A culinária mediterrânea é considerada uma das mais antigas de todo o mundo, tendo séculos de existência ela é uma das mais queridas no mundo inteiro.

Essa deliciosa culinária é tão importante para a cultura da humanidade que já recebeu um dos títulos mais importantes dados pela UNESCO, o título de  Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A culinária mediterrânea tem sua origem nos países que fazem parte da região mediterrânea, alguns deles são, Itália, Grécia, Espanha, Egito e entre muitos outros.

Devido ao seu vasto número de países e culturas diferentes a culinária mediterrânea é extremamente rica e com uma variação enorme de temperos e sabores.

O que é a culinária mediterrânea?

A culinária mediterrânea é uma das gastronomias mais importantes e saborosas do mundo, até porque ela não só é comida, ela é uma mistura de cultura, histórias e tradições.

Existem restaurantes de comidas mediterrâneas por todo o mundo, os restaurantes italianos são um forte exemplo do quanto essa deliciosa culinária é globalizada e apreciada.

Uma boa maioria dos pratos mediterrâneos são à base de azeite de oliva, por isso essa área da Europa é muito famosa pelo cultivo das oliveiras.

Uma das principais técnicas de preparo mais utilizadas nas preparações dos pratos brasileiros, o famoso refogado fugiu nessa famosa gastronomia.

História da cozinha mediterrânea

A culinária mediterrânea surgiu na Europa a muitos séculos atrás junto com as primeiras civilizações lá presente, os países que mais abrange essa culinária são países como Espanha e Itália.

Os principais ingredientes que deram origem aos deliciosos pratos que conhecemos atualmente foram alimentos frescos, proteínas derivada da pesca e trigo.

Esses ingredientes eram os principais no preparo de comida da época, pois eram os mais fáceis de serem encontrados e cultivados, como o trigo por exemplo.

Essa deliciosa gastronomia foi a responsável por criar diversos pratos que estamos acostumados no dia, como a salada colorida feita com folhas, frutas, vegetais e acompanhada de algum molho de ervas.

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

O que compõe a comida mediterrânea?

Os alimentos que fazem parte da gastronomia mediterrânea é vasto e são muito bem aproveitados pelos chefes de cozinha dos países.

Aqui está uma lista dos principais alimentos utilizados na culinária mediterrânea:

  • Frutos do mar e peixes

Os frutos do mar e os peixes são muito frequentes nos pratos mediterrâneos, os vários tipos de peixes mas em específico o bacalhau é muito bem utilizado como proteína principal dos pratos.

Antes do preparo o peixe é marinado durante muitas horas em várias especiarias e ervas isso ocorre também com a carne suína, a marinada deixa a carne muito mais saborosa e macia.

Os frutos do mar mais utilizados na culinária mediterrânea são as famosas ostras, mariscos, mexilhões e os deliciosos moluscos.

  • Temperos

Todos os pratos mediterrâneos possuem um delicioso tempero e é uma das coisas que eles mais adoram! Não é por menos que séculos atrás eles rodavam o mundo só para poderem comprar as famosas especiarias.

  • Verduras e legumes

Verduras e legumes é o que não faltam nos deliciosos pratos, ao menos um de cada tem que ter nos pratos mediterrâneos.

Mas o mais característico dos pratos feitos com a gastronomia mediterrânea são as suas famosas saladas e elas são feitas de verduras e legumes.

Ingredientes salgados da comida mediterrânea

comida mediterrânea

Os ingredientes dos pratos mediterrâneos são vastos, principalmente quando são salgados! Esses são alguns dos ingredientes mais utilizados nessa maravilhosa gastronomia:

As proteínas mais utilizadas são as de carne vermelha, frangos e alguns tipos de peixes como o bacalhau, tilápia, salmão e sardinha.

Outros ingredientes bastante utilizados na gastronomia mediterrânea são os grãos como o grão de bico, soja, lentilhas, e feijão.

Avelãs, amendoins e amêndoas são muito utilizadas nos pratos tanto salgados quantos doces, mas os que fazem mais sucesso nessa gastronomia são os legumes e verduras como o couve, brócolis, espinafre, cenoura, tomates e muitos outros.  

Ingredientes doces da comida mediterrânea

O doces da culinária mediterrânea são considerados um dos mais gostosos do mundo, ele possui uma alta procura e podem ser encontrados nas famosas Pâtisserie,

Um dos principais ingredientes para as sobremesas da culinária mediterrânea é o leite e alguns dos seus derivados como iogurte, leite condensado, nata e o próprio açúcar.

As nozes são um dos ingredientes mais saborosos e mais utilizados nas sobremesas mediterrâneas, assim como a baunilha, mas a baunilha utilizada é a baunilha natural e não a industrializada.

Alguns desses pratos são os pastéis de nata que tem origem em Portugal, o Crème Brûlée que é uma das sobremesas mais famosas da França e o Tiramisù que possui sua origem na Região da Toscana.

Aproveite da comida mediterrânea com segurança

Viajar para a região do mediterraneo não vai ser nada fácil sem um seguro de viagem e é por isso que a Melhor Seguro está no mercado para facilitar a sua vida.

A Melhor Seguro possui os melhores pacotes e preços do mercado e tem os colaboradores bem treinados para garantir que você tenha as melhores experiências, acesse nosso site e confira os nossos seguros de viagem.

Quais são os benefícios da comida mediterrânea?

A gastronomia mediterrânea é uma das mais benéficas! Seus pratos são ricos em vegetais, verduras e frutas o que torna consequentemente a gastronomia mais rica em fibras, vitaminas e minerais.

Além de que a gastronomia mediterrânea possui muitos pratos que a proteína principal é o peixe, eles são considerados uma das proteínas mais saudáveis por possuírem um teor baixo de gorduras que fazem mal para o corpo. 

Existe uma dieta denominada de dieta mediterrânea que é feita a base dos ingredientes utilizados na gastronomia mediterrânea.

Essa dieta é reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade por ser um tipo de alimentação que traz para o ser humano um estilo de vida mais saudável.  

Principais pratos da culinária mediterrânea

Como dito anteriormente, a culinária mediterrânea é uma das mais famosas do mundo todo, sendo assim ela possui pratos extremamente saborosos e para todos os gostos.

Os pratos variam de acordo com o país que ele tem origem e os ingredientes seguem na mesma variação, o que torna a culinária mediterrânea com sabores muito bem variados.

Muitos desses pratos são conhecidos e recriados em todo o mundo, com o objetivo de lhe trazer mais informações aqui está uma lista com os principais pratos presentes na culinária mediterrânea:

Paella

Paella

Esse delicioso possui sua base em arroz, verduras e carnes, os tipos de carne podem variar, pode ser de boi, coelho, frango ou até pato isso vai depender do seu tipo de proteína favorita.

A paella é um prato originado em Valença na Espanha, esse prato possui vários nomes ao decorrer dos países como por exemplo arroz à valenciana em Portugal e paelha valenciana no Brasil.

A paella é nada mais nada menos do que um guisado de arroz, na Espanha esse prato é preparado em uma panela ou frigideira e tanto em fogão a gás ou fogão de barro.

Dolmades

Dolmades

Essa deliciosa receita grega é muito conhecida por ser um prato muito saudável e saboroso, ele é saudável porque os seus ingredientes são bem leves e livres de óleo e massas pesadas.

Os ingredientes que levam no dolmades são folhas de uva, arroz e para temperar vai tomilho, salsinha, hortelã e limão.

Após o arroz ser cozido ele é embrulhado na folha da usa e pode ser servido com alguns acompanhamentos como tomate, iogurte ou azeite.

Gazpacho

Este outro prato espanhol é uma sopa servida fria que a sua base é de hortaliças como por exemplo, pepino, tomates e pimentões, esse prato é muito consumido na Espanha e no sul de Portugal.

Este prato é muito consumido também nos países da américa central trágico de herança pelo seus colonizadores espanhóis, este prato possui grandes variações, desde até sabores mais picantes aos mais suaves.

Uma das suas variações espanholas todos os ingredientes são triturados até ficarem com uma consistência de purê, já em Portugal existe uma variação onde os ingredientes só são fatiados e não apresentam aspecto de purê.

Coca Catalana

Coca Catalana

Este delicioso prato surgiu na Espanha a muito tempo atrás e é consumido até nos dias de hoje e fui disseminado por várias regiões diferentes da Europa como França e Portugal.

Ele possui várias variações e pode ser feito tanto doce quanto salgado, a coca catalana é basicamente um pão que é achatado e possui coberturas doces ou salgadas.

As coberturas doces podem ser de açúcar ou frutas cristalizadas já a versão salgada pode ser com tomates, cebola e sardinhas.

Moussaka 

A Moussaka é um famoso prato grego que é muito parecido com a lasanha italiano que conhecemos, só que no lugar da massa vai uma deliciosa berinjela fatiada.

Sua versão original é feita com carne de carneiro, tomate, queijo e berinjela, seu gosto pode ser bem apimentado já que o seu principal tempero é a pimenta malagueta. 

Mas ela é muito bem temperada com outros temperos como ervas e cebolas e muito bem condimentado com azeite. 

Tapas 

O Tapas é outro delicioso prato espanhol, ele é mais um aperitivo do que uma refeição completa, geralmente o tapas era servido apenas em bares mas ele se tornou algo cultural no país que agora é servido em várias ocasiões. 

Neste maravilhoso prato pode ser servido por diversos tipos de aperitivos como amendoim, batata frita, azeitona, queijos, milho e eles são sempre servidos com bebidas sejam elas alcoólicas ou não.

Lagosta ao Thermidor

Lagosta ao Thermidor

O lagosta ao thermidor é um delicioso prato que teve sua origem na França, ele é a carne de lagosta cozida ao molho de rico, essa comida maravilhosa é servida dentro da casa da própria lagosta.

Esse prato possui ingredientes que por muitos são considerados bem caros, e é por isso que ele é servido em ocasiões especiais. 

Bruschetta

A bruschetta é um prato italiano que atualmente é feito em quase todo o mundo por ser simples de ser feito e possuir um sabor delicioso e além de ser um ótimo prato para entradas.

Este prato é à base de torradas, ou seja, o pão grelhado com azeite e com alho esfregado por cima, nele pode possuir uma variedade de coberturas como queijo, presunto e até tomate. 

Ratatouille

Ratatouille

O ratatouille é o último prato da lista, mas nem por isso ele é o menos saboroso, esse delicioso prato mediterrâneo tem a sua origem na França e é consumido no mundo inteiro por seus mix únicos de sabor.

Essa deliciosa iguaria da gastronomia mediterrânea é feita com uma grande variedade de hortaliças, o tomate é o ingrediente principal mas o pimentão, a abobrinha e a berinjela estão presentes no prato o que traz um sabor único.

Sobremesas mediterrâneas

Não só de comidas salgadas a gastronomia mediterrânea existe! Ela possui uma grande variedade de sobremesas que deixam qualquer um com água na boca, como por exemplo o crème brûlée, o doce de figo ou o cannoli.

As sobremesas mediterrâneas assim como todo o restante da sua gastronomia ela foi disseminada por todo o mundo e por causa disso essas sobremesas são uma das mais consumidas.

Outra deliciosa sobremesa da culinária mediterrânea são os vários sabores de gelatos, eles podem ser servidos sozinhos ou com acompanhamentos como bolos e café. 

Baklava

Baklava

O Baklava é uma deliciosa sobremesa criada e muito comum na Turquia, e ele é um doce que é muito consumido durante eventos e feriados dos povos mulçumanos.

Atualmente ele não é consumido apenas na Turquia mas também é consumido em países como Grécia, Síria, Egito, Líbano e Irã.  

O baklava são camadas retangulares de massa folhada, recheado com nozes, pistache ou castanha, e ela possui uma calda de mel ou açúcar saborizada com limão. 

Loukoum

O Loukoum ou o manjar turco é conhecido mundialmente pelo seu sabor único e por estar presente nos filmes das Crônicas de Nárnia que ele é servido como um dos melhores doces já criados.

Ela foi criada na antiga pérsia, e é um dos doces mais consumidos na Turquia, ele é feito de amido de milho e açúcar, ele é saborizado com água de rosas e limão e tem consistência de gelatina. 

Viaje sempre com segurança

Se você está preparando uma viagem para o mediterrâneo você deve saber que viajar sem um seguro viagem é uma péssima ideia.

Garanta que a sua segurança venha em primeiro lugar sempre e contrate a melhor empresa de seguro viagem do Brasil, a Melhor Seguro!

Acesse nosso site e conheça todos os nossos pacotes para os países do mediterraneo, e não se esqueça que viajar com segurança é viajar com a Melhor Seguro.

Prove uma das melhores gastronomias do mundo!

A gastronomia mediterrânea é um dos motivos para você ir conhecer essa maravilhosa e rica região, os pratos da região do mediterraneo é extremamente variados e possuem sabores únicos que vão lhe deixar maravilhado.

Mas você não precisa ir à região do mediterrâneo para conhecer a sua gastronomia, por vivermos em um país globalizado, há muitos restaurantes especializados nessa gastronomia no mundo todo.

Veja Também:

Taggeado em: