queijo, podendo ser servido como prato principal ou acompanhamento. 

  1. Wurstsalat

Provavelmente você já sabe que a salsicha é um dos principais itens da culinária germânica, e ela faz parte do Wurstsalat, uma das saladas típicas da Alemanha.

Esse prato é feito com salsicha fatiada, geralmente salsicha branca ou salsicha de carne de porco defumada, e temperado com vinagre, óleo, cebola, picles e mostarda. 

O Wurstsalat é uma opção leve e saborosa para uma refeição rápida ou para um lanchinho durante o dia.

  1. Schwarzwälder Kirschtorte

Você é fã de bolos? O Schwarzwälder Kirschtorte, também conhecido como bolo floresta negra, é um dos mais famosos da Alemanha. Ele é uma combinação perfeita de camadas de pão de chocolate, chantilly e cerejas, com uma pitada de licor de cereja.

Além de ser decorado com raspas de chocolate e cerejas no topo, é muito pedido para quem gosta de sobremesas que levam chocolate, chantilly e frutas.

  1.  Wurst

E vamos de salsichas alemãs mais uma vez! Uma das curiosidades da culinária alemã é que esse prato existe em mais de 1500 variações, nas cidades da Alemanha, podendo ser servidas como uma salsicha, um patê ou uma linguiça.

Quando se trata de salsichas, a Alemanha é uma verdadeira especialista. As wursts alemãs são apreciadas em todo o mundo por sua qualidade e sabor. Existem vários tipos de wursts, cada um com sua própria combinação de carne, especiarias e métodos de preparo. 

Algumas das wursts mais populares incluem a Bratwurst, uma salsicha grelhada com temperos suaves, e a Currywurst, uma salsicha coberta com um molho agridoce de curry.

  1. Apfelstrudel

O Apfelstrudel é uma torta de maçã com uma massa fina e crocante, recheada com maçãs cozidas, passas e especiarias como canela e noz-moscada. 

Essa sobremesa é frequentemente servida com chantilly ou sorvete de baunilha, e é uma explosão de sabores a cada mordida para quem ama doce.

  1. Lebkuchen

Outra sobremesa muito pedida na Alemanha é o Lebkuchen. Ele é um biscoito de mel tradicionalmente consumido durante o Natal. 

Feito com mel, especiarias e amêndoas, o Lebkuchen tem um sabor único e irresistível que agrada a todos.

  1. Salsichas

A Alemanha é rica em variações de salsichas, e elas são um dos principais ingredientes dos pratos típicos e das comidas de fast food por lá. 

No sul da Alemanha, a Weisswurst, que é feita apenas com carne de vitela, é o tipo mais consumido. Já em Berlim, a capital do país, a Currywurst é a preferida, sendo feita com carne suína cortada e temperada com ketchup e curry.

  1. Königsberger Klopse

Os Königsberger Klopse são almôndegas de carne servidas em um molho de alcaparras. Essa especialidade alemã é feita com carne moída de vitela e porco, misturada com pão, ovos, cebola e especiarias. 

As almôndegas são cozidas em um caldo de legumes e servidas com o molho de alcaparras. Os Königsberger Klopse são frequentemente acompanhados de batatas cozidas ou purê de batatas, criando um prato reconfortante e saboroso.

  1. Fischbrötchen

Se você é fã de frutos do mar, não pode deixar de experimentar o Fischbrötchen, um sanduíche de peixe popular em toda a costa alemã. 

O Fischbrötchen é feito com um pãozinho macio e fresco, recheado com peixe defumado, como arenque, salmão ou bacalhau. Geralmente esse prato é servido com cebola, pepino em conserva, alface e molho tártaro. 

É uma opção perfeita para desfrutar do sabor do mar enquanto você conhece as praias e os portos da Alemanha.

  1. Spätzle

O Spätzle é um tipo de massa caseira, semelhante a um macarrão, que é popular em toda a Alemanha. Feito com ovos, farinha e sal, o Spätzle é cozido em água fervente até ficar macio. 

É frequentemente servido como acompanhamento de pratos principais, como carne assada ou ensopados. Também pode ser preparado com queijo derretido e cebola para criar uma deliciosa versão gratinada. 

  1. Bratapfel

O Bratapfel é uma sobremesa tradicional alemã perfeita para os meses mais frios. Consiste em maçãs assadas recheadas com uma mistura de nozes, passas, canela e açúcar mascavo. 

As maçãs são assadas até ficarem macias e caramelizadas, criando uma sobremesa quente e reconfortante. O Bratapfel é frequentemente servido com uma colher de chantilly ou uma bola de sorvete de baunilha para adoçar e refrescar seu dia. 

  1. Rote Grütze

Outra sobremesa popular na Alemanha é a Rote Grütze, uma compota de frutas vermelhas, como morangos, framboesas e amoras. 

A Rote Grütze é cozida com açúcar e suco de limão até formar um molho grosso e adocicado, e normalmente é servida com creme de baunilha ou chantilly. 

Qual é o alimento mais consumido na Alemanha?

Sem surpresa, as salsichas, conhecidas como wursts, são as campeãs de popularidade. Há inúmeras variedades de wursts na Alemanha, desde a Bratwurst, uma salsicha grelhada, até a Currywurst, coberta com um molho de curry. 

As wursts são frequentemente servidas com mostarda e pão, sendo uma parte essencial da culinária alemã. Elas são consumidas em festivais, churrascos e até mesmo como um lanche rápido no dia a dia.

Quais são as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil?

A influência da culinária alemã pode ser encontrada em vários pratos tradicionais brasileiros. Durante o período de imigração alemã no Brasil, muitas receitas foram trazidas e adaptadas para a cultura local. 

Alguns exemplos de pratos alemães que se tornaram populares no Brasil são:

  • apfelstrudel (torta de maçã);
  • lebkuchen (biscoito de mel);
  • wurst (salsicha). 

Essas delícias alemãs se tornaram parte integrante da culinária brasileira e são apreciadas por muitas pessoas até hoje.

Gostou de descobrir mais curiosidades sobre as comidas típicas da Alemanha? Esperamos que os pratos germânicos te inspirem a planejar sua próxima viagem e aventura gastronômica. 

Quer viajar para a Alemanha com segurança?

O Melhor Seguro te ajuda a ter uma viagem tranquila de forma prática e eficaz.

Encontre o melhor custo e benefício em seguro viagem.

Veja também: