A cidade do Porto é um dos ótimos destinos turísticos espalhados pela Europa, além de suas paisagens e pontos turísticos a sua gastronomia impressiona.

Quem prova a culinária portuguesa pela primeira vez se apaixona, até porque não há outro lugar que faça um delicioso bacalhau como em cidade portuguesa.

E o que não falta na cidade do Porto são seus pontos turísticos cheio de história e arte, o turismo na cidade cresce a cada ano assim como a sua população e atrações na cidade. 

Onde fica Porto?

A cidade do Porto é mais um dos belos destinos encontrados no continente Europeu, ela está localizada em um dos países do mediterrneo mais especificamente em Portugal, a linda cidade portuguesa está situada mais ao norte do país.

Uma das vezes Porto leva o nome de capital do norte por sua semelhança com Lisboa e a cidade é banhada por um dos rios mais importantes do país o Rio Douro e quando o sol está se refletindo em suas águas ele se torna um dos cartões postais da cidade. 

Seguro Viagem para Europa por 7 dias:

Como chegar em Porto?

Para chegar até a cidade de Porto saindo do Brasil se tornou uma tarefa fácil nos últimos anos e essa facilidade é causada pelo seu grande crescimento turístico nos últimos anos.

Para a felicidade do barsileiro há voos diretos que ligam São Paulo e Porto ou Rio de Janeiro e Porto.

Estes são os dois únicos trajetos que saem do Brasil direto para a cidade portuguesa e a companhia área responsável por esse voo é a TAP, uma empresa portuguesa. 

Melhor época para visitar Porto

A melhor época para visitar a cidade vai depender bastante da preferência de clima e temperatura que o turista mais gosta já que, na cidade há atrações em todas as épocas do ano independente da temperatura.

Porém entre as quatro estações o verão e a primavera são os queridinhos entre os turistas, as duas estações combinadas duram de maio até o mês de setembro e durante essas suas épocas as temperaturas na cidade estão mais quentes e os dias mais longos.

Além de ser a época mais quente em Porto, ela também é a que mais recebe turistas durante todo o ano, ou seja, é considerada a época de pico em turistas e é a época mais cara do ano.

Caso o turista prefira climas mais frios, as estações do ano que são ideais para ele é durante o outono e o inverno que se iniciam em setembro e finalizam em março.

Essa época na cidade, além da mais fria, é também a mais chuvosa e a que tem menos turistas na cidade.

O que visitar na cidade do Porto?

O que não falta em Porto são ótimos pontos turísticos para o turista desvendar acompanhado por sua família e amigos, muitos preferem visitar esses pontos turísticos a pé para conseguir um deslumbre maior da segunda maior cidade portuguesa.

Os pontos turísticos da cidade vão desde monumentos históricos até praias paradisíacas que são um dos destinos mais famosos da cidade durante o verão e até mesmo nos dias mais ensolarados da primavera.

A seguir está uma lista com os principais pontos turísticos da cidade com suas informações mais importantes para ajudar o turista a escolher quais ele gostaria de visitar. 

Ponte D. Luís no Porto

Ponte D. Luís no Porto

A Ponte D. Luís é um dos grandes símbolos para a cidade, ela com sua impressionante construção feita por grandes estruturas de ferro são quem liga os dois lados do rio Douro, ou seja, liga Porto à Vila Nova de Gaia.

Uma das melhores paisagens que se encontra na cidade é a visão da ponte para a cidade do Porto e para o rio Douro.

Conheça Porto com segurança

Um seguro viagem é um dos serviços essenciais para qualquer viagem internacional, principalmente para os países europeus, já que muitos deles só permitem a entrada dos turistas quando eles possuem um seguro viagem.

Porém não é apenas para esse fato que o seguro viagem serve, ele é a sua principal fonte de segurança em um país estrangeiro já que com ele o turista consegue resolver os principais possíveis perrengues que podem surgir durante a viagem.

A Melhor Seguro é uma empresa referência quando o assunto são ótimos serviços de seguro viagem, além de um seguro confiável na Melhor Seguro há os melhores pacotes e preços do mercado.

Torre dos Clérigos no Porto

Torre dos Clérigos no Porto

A torre dos Clérigos é um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto, ela é uma construção que possui mais de 75 metros de comprimento e foi projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni.

A vista do alto da torre dos clérigos é uma das visões mais belas que existem na cidade, porém o percurso é um pouco extenso, já que para subir é necessário enfrentar cerca de 225 degraus.

Centro histórico do Porto

Não tem como visitar a cidade do Porto sem conhecer uma das suas principais regiões e um dos principais destinos pelos turistas, o famoso centro histórico da cidade.

O centro histórico do Porto é considerado uma região com um alto valor histórico e estético para a cidade já que nele há as mais belas construções que são a prova viva de todo o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. 

Muralha Fernandina no Porto

Muralha Fernandina no Porto

A grande muralha é outro importante e histórico destino na cidade do Porto, ela é uma enorme parede que foi construída em 1336 com uma linda arquitetura gótica, o principal objetivo da muralha é a proteção da cidade.

A muralha não está inteira até os dias atuais mas é possível ver suas partes que ainda restaram na cidade, um dos pontos que é possível vê-las é a localização entre a igreja da Santa Clara e a ponte D. Luis. 

Forte de São Francisco Xavier

Forte de São Francisco Xavier

O Forte de São Francisco Xavier está situado próximo a Praça Gonçalves Zarcaro que fica na Av. da Boavista, atualmente o forte é um museu que abre durante a tarde e tem os seus ingressos pagos.

O forte leva um apelido dado pela população por causa do seu formato, ele é chamado também de castelo do queijo. 

Praia Azul

A praia azul possui esse nome por causa da coloração das suas águas que como o próprio nome já diz são azuis.

Ela é um dos destinos mais badalados pelos turistas durante os dias de calor em Porto já que ela é um ótimo destino para se refrescar na cidade. 

Praia da Aguda

Praia da Aguda

A Praia da Aguda é outro dos destinos mais disputados durante o verão numa cidade do Porto.

Nela há um ótimo diferencial em comparação da Praia Azul já que nesta há lindas dunas e uma grande vegetação natural que juntos proporcionam lindos momentos com a família. 

Hospedagem 

Encontrar uma boa e confortável hospedagem é um dos principais pilares para uma boa viagem, e por isso é necessário que esse seja um dos primeiros pontos a serem resolvidos durante a organização da mesma.

A cidade de Porto, por ser menor em relação às outras cidades turísticas presentes em Portugal, as ofertas de hotéis são menores.

E por esse motivo os turistas devem fazer suas reservas com antecedência principalmente durante o verão e a primavera, que são épocas de alta. 

Aqui está uma lista com algumas das ótimas opções de hospedagens na cidade do Porto:

  • Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site;
  • Vincci Porto;
  • Oca Ribeira do Porto Hotel;
  • PortoBay Flores;
  • Eurostars Porto Douro;
  • RVA – Porto Central Flats;
  • Hotel Internacional Porto;
  • Castelo Santa Catarina;
  • Hotel Carris Porto Ribeira.

Gastronomia

A gastronomia da cidade é um dos pontos altos na experiência de visitar a cidade já que ela não decepciona quem a prova, aqui está uma lista com os principais restaurantes da região:

  • Adega São Nicolau;
  • Cozinha do Manel;
  • Taberninha do Manel;
  • O Rápido;
  • Taberna D’Avó;
  • Casa Nanda;
  • O Buraco;
  • Taberna Santo António.

O que não deixar de comer em Porto?

O que não falta na gastronomia da cidade são pratos deliciosos que são derivados da culinária do mediterraneo e da culinária portuguesa tradicional, aqui estão alguns exemplos dos mais saborosos pratos da culinária local:

  • Francesinha;
  • O Bacalhau à Gomes de Sá;
  • Jesuítas;
  • O Caldo Verde;
  • Bolinhos de Bacalhau;
  • Molette;
  • Alheira;
  • Broa de Avintes;
  • Tripas à Moda do Porto;
  • Bifanas.

Qual o melhor transporte em Porto?

Um dos melhores transportes na cidade do Porto é o seu metro, com ele o turista poderá chegar nos principais pontos turísticos da cidade mais rápido e com um conforto maior.

Porém para aqueles que desejam conhecer todos os cantos da cidade há outros transportes mais eficientes.

Um dos transportes mais eficientes são as próprias pernas dos turistas já que a cidade é considerada pequena e os seus principais pontos turísticos são próximos uns dos outros, além da caminhada exercitar o corpo ela promove ao turista uma experiência mais completa.

Outro transporte eficiente na cidade são os famosos ônibus, ônibus hop-on hop-off eles são conhecidos em toda a Europa.

Eles são denominados muitas das vezes como ônibus guia já que ele leva o viajante para os principais pontos turísticos do destino além de nele ter um audioguia. 

O que fazer à noite em Porto?

A vida noturna na cidade do Porto é bem badalada e agitada. Para quem gosta de beber um bom vinho, essa cidade portuguesa é o destino ideal, já que os vinhos de lá são considerados um dos mais gostosos de Portugal.

Na cidade a um número considerável de bares que são uma ótima opção para quem quer curtir a vida noturna em Porto, aqui está uma lista com ótimas opções de bares em Porto:

  • O Diplomata;
  • A Base Porto;
  • A Letraria – Craft Beer Garden Porto;
  • A Fabrica da Picaria – Craft Beer Brewpub;
  • Aduela Taberna-Bar.

Quantos dias são suficientes em Porto?

Geralmente, para conhecer a cidade do Porto, é necessário cerca de três dias. Isso ocorre devido ao tamanho da cidade, já que ela é pequena porém para tornar a viagem em algo menos corrido é recomendável que ela dure uns quatro a cinco dias.

Para quem deseja conhecer a cidade com apenas um dia na agenda, infelizmente só terá tempo de conhecer uns 5% da beleza e dos pontos turísticos que esse destino portugês tem a oferecer, porém é mais que suficiente para dar uma breve passeada pela cidade.

Dicas para a viagem até Porto

Porto é um dos melhores destinos para iniciar as viagens europeias, isso se deve ao fato da cidade ser um dos destinos mais em conta no continente, o valor em média de uma viagem até a cidade portuguesa é mais ou menos R$3.700 reais. 

Outro fator que torna a viagem até a cidade do Porto mais fácil para os turistas brasileiros é o idioma, já que na cidade a população fala português assim como o restante do país.

Documentos necessários

Os documentos são um dos objetos essenciais para levar em qualquer viagem, principalmente para as viagens internacionais. 

Para entrar em Portugal que o país em que Porto está localizado os brasileiros não necessitam de visto caso fiquem no país por cerca de 90 dias.

Porém outros documentos são de extrema importância como por exemplo um passaporte em que a validade esteja em até três meses, outros documentos importante são as passagens de ida e volta e uma comprovação que o turista tenha um emprego no Brasil.

É muito importante que o turista porte um documento que comprove que o mesmo tem condições financeiras suficientes para bancar os custos da viagem.

Seguro viagem

Após o tratado de Schengen inúmeros países europeus começaram a exigir que os turistas portem um seguro viagem para entrar em seus territórios e Portugal é um desses países juntamente com a França, Itália, Espanha e entre outros.

Porém o uso do seguro viagem não é apenas para que a alfândega permita a entrada dos turistas no país, mas sim para que ele tenha uma segurança a mais durante a realização do sonho que é conhecer a cidade do Porto.

Viaje com a segurança que você merece

Um seguro viagem é essencial para a viagem até Porto já que é esse serviço que consegue proteger os turistas de possíveis dificuldades e perrengues durante a viagem.

Um dos perrengues mais comuns é a necessidade de serviços médicos e hospitalares durante a viagem e se o turista tiver um seguro viagem ele consegue ficar mais despreocupado com as despesas que podem surgir.

A Melhor Seguro é uma das empresas mais famosas no ramo de seguros de viagem, isso se deve ao bom serviço que ela presta aos seus clientes e por seus pacotes com ótimos preços.

Acesse o site da Melhor Seguro e encontre o seguro viagem perfeito para você e sua família. 

O Porto está à sua espera! 

Porto se tornou um dos destinos mais visitados por turistas nos últimos anos em Portugal, isso se deve a suas belas paisagens tanto naturais quanto às construídas pelos humanos como por exemplo, as belas construções históricas que há em seu centro.

Desvende essa linda cidade junto com a família ou com os amigos e monte as melhores memórias junto com as pessoas que você mais ama no mundo. 

Veja Também:

Taggeado em: